O produto educacional Quem conta um conto aumenta um ponto! Relatos de uma experiência literária na Educação Básica é um e-book que apresenta, por meio de narrativas, uma intervenção desenvolvida com duas turmas de 9º ano e uma turma eletiva do Ensino Médio, entre os anos de 2021 a 2022, em uma escola pública de Goiânia. Este e-book foi elaborado a partir da dissertação (Re) Contos de Machado de Assis: uma viagem ao mundo das HQ’s e sua contribuição para a formação do leitor na Educação Básica, sendo ambos requisitos básicos para obtenção do título de mestre do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. Neste e-book são relatadas, analisadas e compartilhadas algumas práticas de ensino de literatura desenvolvidas tendo por estratégia didática de mediação ler, além de contos originais de Machado de Assis, a saber - Quem conta um conto; O enfermeiro; A cartomante; Conto de escola; A carteira; A sereníssima República e Uns Braços, também suas versões em HQ. A base teórica desta intervenção alicerça-se nos estudos de Collomer (2017), Cosson (2021), Candido (2010), Calvino (2007), Vergueiro (2017), Barroso (2010), entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções das histórias em quadrinhos dos alunos, de atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e de questionários aplicados um ao início e outro ao final da pesquisa, no decorrer de um bimestre. Para essa intervenção pedagógica foram elaborados 9 planos de aulas, 5 atividades motivadoras para a leitura dos contos e foram confeccionadas HQs pelos alunos, o que resultou, ao todo, em 44 horas/aula de atividades de leitura dos citados contos de Machado de Assis. Tendo sido essa experiência de ensino de literatura mais do que exitosa, haja vista as produções dos alunos, o envolvimento com a leitura literária comprovado pelo questionário final, entre outros dados verificáveis, compartilha-se este e-book para fruição de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica.

Palavras-Chave: Ensino de Literatura. Formação do Leitor de Literatura. Contos de Machado de Assis. História em Quadrinhos.



Universidade Federal de Goiás

Reitora
Angelita Pereira de Lima
Vice-Reitor
Jesiel Freitas Carvalho
Pró-Reitoria de Graduação
Israel Elias Trindade
CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO • CEPAE
Direção
Neisi Maria da Guia Silva
Vice-Direção
Cristina Batista Araújo
Coordenação Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Glauco Roberto Gonçalves
Vice-Coordenação Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Evandson Paiva Ferreira
Autoria
Laura Graziella Rodrigues Sobrinho
Co-autoria
Vivianne Fleury de Faria
CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE • CIAR
Direção
Wagner Bandeira
Vice-Direção
Silvia Figueiredo
Coordenação Pedagógica e Gestão Moodle
Janice Lopes
Coordenação Tecnológica
Amilton Araújo
Coordenação de Comunicação
Raniê Solarevisky de Jesus
Coordenação e Gestão de Projetos e Coordenação de Publicação
Ana Bandeira
Coordenação de Publicação Audiovisual
Flávio Gomes
Coordenação de Inovação e Interface
Victor Hugo César Godoi
Direção de Arte
Renato Galhardo
Desenvolvimento do e-book
Victor Frazão
Illustrações
Renato Galhardo


CIAR UFG
2024