Considerações Finais

p.19

As reflexões contidas neste produto educacional visam contribuir com a melhoria do ensino de Literatura nas escolas públicas e privadas brasileiras. Sabemos que a missão do professor não é fácil e esta pesquisa é apenas uma gota em meio a um oceano de dúvidas que permeiam no cotidiano escolar. Esperamos que este produto educacional possa ser de grande valia para quem quer trabalhar com leitura de textos literários e principalmente com contos de Machado de Assis. É importante ressaltar que a leitura literária contribui para a formação de leitores e o professor é um importante agente neste processo.

Destarte, não podemos esquecer que é por meio de textos que convivemos com outras pessoas, próximas ou distantes, informando, esclarecendo, justificando ou até mesmo defendendo nossos pontos de vista. Às vezes até alterando a nossa opinião, sendo tocados por eles. A literatura é uma ferramenta de mudança de comportamento, pensamento e percurso dos indivíduos e deve ter destaque dentro da unidade escolar. É impossível viver sem ela.

Não deixar que a deturpem e coloquem a frente dela elementos que pouco contribuem para a formação de um indivíduo capaz pensamento de crítico e de empatia pelo outro é um dever nosso, os professores de Literatura. Após chegarmos ao final do percurso desta pesquisa confirmamos nossa hipótese inicial de que as HQs são uma importante ferramenta na mediação do processo de leitura literária e formação do leitor.

Este produto educacional, que une a leitura de contos de Machado de Assis e histórias em quadrinhos, apresenta uma proposta inovadora e enriquecedora para o ensino da literatura. Ao combinar duas formas de expressão artística, ele oferece uma abordagem multidisciplinar, integrando a literatura e as artes visuais, e proporciona uma experiência mais atrativa e envolvente para os estudantes. Ao se valer de histórias em quadrinhos como meio de adaptação dos contos de Machado de Assis, o produto educacional atende às demandas de uma geração de alunos que têm contato constante com a cultura visual. As ilustrações complementam o texto literário, enriquecendo a narrativa e estimulando a interpretação dos alunos de maneira mais dinâmica e acessível.

Por fim, o produto educacional que une a leitura de contos de Machado de Assis e histórias em quadrinhos promove uma abordagem inclusiva e diversificada, atendendo aos diferentes perfis de estudantes, além de valorizar a literatura nacional, estimulando o contato com as artes visuais e enriquecer o processo de aprendizagem, ao proporcionar uma experiência educativa mais completa e significativa.

Em suma, a combinação da leitura dos contos de Machado de Assis com a linguagem das histórias em quadrinhos resulta em um produto educacional que amplia o alcance da literatura, estimula a criatividade e a apreciação das artes visuais. Essa proposta pedagógica inovadora contribui para a formação integral dos estudantes, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora e prazerosa com a obra do maior mestre da Literatura Brasileira.