



O produto educacional Quem conta um conto aumenta um ponto! Relatos de uma experiência literária na Educação Básica é um e-book que apresenta, por meio de narrativas, uma intervenção desenvolvida com duas turmas de 9º ano e uma turma eletiva do Ensino Médio, entre os anos de 2021 a 2022, em uma escola pública de Goiânia. Este e-book foi elaborado a partir da dissertação (Re) Contos de Machado de Assis: uma viagem ao mundo das HQ’s e sua contribuição para a formação do leitor na Educação Básica, sendo ambos requisitos básicos para obtenção do título de mestre do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. Neste e-book são relatadas, analisadas e compartilhadas algumas práticas de ensino de literatura desenvolvidas tendo por estratégia didática de mediação ler, além de contos originais de Machado de Assis, a saber - Quem conta um conto; O enfermeiro; A cartomante; Conto de escola; A carteira; A sereníssima República e Uns Braços, também suas versões em HQ. A base teórica desta intervenção alicerça-se nos estudos de Collomer (2017), Cosson (2021), Candido (2010), Calvino (2007), Vergueiro (2017), Barroso (2010), entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções das histórias em quadrinhos dos alunos, de atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e de questionários aplicados um ao início e outro ao final da pesquisa, no decorrer de um bimestre. Para essa intervenção pedagógica foram elaborados 9 planos de aulas, 5 atividades motivadoras para a leitura dos contos e foram confeccionadas HQs pelos alunos, o que resultou, ao todo, em 44 horas/aula de atividades de leitura dos citados contos de Machado de Assis. Tendo sido essa experiência de ensino de literatura mais do que exitosa, haja vista as produções dos alunos, o envolvimento com a leitura literária comprovado pelo questionário final, entre outros dados verificáveis, compartilha-se este e-book para fruição de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica.
Palavras-Chave: Ensino de Literatura. Formação do Leitor de Literatura. Contos de Machado de Assis. História em Quadrinhos.
Universidade Federal de Goiás
- Reitora
- Angelita Pereira de Lima
- Vice-Reitor
- Jesiel Freitas Carvalho
- Pró-Reitoria de Graduação
- Israel Elias Trindade
- CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO • CEPAE
- Direção
- Neisi Maria da Guia Silva
- Vice-Direção
- Cristina Batista Araújo
- Coordenação Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
- Glauco Roberto Gonçalves
- Vice-Coordenação Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
- Evandson Paiva Ferreira
- Autoria
- Laura Graziella Rodrigues Sobrinho
- Co-autoria
- Vivianne Fleury de Faria
- CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE • CIAR
- Direção
- Wagner Bandeira
- Vice-Direção
- Silvia Figueiredo
- Coordenação Pedagógica e Gestão Moodle
- Janice Lopes
- Coordenação Tecnológica
- Amilton Araújo
- Coordenação de Comunicação
- Raniê Solarevisky de Jesus
- Coordenação e Gestão de Projetos e Coordenação de Publicação
- Ana Bandeira
- Coordenação de Publicação Audiovisual
- Flávio Gomes
- Coordenação de Inovação e Interface
- Victor Hugo César Godoi
- Direção de Arte
- Renato Galhardo
- Desenvolvimento do e-book
- Victor Frazão
- Illustrações
- Renato Galhardo
CIAR UFG
2024

O presente trabalho foi realizado com apoio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação . Esta obra está sob licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Realizado com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Edital n. 04/2023 de "Apoio a Produtos e Materiais Educacionais vinculados a trabalhos de dissertação de discentes do PPGEEB".