HQ interativa: a transdisciplinaridade de metáforas literárias e visuais em uma releitura goianiense de Peter Pan

Resumo Em vista do potencial crítico que as histórias em quadrinhos têm de apresentar problemáticas sociais de forma lúdica, este artigo busca entender como a cultura visual pode criar ambientes para discussões e mudanças sociais com foco em Goiânia, sua situação urbana, cidadãos e minorias sociais. Assim, fazemos uma breve análise do potencial da metáfora e licença poética como ferramenta de crítica social e apontamos alguns casos de releituras de obras literárias clássicas, destacando os quadrinhos como forte mídia de adaptação, com vistas a comunicar através de imagens e palavras. Por fim, o artigo apresenta argumentos para produzir uma releitura de Peter Pan em quadrinhos digitais, usando o formato de graphic novel dividida em vários fascículos. Trazendo as famosas histórias, cenários e personagens da obra de J. M. Barrie como Peter Pan, Wendy, os meninos perdidos e Capitão Gancho para um cenário muito verossímil da atual capital de Goiás.

Palavras-chave quadrinhos, cultura visual, releitura, Peter Pan, Goiânia.

Autoria

  • Danyllo Agapito

    Designer com Bacharelado em Design Generalista PUC Goiás, ênfase em Design Gráfico e Comunicação. Especialista em Processos e Produtos Criativos pela UFG

Orientador

  • Wagner Bandeira

    Nascido em Teresópolis.RJ, possui graduação em Desenho Industrial pela Esdi.UERJ (2000), mestrado em Design pela PUC.RJ (2006) e doutorado em Arte e Cultura Visual pela UFG (2017). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás. Coordena a equipe de produção multimídia no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG), integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG) onde coordena a pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas (InMídias). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, design acessível, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.

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1. Introdução

Diariamente, milhões de imagens e signos são-nos apresentados e oferecidos. Segundo Baudrillard (1995), o modo como a sociedade se porta já foi previamente estipulado pela economia de mercado. É significante abrirmos novas possibilidades de diálogos sobre o potencial cultural que as Histórias em Quadrinhos têm. Eisner (1995) sustenta o potencial dos quadrinhos como veículo comunicador, quando fala da manifestação cultural através de imagens e textos.

As HQs apresentam elementos que na literatura ficam por conta da imaginação ao apresentar soluções visuais alinhadas à fala e ao cenário. Santos e Vergueiro complementam que "a história em quadrinhos pode oferecer ao leitor elementos que o texto literário apenas descreve ou não apresenta" (SANTOS E VERGUEIRO, 2012, p. 89).

Os quadrinhos ganham destaque por tratar de assuntos fortes e polêmicos, desde jornadas emocionais ou psicológicas de personagens famosas, até textos políticos com temáticas de guerras e conflitos.

Esse pensamento crítico vai ao encontro dos estudos da Cultura Visual, área em exponente crescimento mundial que se desenvolveu nas Artes para sanar "questões que nem a História da Arte nem a Estética poderiam resolver" (SÁ E SILVA, 2009). Estudar e pesquisar sobre a aplicação das HQs como ferramenta cultural é vital para reforçar que os quadrinhos têm valor literário, e buscar a valorização da sua produção.

Este artigo busca a reflexão sobre o potencial das HQs na discussão da sociedade contemporânea, trazendo as personagens do livro Peter Pan, de J. M. Barrie, para o contexto de Goiânia em 2018. Como proposta de projeto gráfico, as histórias e personagens da obra de Barrie serão apresentadas com outra roupagem para aproximá-las da realidade goianiense, dissolvendo o famoso estereótipo de que Goiânia e seus moradores são interioranos (caipiras) e moram em uma "fazenda asfaltada" - como dito por Roberto Carlos. O projeto também tem a intenção de utilizar os quadrinhos como ferramenta de choque cultural, na intenção de abrir discussões sobre problemáticas sociais relevantes.

2. Cultura visual e histórias em quadrinhos

Hernandez (2000) fala sobre a compreensão crítica dentro da cultura visual, sendo uma ferramenta de avaliação que nos leva a várias possibilidades de análise - semiótica, desconstrucionista, intertextual, hermenêutica, discursiva. Temos assim, a conceituação da cultura próxima do cotidiano de qualquer grupo social.

Segundo Mitchell (2005), a cultura visual são as categorizações de elementos visuais significativos e significantes de uma sociedade, não somente “a construção visual do campo social, mas a construção social do campo visual” (MITCHELL, 2005, p. 9). Essa concepção nos faz refletir sobre a contemporaneidade e especificidades imagéticas de uma sociedade em formação, estabelecendo aparências e simbologias comuns e possivelmente reproduzidas em mídias como as HQs.

Entende-se que a cultura visual geralmente está presente em momentos que o consumidor busca informação, significa e desfruta de imagens. Tal conectividade entre cultura visual e os quadrinhos possibilita novas obras, estabelece formas de ver a sociedade e seus problemas, auxilia o público a desenvolver posturas críticas, podendo motivar a ressignificação sobre a cidade e seus fenômenos sociais (HABERMAS, 1987).

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Isso abre um leque de possibilidades, onde imagens nos transportam mensagens em níveis conscientes e inconscientes. Habermas (1987) defende a Teoria da Ação Comunicativa, propondo que participantes tenham iguais oportunidades de posicionamento, ampliando diálogos até o nível de trocas dialógicas midiáticas, prevalecendo na forma de imagens. Assim, altera-se um público não participativo para um público que conversa com a mensagem recebida e a incorpora no seu cotidiano, resultando na continuidade do saber e na formação de uma sociedade responsável e solidária.

Essa compreensão crítica torna a cultura visual um campo de estudo transdisciplinar que pode tomar referências da arte, arquitetura, história, psicologia, estudos sociais, sem focar em apenas uma, mas buscando pontos em comum que reforcem o poder da cultura. Hernandez (2000) endossa isso quando propõe um estudo sistemático da cultural visual para melhor compreendermos seu papel social, suas relações com o poder, alcançando patamares maiores que o lazer e admiração das imagens.

2.1. Valorização da cultura goianiense atual e quadrinhos

Atualmente, a faixa etária dos leitores de quadrinhos inclui significativamente o público adulto e os recursos gráficos cada vez mais sofisticados permitem maior liberdade para desenvolvimento de tramas maduras que abordem temas delicados e tabus para, assim como falado por Barbosa (2002), buscar reflexões profundas na sociedade. Dessa forma, a frase de Peter Drucker, "a melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo", é válida para entendermos nosso papel social. Burigato (2014) levanta alguns questionamentos: "o goianiense teria alguma identidade? São facilmente reconhecidos por seus costumes, músicas ou movimentos culturais?".

Burigato (2014) ainda nos fala do estereótipo sertanejo que ronda o goianiense, sendo uma caricatura comum ao restante do Brasil devido às diversas duplas sertanejas goianas famosas nacionalmente e programas de televisão equivocados – a exemplo, telenovelas que demonstraram uma capital atrasada, que divide ruas com cavalos e peões. "Logo Goiânia, uma capital em que há em média um carro para cada 1,6 habitante" (BURIGATO, 2014).

Claro que os costumes goianienses têm forte influência rural e com modo amigável que as pessoas do campo apresentam geralmente. Todavia, a cidade tem rotina urbana intensa, com diversos problemas sociais não diferentes de outros grandes centros urbanos. Goiânia anseia e precisa entender sua identidade cultural. Nota-se isso em casos isolados, como o desleixo com patrimônio arquitetônico Art Déco no centro da capital que não é explorado, e sim escondido por grandes painéis publicitários.

Este projeto visa possibilitar debates sobre a sociedade goianiense atual, seu modo de vida, problemas, angústias e as pessoas. Abordando minorias sociais e tabus que são ignorados como objetos de discussões, mas que estão presentes no nosso cotidiano.

2.2. Minorias sociais e seu valor de trabalho visual

Hannah Arendt (2008) diz que minorias são grupos marginalizados dentro de uma sociedade devido aos aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos.

No período após as duas grandes guerras mundiais, que evidenciaram a extrema violência contra as minorias, estimulada pelo nacionalismo, foram estabelecidos tratados de proteção aos grupos minoritários. [...] poderia haver intervenções caso alguma minoria fosse novamente perseguida. (ARENDT, 2008).

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A sociedade em geral tem dificuldade em lidar com as minorias – parcelas da sociedade que fogem do convencional do conhecimento já adquiridos pela maior parte da sociedade –, ou seja, com o que é diferente e causa estranhamento.

Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é lidar com aquilo que é diferente dele próprio. [...] A princípio, pensa que sua forma de ser e existir é única. Para então se dar conta de que existem outras. O que não quer dizer que as aceite. Pelo contrário. Isso exige amadurecimento – sair de seus referenciais, perceber que existe um mundo inteiro de possibilidades e que seu modo de ser é apenas uma delas. Aí, sim, poderá aceitá-las. (MATURANO, 2011).

Arendt (2008) fala de novas minorias definidas no século XXI: neste grupo, encontram-se homossexuais, idosos e imigrantes. A exemplo, nota-se forte aversão de grande parte das pessoas aos homossexuais, chegando ao ponto de considerar o homossexual como doente ou depravado (MATURANO, 2011).

As HQs têm grande potencial de atrair a sociedade para novas discussões que propiciem a transformação social, permeando novos comportamentos e atitudes. Martins (2016, p. 11) diz que as HQs conseguem fundir "formas visuais e estratégias conceituais, uma espécie de híbrido do visual e do conceitual".

3. A metáfora como crítica social

Imagens têm papel significativo para apreender e valorizar outros olhares, sendo a perspectiva de um grupo, classe ou cultura particular. As epistemologias do ponto de vista "propõem a subversão do referencial num marco epistemológico que não tenta ocultar a desigualdade e a diferença detrás da falsa aparência da universalidade formal" (ZAVALA, 1996, p. 15). Assim, são capazes de produzir conhecimento sobre o mundo social à medida que esse mundo trabalha sua inserção na vida das pessoas oprimidas, além de resgatar e valorizar o conhecimento que tem sido suprimido pelas epistemologias existentes nas ciências sociais. (DENZIN, 1997, p. 58)

Uma possibilidade interessante de trabalho é a metáfora. Barbosa (1974) diz que a metáfora "para o poeta, é o açoite privilegiado".

É preciso que a metáfora, seja literalmente um artifício, um recurso retórico, através do qual o mundo não revela senão a face ultrajada e vencida pela linguagem do poema e arte do poeta. [...] não é desmascarar o mundo, mas recobri-lo com a metáfora que lhe deu existência poética. (BARBOSA, 1974, p. 99).

A metáfora possibilita o estudo crítico, que encaixa com a filosofia estudada de Hernandez (2000) num âmbito de reflexão social. É necessário o potencial da imagem para aprofundar, discutir e criar ambientes de troca de informações e mudanças (HABERMAS,1987). Quando trazemos isso aos quadrinhos, entendemos que o acesso e aceitação será mais fácil, visto as HQs serem vistas como diversão e lazer (EISNER, 1995).

3.1. Licença poética para releituras literárias

Um artifício literário válido para estudo são as releituras, principalmente quando se validam de licença poética para desconstrução de preceitos e preconceitos das minorias sociais já comentadas. Tais licenças poéticas aproximam o público de entender e problematizar, sendo estas atitudes necessárias para qualquer sociedade.

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As teorias críticas pós-modernas, que emergiram a partir da segunda metade do século passado, abrem espaço para a problematização da visão totalizadora da Modernidade e das suas metanarrativas, etnocêntricas e fonofalogocêntricas, que, além de reforçarem valores da Antiguidade Clássica, estiveram vinculadas às ideias iluministas de progresso e de ciência, às crenças filosóficas e judaico-cristãs e às grandes ideologias que fundamentaram a História do Ocidente. (SILVA, 2015, p. 160).

A cultura visual sendo multidisciplinar, é baseada na interpretação, significação e resposta do público (HABERMAS, 1987), isto abre instigantes possibilidades que a cultura visual pode trilhar. Amoedo (2012) em seus estudos de psicanálise, complementa falando que a licença poética subverte as palavras com metáforas e outras figuras de linguagem, produzindo novas significações. A licença poética tem potencial de reflexão que queremos alinhar a releituras de clássicos literários.

3.2. Casos de releituras de clássicos literários

Releituras trazem a capacidade de modernizar a linguagem, cenário e personagens, buscando compreensão do público espectador (BARBOSA, 1974). Este recurso permite liberdade de modificações, para além de apenas traduzir o conteúdo original. O adaptador tem que ter uma "disposição a se considerar a adaptação sob o ponto de vista da intenção comunicativa e do receptor" (ARANA, LORENTI, ALBANO e FERREIRA, 2014).

Adaptar, [...] significa tornar apropriado, cabível no presente, e isso é feito a partir da reinserção de determinado material antigo na contemporaneidade. [...] Tais procedimentos, em literatura, juntamente com os procedimentos intertextuais que estabelecem diálogos infinitos entre os textos, são responsáveis por fornecer uma sobrevida às obras em que se inspiram e por renovar as tradições literárias e oferecer bases para sua evolução [...]. (DALIO, 2011, p. 47).

Para Dalio (2011), adaptação é uma forma de repetição sem replicação; a mudança é necessária para a reinserção da história em um novo contexto sócio-político. A adaptação, enquanto processo, pode ser um meio de recontar histórias familiares de forma nova.

[...] imitar é um ato intrínseco à natureza do homem, uma das leis de sua existência. As intenções podem variar, desde uma atitude contestadora até uma homenagem respeitosa. [...] Desse modo, a reescritura vai além da imitação a serve a propósitos mais amplos, nos quais os objetivos são incrementar, suplementar e expandir. (DALIO, 2011, p. 50).

Para mostrar alguns exemplos, o site da revista Superinteressante compilou releituras de clássicos literários para o cinema de forma "pop" (SOARES, 2013), a exemplo do filme Amor, Sublime Amor, inspirado em Romeu e Julieta, de Shakespeare:

[...] desde a publicação de Romeu e Julieta, na década de 1590, a história de amantes de famílias rivais se tornou a fórmula mágica para um bom conto de amor impossível e inspirou (e segue inspirando) inúmeras adaptações, releituras e reinvenções. Uma delas é o clássico Amor, Sublime Amor, vencedor de dez prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Filme. (SOARES, 2013).

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Outras adaptações destacadas foram My Fair Lady (1964), Uma linda mulher (1990) e Ela é Demais (1999); inspirados por Pigmaleão, de George Bernard Shaw. Destaque para o filme Uma linda mulher, que trouxe Julia Roberts na pele da prostituta que conquista o coração do empresário vivido por Richard Gere.

Victor Martins (2017) diz que mãe!, (2017), do diretor Darren Aronofsky, é uma releitura do Antigo Testamento e suas metáforas. Quando pensamos sobre as personagens do filme, notamos que todos são metáforas visuais sobre Deus e a mulher vista como a “mãe”.

E, por falar em personagens, não há nenhum desses na projeção, todos ali são símbolos, metáforas para algo maior do que apenas um nome, sobrenome e uma personalidade bem construída. O elenco consegue expor isso com maestria, ao criar papéis que demonstram empatia ao mesmo tempo em que demonstram distância, frieza e egoísmo. (MARTINS, 2017).

A intensidade narrativa e as metáforas são de difícil compreensão imediata porque é um filme que permite e traz à tona "diversas interpretações, por ser expressivo, [...] perspicaz e por expor o contexto atual da maneira mais fiel possível, usando a violência que uma má interpretação pode gerar." (MARTINS, 2017).

Rodrigues (2014) fala sobre o mercado de adaptações literárias em quadrinhos, afirmando que "esse tipo de adaptação tem sido frequente no mercado editorial brasileiro" (RODRIGUES, 2014). Em entrevista a Renata Farhat Borges, pesquisadora de quadrinhos, levanta interessantes reflexões sobre adaptações em quadrinhos que buscam a modernização das obras.

Para conquistar outros leitores para esta obra, para abrir seu sentido para a contemporaneidade, para oferecer leituras renovadas sobre mitos, personagens ou enredos que se tornaram clássicos e sobre os quais as atuais gerações jamais se debruçaram [...]. No século 20, [...] a literatura em quadrinhos buscava emprestar algum prestígio para a linguagem dos quadrinhos, jovem e na época vítima de muitas críticas por parte de pais e educadores em todo o mundo. (RODRIGUES, 2014).

Ainda aponta na entrevista o quão atual e movimentado é a produção brasileira desse tipo de HQ:

Das cerca de 400 quadrinizações literárias já publicadas no Brasil, mais da metade delas foi no século 20 [...]. A partir de 2006, os editores brasileiros estão arriscando, e há coleções, como a da Peirópolis, que tem como premissa que as quadrinizações sejam feitas por artistas brasileiros, mas não restringe a obras brasileiras. (RODRIGUES, 2014).

Entende-se que adaptações em quadrinhos de obras clássicas são um assunto em ascensão, o que mostra como essa mídia é capaz de suportar discussões sociais.

4. Sobre HQs e graphic novels

Os quadrinhos são uma linguagem com um conjunto dinâmico de símbolos usados para comunicar. A partir do que diz Urbano (apud. RAMOS, 2009), entende-se que a linguagem dos quadrinhos – também chamados de “arte sequencial” – é formada pela junção entre a linguagem verbal e não verbal. Sobre os quadrinhos como linguagem, Eisner diz:

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Em sua forma mais simples, os quadrinhos empregam uma série de imagens repetitivas e símbolos reconhecíveis. Quando são usados vezes e vezes para expressar ideias similares, tornam-se uma linguagem – uma forma literária, se quiserem. E é essa aplicação disciplinada que cria a “gramática” da Arte Seqüencial. (EISNER, 1995, p. 8).

Para Paulo Ramos (2009, p. 30), “ler quadrinhos é ler sua linguagem. Dominá-la. Mesmo que em seus conceitos mais básicos, é condição para a plena compreensão da história e para a aplicação dos quadrinhos em sala de aula e em pesquisas científicas sobre o assunto.”

Valores culturais poderão influenciar na interpretação, daí a necessidade do criador conhecer bem o público e saber utilizar símbolos reconhecíveis (EISNER, 2005). Assim, quando lidamos com quadrinhos mais autorais e experimentais, deve-se observar as graphic novels e suas premissas literárias.

Forastieri (2012) comenta que “Graphic Novel significa Romance Gráfico. Inexato. Romance é sempre longo e ficção […]. Inclui não-ficção, biografia, adaptação literária e tal, sempre com assinatura.” O autor se refere aqui ao autor que sempre imprime seu estilo pessoal na elaboração de todo o projeto.

Eisner cunhou o termo “graphic novel” [...] e especificou que se tratava de algo mais que um gibi bem impresso. Na tradição européia dos anos 70, tratava-se de trabalhar textos e desenhos na direção de uma expressividade mais assumidamente pessoal. (PATATI E BRAGA, 2006, p. 89).

O principal diferencial entre as graphic novels e os quadrinhos tradicionais é a produção literária superior, ainda que o nível de experimentalismo do texto possa inspirar uma arte mais fora dos padrões, em alguns casos, o experimentalismo é manifesto em apenas um desses fatores. Assim, o roteirista deve imaginar a narrativa visual e as falas, para manter harmonia ao descrever personagens, ações e composição da página.

5. Projeto de uma HQ autoral digital

Como proposta de projeto gráfico, o autor propõe adaptar as personagens de Peter Pan em fascículos de uma graphic novel, utilizando os quadrinhos, suas possibilidades metafóricas, visuais e textuais para lançar reflexões sobre a sociedade atual e minorias sociais.

Esses temas são apresentados pela inserção das personagens na rotina atual de Goiânia, que emerge como capital palco de uma forte cena independente, mas baseada em costumes rurais (BURIGATO, 2014). A vasta maioria das personagens, cenários e situações vitais para a trama apresentadas por J. M. Barrie na obra original serão relidas como alegorias visuais e narrativas.

O fácil acesso à obra será através de ambientes digitais e internet, ampliando não só a divulgação como também diversas possibilidades gráficas. Krening (2015, p. 41) fala que atualmente "a produção de quadrinhos digitais vai desde os mais simples, transposições literais de suas versões impressas para a tela, até aqueles que investem em recursos multimídia de alta complexidade".

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5.1 Adaptação de Peter Pan para roteiro de HQ

Quando lemos um clássico literário em quadrinhos, fica mais fácil adentrar no contexto da história, visto a facilidade da leitura de texto e imagem (EISNER, 1995), isso torna essa mídia muito mais interativa. Existe um consenso de que clássicos literários são obras do passado e, assim, uma nova releitura é uma ferramenta para homenagear e trazer à discussão essas histórias que merecem ser lidas por novas gerações.

As adaptações literárias para os quadrinhos podem ser consideradas não apenas um produto da indústria cultural, mas também um objeto no qual se pode presenciar um diálogo rico entre presente e passado, [...] os quadrinistas refletem tanto o enredo da obra literária a qual estão adaptando. (PIROTA, 2011, p. 13).

Assim, as adaptações são moldadas ao contexto cultural e regional do autor roteirista. Isso faz com que exista uma afinidade maior com a obra. Hutcheon (2013) valida esse pensamento quando diz:

As histórias não são imutáveis; ao contrário, elas também evoluem por meio da adaptação ao longo dos anos. [...] a adaptação cultural conduz a uma migração para condições mais favoráveis: as histórias viajam para diferentes culturas e mídias. [...] as histórias tanto se adaptam como são adaptadas. (HUTCHEON, 2013, p. 58).

Certas escolhas devem ser feitas a partir dos conhecimentos do autor que adapta, usando dos artifícios da licença poética, metáforas visuais e releitura. Assim, cenários, histórias e personagens principais da obra de Peter Pan são apresentadas com uma nova roupagem, como paródia e metáfora do clássico conto para a realidade de Goiânia, abrindo novas discussões sobre a cidade, seus cidadãos e problemas urbanos.

O roteiro apresenta histórias sobre as noites agitadas vividas pelos Meninos Perdidos, jovens em busca de prazer instantâneo. Buscando um retrato cru e sem pudor da vida mundana e desregrada desses jovens que vendem seus corpos para satisfazer prazeres e fetiches – alguns chocantes – em troca de dinheiro, drogas e prestígio social.

Ao longo dos fascículos que serão produzidos, a narrativa demonstrará a falta de envolvimento e participação na criação dessa nova geração, que apesar de demonstrar uma independência nata, é muito carente de exemplos e afeto. O foco será a crítica às relações superficiais e instantâneas e o medo de relacionamentos e responsabilidades.

Escolheu-se apresentar a adaptação em quadrinhos de um pequeno recorte da obra de J. M. Barrie, como um dos fascículos que irão compor a graphic novel final.

5.2 Releitura das personagens de Peter Pan

As personagens foram inseridas no Setor Central de Goiânia, em um cenário verossímil, trazendo à tona questões críticas dessa região da cidade, como a prostituição, a violência contra homossexuais, criminalidade, tráfico de drogas, corrupção, etc.

O ponto central da ação das personagens é o túnel da avenida Araguaia, apresentado na trama como ponto de prostituição das personagens, uma alegoria à 'Terra do Nunca': ali se realizam desejos carnais por jovens com libido em alta. Os nomes das personagens principais foram trazidos ao português e algumas características como sexo, orientação sexual, características físicas foram alteradas a fim de enriquecer a trama e apresentar personagens complexos e atuais.

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Figura 1. imagem da personagem Wender.

O personagem Wender (figura 1) é a releitura de Wendy. Rapaz de 16 anos, curioso e muito ingênuo, nascido no interior de Goiás, em família de classe média emergente. Wender foge para a 'cidade grande' sem a benção dos pais. Chega a Goiânia acreditando que iria receber apoio e suporte de uma tia ausente, que o deixa à mercê de suas vontades.

Figura 2. imagem da personagem Pedro.

A virada acontece após sua tia desaparecer, deixando Wender sozinho contra um novo mundo. Essa nova realidade é apresentada por um estranho: o cativante Pedro (figura 2) – releitura de Peter Pan – e seu “pó mágico” que, na trama, é a cocaína. Pedro demonstra grande interesse na inocência de Wender, que corresponde romanticamente a esse interesse.

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Figura 3: imagem da personagem Tinker Balls.

Outra personagem próxima de Pedro é Tinker Balls (figura 3), releitura da Sininho. Uma drag queen em ascensão na cena alternativa de Goiânia, ela trafica substâncias ilícitas, incluindo o “pó mágico”, para os meninos perdidos (figura 4) a fim de manter seus gastos e visibilidade.

Os meninos perdidos são um grupo de adolescentes que se prostituem no túnel da avenida Araguaia, estes veem Pedro como líder e provedor, confiando nele para os livrar de riscos como a violência das ruas e a captação de clientes.

Figura 4. imagem das personagens Meninos Perdidos.
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João e Miguel, irmãos de Wendy na obra original, serão metaforicamente adaptados como amigos imaginários de Wender; apresentando, respectivamente, seus medos de ser adulto e o medo de ser criança. As personagens também são uma alegoria aos medos do Peter Pan original com seu medo constante de crescer, representado pelo Capitão Gancho.

O antagonista Capitão Gancho será Capitão Castro (figura 5), policial militar corrupto que já pagou pelos serviços sexuais de Pedro e demais meninos perdidos. Castro sofre por manter a fachada heterossexual – exigida pela sociedade –, mas nutre, além de desejos sexuais por homens, forte sentimento amoroso por Pedro. O policial manobra encontros com os meninos perdidos, a fim de chamar a atenção do jovem amado.

Figura 5. imagem da personagem Capitão Castro.

Sinopse da graphic novel: Após a loucura de se mudar para a cidade grande sozinho, Wender se vê perdido em Goiânia com uma tia ausente e diversos medos. Em um estranho acontecimento, conhece Pedro e sua enorme amiga Tinker Balls, que lhe mostram o poder do "pó mágico". O jovem então mergulha em um mundo de sexo, dinheiro, festas e entorpecentes. Mas nesse conto de fadas moderno, um desejo reprimido pode levar pessoas a atitudes horríveis. E o que era apenas diversão, se torna um jogo de manipulação comandado pelo oficial Castro e seus aliados corruptos.

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6. Conclusão

Quando questionamos e agimos sobre os problemas e situações que uma sociedade moderna e urbana vive, damos um passo para uma sociedade mais crítica, com cidadãos pensantes e capazes de alterar a realidade em sua volta. As histórias em quadrinhos cada vez mais tornam-se uma mídia forte, diluindo o conceito inicial de que se destinam apenas ao público infantil.

Aproximar as pessoas destes problemas de uma forma lúdica, como nos quadrinhos, é uma forma de lazer que serve como ferramenta de choque cultural, levantando pontos sociais fora do convencional das HQs como minorias sociais e seus problemas.

As releituras de obras clássicas apresentam personagens famosas e já pregnantes na sociedade, mas com uma nova roupagem crítica e atual, trazendo ao mesmo tempo familiaridade e reflexões sobre o ambiente em que vivemos. Usar de metáforas visuais para adaptar fortes metáforas textuais é um caminho satisfatório e atual para fazer a releitura das personagens da obra Peter Pan.

Trazer as personagens para situações extremas e expô-las à violência, prostituição, drogas e corrupção abre um leque de possibilidades para discussões sociais que se alinham com o proposto projeto gráfico de uma história em quadrinhos no formato de graphic novel, buscando uma trama mais densa que se aprofunde nas personagens.

A proposta então foi adaptar a história original de J. M. Barrie para um roteiro de quadrinhos, além de buscar soluções visuais gráficas em ilustrações, diagramar e finalizar a HQ digital, trazendo sua percepção estética e social ao texto literário nesta releitura. O projeto gráfico apresentado, a princípio, será um dos fascículos da versão final dessa graphic novel, intitulada nessa instância de “Meninos Perdidos”.

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