Gestão criativa no ensino técnico profissionalizante em logística - Case: Projeto logística interna gerando energia alternativa

Resumo A educação técnica profissional tem como objetivo a capacitação. E a formação mediada com criatividade e inovação são fatores primordiais no contexto entre teoria e prática na busca por conhecimento. Esse artigo apresenta a experiência de um projeto inovador, desenvolvido com gestão criativa no ensino técnico profissionalizante em logística na rede de ensino público, revelando que a gestão criativa é fator essencial para a superação de desafios e desenvolvimentos de projetos promissores. O case que será apresentado integra um gerenciamento sequencial de atividades logísticas no segmento interno no âmbito industrial, que agrega estratégias criativas na reengenharia logística para produção de energia alternativa. O qual explora a relação entre gestão criativa e educação profissional, descrevendo a logística e suas possibilidades de melhorias contínuas para as organizações, sociedade, e os resultados inovadores alcançados.

Palavras-chave Gestão criativa, Ensino técnico profissionalizante, Inovação.

Autoria

  • Cláudia de Paula Alves Rodrigues

    Graduada em Administração de empresas (UEG), Especialista em Gestão Pública (UFG), Pós Graduada em Gestão, Operações Logísticas e Agronegócio (UFG), Especialista em Processos e Produtos Criativos (UFG). Coordenadora do curso e professora regente, no Curso técnico em Logística no Colégio Estadual Jalles Machado na Cidade de Goianésia-Goiás (29/09/2015 a 04/02/2017). Servidora Pública efetiva Municipal de Goianésia-Goiás desde 03/06/2009. Professora regente no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Otávio Lage - (ITEGO/PRONATEC) 2016 a 2018. Graduando Direito (FACEG).

Orientadora

  • Lílian Ucker

    Licenciada e bacharel em artes visuais pela UFSM. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Doutora em Arte e Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha. É professora efetiva da FAV/UFG onde atua com as disciplinas de pesquisa em ensino de arte, trabalhos de conclusão de curso e estágio supervisionado no curso de licenciatura em artes visuais, modalidade presencial e a distância. Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (CIAR/UFG) e coordenadora da licenciatura em artes visuais na modalidade a distancia UAB.

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1. Introdução

A inovação agrega valores ímpares na gestão criativa do ensino técnico profissionalizante, e a criatividade se destaca como estímulo de gestores que arriscam, traçam histórias, desenvolvem projetos e formam profissionais habilitados para desafiar tecnologias, publicar artigos, inovar e capacitar para o mercado de trabalho.

Neste contexto, a criatividade como elemento inovador na gestão educacional, permite a mediação de formas alternativas no ensino, e este trabalho destaca um estudo neste segmento no ensino técnico profissionalizante público em logística. Uma parceria entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), realizado entre os anos de 2015 e 2017, concomitantes com o ensino médio no Colégio Estadual Jalles Machado de Goianésia – Goiás, o qual tive o imenso prazer de ser coordenadora do curso e orientadora do projeto: Logística Interna Gerando Energia Alternativa.

O curso visava à concepção de educação profissional com formação integral do indivíduo e seu protagonismo no processo de aprendizagem, impondo como condição necessária à sua realização, a articulação entre os conhecimentos gerais necessários ao exercício consciente da cidadania e os conhecimentos técnicos e tecnológicos relacionados aos processos de trabalho e profissionalização. Compreendendo em um efetivo acesso às conquistas tecnológicas e científicas, para a formação técnica-profissional de estudantes do ensino médio das escolas públicas do município de Goianésia-Go.

É nesse sentido que apresento esta experiência de gestão com processos e produtos criativos na educação profissional. Neste caso aplicado no curso técnico em logística mencionado, por meio do estudo de caso do projeto desenvolvido, que apresenta a reengenharia criativa dos processos logísticos internos, com aproveitamento do peso das movimentações locomotivas dentro de um ambiente industrial, para geração de energia renovável (o produto criativo).

As pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo e avaliação de viabilidade para soluções práticas, foram fatores cruciais que permitiram a criatividade ser a chave da inovação e da essência que busca mais que um diploma de certificação técnica, mas o conhecimento e capacitação profissional diferenciada.

O presente artigo está estruturado por bases teóricas conceituais sobre a criatividade e inovação na gestão da educação técnica profissional, referenciando a logística e suas aplicabilidades, e os resultados promissores obtidos dos processos criativos no desenvolvimento do projeto na busca por produto criativo. Destacando as estratégias para superar os desafios e a falta de recursos, mostrando que com criatividade é possível fazer a diferença na educação profissional, na gestão e na vida.

2. Criatividade e Inovação na Realização de Projetos Logísticos na Rede de Ensino Profissionalizante

O ensino profissionalizante é uma oportunidade de capacitação e conhecimento para ingresso no mercado de trabalho, sendo fundamental o ensino mediado com qualidade, com estratégias criativas e inovadoras, para preparar o egresso do curso técnico, aptidão diferenciada para o concorrido mercado de trabalho.

Buscar novas possibilidades com criatividade na mediação do conhecimento técnico profissional instiga a busca por inovação, e a realização de projetos permite ao aluno a proatividade e capacidade para criar e inovar, com a oportunidade de transformar ideias em ações. O planejamento do gestor do projeto sistematiza ações dimensionando desde os recursos até aos resultados, condicionando a efetiva participação do aluno ao sucesso esperado.

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Desenvolver projetos criativos na busca por transformações sustentáveis motiva os participantes à visão crítica, capaz de enxergar mais do que sociedade e organizações, mais a condição vital de um futuro próximo, capacitando o aluno ao profissionalismo e qualificação.

Nas escolas de objetivos profissionalizantes muito mais se faz sentir a premência desses objetivos, pois, ensinam os alunos a pensarem, a agirem e decidirem, além de promover a mobilização de saberes e conhecimentos adquiridos, desenvolver a cooperação, a inteligência coletiva, a autonomia, a capacidade de fazer escolhas e de negociá-las. Os projetos têm sido utilizados como referencial, tanto nas escolas, como nas empresas. (FIEP a -2008).

A experiência de realizar um projeto inovador na educação técnica profissional promove a oportunidade de interação entre conhecimento, coletividade e criatividade. Pois atua na orientação de melhorias contínuas na busca por diferencial competitivo, de forma estratégica e prospectiva.

2.1. A Gestão Criativa de Projetos como Ferramenta para Inovação

A gerência de projetos estabelece o controle total do ciclo de vida do projeto, estabelecendo as metas para o alcance dos objetivos esperados. E para conseguir inovar com criatividade, o gestor precisa de habilidades que vão além do conhecimento exigido, mas de organização, boa comunicação e, principalmente, liderança.

A educação com liderança agrega reflexões e expectativas de conhecimento sólido, sendo capaz de desempenhar com profissionalismo a grandiosa missão de educar, ensinar e transmitir valores com motivação. Pois quando se acredita na mudança de paradigmas isso é capaz de criar o novo, de fazer a diferença na educação, na sociedade e até mesmo na vida do aluno.

Utilizando metodologias estruturadas, a gestão criativa desenvolve técnicas com diferenciais competitivos, buscando soluções ideais de propostas inovadoras. A capacidade empreendedora contribui para o processo de inovação e competitividade na busca por novos conhecimentos.

Sendo o projeto a realização de uma proposta inovadora, o desenvolvimento das potencialidades das pessoas inevitavelmente levará para resultados admiráveis e para a descoberta do novo. Ensinar por projetos é também e ainda ensinar aos alunos (independente de idade, sexo, raça, cor, escola, classe social ou curso) a sistematizar os conhecimentos e ações possíveis para a realização de seus sonhos e ambições. Ensinar por projetos é ensinar que conquistas, mudanças, ideias e inovações, para serem efetivas, precisam de um objetivo, de uma estrutura e de uma significação. (FIEP b, 2008, p.49).

Contextualizar conhecimento em metodologia de projeto sistematiza e integra os esforços pretendidos, maximizando as ações em prol dos resultados inovadores. Articulando saberes e talentos na gestão criativa de projetos como ferramenta na mediação de teoria e prática. A aplicação de projetos no ensino profissional visa evidenciar mais conhecimento na busca por resultados inovadores, beneficiando a mediação de ensino/aprendizado.

As instituições de ensino, tanto regulamentares, como profissionalizantes, ao compreenderem o processo de inovação necessário no contexto globalizado e competitivo, estão repensando sua organização curricular. Por possibilitar que o processo ensino-aprendizagem se torne mais dinâmico, interdisciplinar, flexível, atualizado constantemente e apresente concentração de atividades que estimulam a criatividade e o empreendedorismo, a aprendizagem por projetos tem sido excelente opção para a organização curricular. (FIEP c, 2008:35).

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A gestão criativa permite a mediação de projetos estimulantes, instigantes e capazes de motivar ao diferencial e profissionalismo esperado pelo mercado de trabalho. Pois a educação profissional é um preparo para o ingresso de capacitação exigida no competitivo mundo globalizado.

E a logística pode dar velocidade e competitividade às organizações, integrando o encadeamento de todos os processos, possibilitando sustentabilidade e economia. As estratégias racionais são imprescindíveis na elaboração do planejamento e execução de projetos e processos, pois priorizam a eficiência e eficácia nas decisões, buscando redução de custos, maior qualidade, flexibilidade, segurança, precisão e aprimoramento constante dos meios de produção, movimentação, armazenagem, distribuição, gerenciamento, entre outros benefícios.

A logística é a atividade que visa disponibilizar bens e serviços gerados por uma sociedade, nos locais, no tempo, na quantidade e qualidade em que são necessários dentro da movimentação interna. A logística evoluiu de uma simples área de estocagem de materiais para uma área estratégica dentro das empresas, contribuindo decisivamente para a competitividade empresarial, visto que a logística visa à movimentação constante para redução de custos e aumento de lucros. (LEITE, 2009).

Atividades logísticas formam sistemas integrados entre si para atendimento das demandas gerenciais, promovendo o planejamento sequencial de todas as atividades, melhorando a produtividade e buscando as oportunidades que a reengenharia dos processos logísticos pode agregar em termos de sustentabilidade, economicidade, ecoeficiência (produzir mais com menos) e, até mesmo, formas de energia alternativa.

Segundo Sancovschi (1999), a “reengenharia de processos viabiliza as organizações na conquista de vantagens competitivas num ambiente tecnológico”. As mudanças recomendam expectativas de um futuro radiante, também admitem uma visão otimista do comportamento humano nas organizações, propondo a execução dos trabalhos com liderança, na perspectiva de bons resultados.

Tais estratégias implicam em reorganização funcional, focando em desenvolvimento com prioridades competitivas norteando suas escolhas. Nesse contexto são indispensáveis alternativas logísticas com estratégias racionais na elaboração do planejamento e execução de projetos técnicos, priorizando a eficiência e eficácia nas decisões, buscando aprimoramento constante dos meios de produção.

E no âmbito industrial este aprimoramento se destaca com as alternativas sustentáveis e energia renovável, que têm sido o alvo não só das organizações, mas também de estudos, leis, e projetos na busca por práticas socialmente responsáveis e maiores lucros, obviamente. Afirma Braga (2005) que “a melhoria na eficiência na geração de energia pode reduzir a quantidade de insumos necessários ao desenvolvimento dos processos industriais, o que por sua vez, resultará na redução de despesas da indústria”, o que intensifica a adoção de ideias sustentáveis para energias alternativas nos processos logísticos de uma empresa, que pautada em inovação promissora e precisa, destaca o desenvolvimento e sucesso da logística interna.

Sendo a educação profissional nos cursos técnicos em logística uma parceria ímpar na vida de pessoas que buscam por oportunidades, por que a logística pode se destacar muito mais que procedimentos pré-definidos, sendo capaz de fazer a reengenharia de processos e procedimentos na busca por inovação e economicidade, por meio de estudos, pesquisas e conhecimentos, que se mediados com motivação são estimulados a desvendar paradigmas e fazer o diferencial.

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3. Caracterização do Curso Técnico em Logística e do Projeto: Logística Interna Gerando Energia Alternativa

3.1. Dados Relevantes do Curso e do Projeto

Fui coordenadora da primeira turma do curso no Colégio Estadual Jalles Machado de Goianésia-Goiás, que foi ministrado no turno noturno com 25 alunos, e destes, 17 foram participantes do projeto Logística Interna Gerando Energia Alternativa, onde tive o imenso prazer de ser orientadora desde a formação do grupo até os resultados alcançados, mediando todos os processos na busca por criatividade e inovação. E desde o início acreditei no potencial dos jovens alunos, com idade média entre 16 e 17 anos, para apresentar o projeto na feira do conhecimento promovido pela escola na categoria inovação.

O projeto desenvolvido caracteriza o tipo de projeto de estudos técnicos, ligado á área industrial, conforme afirma FIEP d (2008) “Os projetos de estudos técnicos são relacionados ao melhoramento, desenvolvimento e inovação de tecnologias, incluindo outros estudos, como os de natureza multidisciplinar, que define a viabilidade técnica e/ou econômica de uma tecnologia ou de um empreendimento técnico”.

Durante a execução do curso, que teve parceria de professores apoiadores do projeto, e em cada disciplina ministrada foi possível representar a importância da teoria e suas possibilidades práticas. E neste contexto de parcerias é oportuno salientar o quanto foi motivador a forma de incentivo da Secretaria Estadual de Educação de Goianésia, que nos apresentou para a coordenação pedagógica da SEDUCE que aprovou a continuidade exitosa do projeto. A gestão criativa foi de suma importância, pois o planejamento das estratégias viabilizou a realização de todos os processos envolvidos no projeto, uma vez que mesmo sem recursos financeiros, insumos e laboratórios disponíveis para execução de um projeto inovador, os objetivos foram conquistados e reconhecidos.

A escola não possuía estrutura física adequada nem recursos financeiros disponíveis para realização do projeto e pesquisas mais avançadas sobre logística e suas múltiplas possibilidades de inovação. As dificuldades foram muitas, pois para mediar e buscar conhecimento inovador é preciso material e recursos físicos, didáticos e pedagógicos disponíveis. Mas, como afirma Loch et al. (2003), a criatividade sempre foi uma virtude do ser humano, e este potencial criativo sempre direcionava as criações e descobertas, permitindo assim a evolução. E nesta evolução a criatividade se revela não somente como um dom, mas como uma visão racional e científica, que possibilitou os resultados alcançados.

De acordo com SEBRAE (2015) a gestão criativa é semelhante a um organismo vivo, que nasce e se desenvolve, influenciado pela cultura inserida, vai evoluindo, vai mudando, sem fórmulas prontas, pois as pessoas se motivam de formas diferentes e têm competências diferentes para serem criativas. A viabilidade da criatividade é compreendida também nos aspectos de liderança na motivação das pessoas.

E a criatividade e a força de vontade permitiram a busca por patrocínios, parcerias entre faculdades e empresas. A Universidade Estadual de Goiás (UEG), com apoio em congressos; a Universidade Evangélica de Goianésia (Unievangélica), com parceria da coordenação de engenharia; Universidade (UNINTER), com a doação de livros e disponibilização de espaço físico e palestrante; Núcleo de Tecnologia e Emprego (NTE), com os laboratórios de informática, ainda diversos profissionais em áreas específicas do conhecimento, e empresas locais, como a Jalles Machado S/A, que produz açúcar e álcool, e possui uma logística intensiva atuante em que a pesquisa de campo foi desenvolvida em seu centro de distribuição de açúcar.

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Colossi (2004) afirma que a criatividade vem ganhando expressão, num campo onde o desenvolvimento, aprendizagem, e a gestão organizacional merecem destaque. Pois a criatividade é magnífica na criação de novos processos, produtos e serviços.

3.2. Desenvolvimento do Projeto

O projeto foi fundamentado em métodos para minimizar impactos gerados no desempenho da logística interna. Visando promover inovação com equilíbrio ambiental, através do desenvolvimento tecnológico e da competitividade no cenário atual do mercado, baseando-se na reengenharia dos processos logístico interno, direcionado aos centros de distribuição com planejamento nos arranjos físicos e aplicações práticas de estratégicas a fim de atingir melhores resultados.

Esta fase possibilitou a divisão de grupos entre os participantes que pesquisavam (em laboratórios, livros, congressos, etc...) e descobriram as possíveis formas que a logística poderia inovar. Cada aluno com sua habilidade demonstrava seu potencial criativo em face de motivação desenvolvida na equipe, liderada com gestão estratégica. Assim, concluímos que poderíamos inovar a logística de modo a aproveitar todos os movimentos e peso da movimentação interna, com a formulação de um sistema que gere energia alternativa.

A logística desenvolve um papel importante no sucesso das organizações e sua administração pode impactar positivamente sobre as finanças de uma organização. Neste contexto, verificou-se a oportunidade estratégica da logística ligada à movimentação interna ocorrida dentro dos centros de distribuição (CDA’S) das indústrias, no caso específico do CDA da empresa Jalles Machado S/A, realizada por empilhadeiras elétricas. Analisada por meio de pesquisa de campo foi perceptível que a movimentação constante destas empilhadeiras tem possibilidade de sustentabilidade para aproveitar o seu peso acumulado nas locomoções para geração de energia alternativa para estocar em baterias que, se possível, poderiam ser usadas para a movimentação das empilhadeiras e, também, na iluminação da empresa.

O projeto apresenta uma proposta de inovação a ser aplicado nas empresas ressaltando resultados positivos, como diminuir custos, aumentar a lucratividade, maior satisfação dos recursos humanos e maior modernização estrutural, por meio da reengenharia, que redesenha os processos de trabalho, visando melhoria contínua e inovação, através da introdução de um novo processo.

Este processo reestrutura a logística convencional, com métodos e estratégias de adequação aos arranjos físicos e à movimentação, condicionando melhores resultados, pautados no planejamento. De acordo com Hammer e Champy (1994), a reengenharia é um sistema administrativo utilizado para manter as empresas com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através da inovação e da reengenharia.

Inovação traduz em colocar novas ideias em prática que são essenciais para manter a competitividade e gerar lucros para a empresa, visto que o projeto agrega qualidades para melhor desenvolvimento da empresa. Portanto, visa geração de energia alternativa por meio da movimentação (logística) de empilhadeiras, utilizando seu peso para geração de energia limpa e sustentável que podem ser armazenadas em baterias para movimentação das empilhadeiras (que são utilizadas nos CDAS para a movimentação) e também para iluminação da empresa.

A logística e a reengenharia são ferramentas de gestão que prioriza repensar e reinventar procedimentos, processos, métodos, sistemas, entre outros, que inovam o tradicional para alternativa econômica, sustentável e diferenciada. Mas são ferramentas intrinsicamente ligadas à criatividade.

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4. Plano de Amostragem: da Reengenharia ao Aproveitamento das Movimentações Logísticas

Para chegar a um resultado que melhor contribua com a reengenharia logística interna como meio alternativo de geração de energia, todos os participantes do projeto embasaram-se em métodos inovadores que oferecessem suporte e sustentabilidade ao empresário na redução de custos com subsídios para estabelecer equilíbrio e resultados positivos com todos os stakeholders (todos envolvidos), tornando amplo e pertinente o projeto com procedimentos metodológicos que assegurem a veracidade e o valor das ideias expostas por meio do uso de pesquisas bibliográficas e de campo.

Nas amostragens estabelecidas foram observadas as respectivas normas técnicas abordadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos aspectos de segurança do trabalho, qualidade do ar, iluminação e, principalmente, a movimentação interna, entre outras, para identificar as possibilidades logísticas, as variações e condições nas características específicas para a base de experimentos e adequações do projeto.

O sistema é planejado para aproveitar o peso das empilhadeiras que percorrerem o ponto onde se encontram os geradores (que transformarão o peso das empilhadeiras em energia). Escolhido um ponto estratégico, por meio da reengenharia logística, é feita a instalação do gerador, que consiste em alternadores de energia elétrica em mecânica acionados por um sistema mecanizado que se moverá com o peso da empilhadeira que fará seu trajeto logo acima. Logo, este ponto deverá ter o maior fluxo de veículos possível, visando um maior rendimento do gerador que será movido por meio dessa movimentação.

Um maior rendimento desse processo depende de um percurso planejado da empilhadeira (estratégia logística), pois essa deverá, durante seu trajeto diário, cruzar o ponto onde estará o gerador o maior número de vezes enquanto trabalha. A energia elétrica produzida mediante esse projeto será então distribuída em rede ou armazenada em baterias que podem ser utilizadas na empilhadeira.

A reengenharia logística neste segmento é um planejamento que traduz a criatividade logística dentro das organizações, e para isto todos participantes do projeto precisaram ser instruídos com conceitos, palestras, muitas pesquisas e, principalmente, muito entusiasmo que os moviam a buscar a diferença. Diferença desde os termos sustentáveis que o projeto defendia até a diferença profissional, traçada pelo conhecimento e pela visão criativa de formas alternativas que a logística promove.

Nesta fase de redesenho dos processos, a criatividade foi mais que prova de conceitos estabelecidos em grupos, foi capaz de inovar um sistema para aproveitar todos os benefícios que a logística estrategicamente planejada pode oferecer nas organizações. Com criatividade na logística, de forma prática, aplicada e redesenhada por alunos da educação técnica profissional.

Todos os processos do projeto buscavam alternativas criativas para o seu desenvolvimento, principalmente no quesito desafio de recursos, pois, para ter ideias criativas era necessário buscar inspirações e conhecimento estratégicos para tais criatividades, e em se tratando de escola pública, com alunos carentes financeiramente, o desafio se tornava ainda maior, mas com dedicação, o potencial cognitivo da equipe era acreditado e motivado por uma gestão criativa, que planejava todos os critérios para o sucesso almejado.

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O homem elabora seu potencial criador através do trabalho. É uma experiência vital. Nela o homem encontra sua humanidade ao realizar tarefas essenciais à vida humana e essencialmente humanas. A criação se desdobra no trabalho porquanto este traz em si a necessidade que gera as possíveis soluções criativas. Nem na arte existiria criatividade se não pudéssemos encarar o fazer artístico como trabalho, como um fazer intencional produtivo e necessário que amplia em nós a capacidade de viver. (OSTROWER, 2009).

Em um estudo de campo realizado dentro do Centro de Distribuição da Empresa Jalles Machado S/A, foi observado pelos alunos uma grande movimentação e fluxo de empilhadeiras neste local (logística interna) que carregam elevadas cargas de produtos diariamente. Essa movimentação pode gerar uma força que aplicada a um sistema de gerador elétrico que converte energia mecânica, derivada do peso dessa empilhadeira, em energia elétrica, pode representar uma fonte de energia limpa e inesgotável para a empresa.

No Centro de Distribuição da Empresa Jalles Machado S/A estas empilhadeiras trabalham num ritmo constante, percorrendo cerca de 8 a 10 quilômetros diariamente, em uma velocidade média de 20 a 30 quilômetros por hora, e transportam mil big bags de açúcar, com peso equivalente a uma tonelada cada um. De acordo com Teixeira apud Newton (1687), a massa total da empilhadeira mais sua carga, multiplicada pela aceleração que ela possui, resulta em uma força, que pode ser aproveitada durante a movimentação das empilhadeiras em sua rotina de trabalho para a produção de energia limpa e renovável, que visa à redução de custos e sustentabilidade.

As empilhadeiras que trabalham no processo de armazenagem de açúcar estocado transportam diariamente mil toneladas de açúcar, e cada empilhadeira transporta, por vez, um big bag pesando uma tonelada. Para fazer todo o transporte do material é necessário fazer o mesmo percurso mil vezes por dia com a empilhadeira dentro do Centro de Distribuição da empresa.

Para a armazenagem destes bags é necessária uma logística intensa na distribuição e movimentação dos mesmos. E através do peso das empilhadeiras, por meio da força eletromotriz, o fluxo da movimentação será estrategicamente aproveitado na passagem destas no tráfego em direções coordenadas, aumentando assim a produção de energia. Tal ponto pode ser definido por um processo de reengenharia logística, planejamento estratégico e efetividade na gestão dos recursos, métodos e processos.

Imagem 1. Ilustra a empilhadeira com um bag de açúcar dentro do CDA da Jalles Machado. (Foto autorizada pela empresa).
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Imagem 2. Ilustra os bags de açúcar armazenados dentro do CDA da Jalles Machado. (Foto autorizada pela empresa).

Toda a energia gerada pelo sistema tem sua fonte principal na rotação principal (polia maior) interligada a uma polia secundária (polia menor), de formato circular ligada a um alternador que transforma a energia cinética da rotação da polia em energia elétrica.

Imagem 3. Ilustra e estrutura do projeto.

Esta inovação estratégica possibilita a diminuição da poluição, reduz o impacto ambiental, pela economia e geração de energia alternativa de forma sustentável e ecológica, produzindo assim uma inovação coerente aos conceitos básicos revolucionando os métodos organizacionais da atualidade, entre outras contribuições que a logística interna pautada em planejamento desenvolve.

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5. Resultados Alcançados com a Criatividade na Experiência Inovadora do Projeto

O conhecimento adquirido em todo o processo de desenvolvimento do projeto foi articulado enfatizando teoria com soluções práticas, permitindo ao aluno uma visão diferenciada, estratégica, moldada para soluções sustentáveis, planejada em equipe com senso de coletividade, onde todos contribuem em prol dos resultados alcançados.

Estes resultados foram possíveis concluir ao final de avaliações de desempenho e de satisfação, além de reuniões periódicas realizadas com os alunos e com os docentes, os quais revelaram resultados positivos e motivadores.

A criatividade em buscar recursos para ampliação do conhecimento foi fundamental para o estímulo entre os participantes, pois permitiu acesso a dados e informações com tecnologias, espaço físico adequado, com visitas técnicas, apoio de vários especialistas da área, participação em palestras e congressos, possibilitando a publicação de cinco artigos que constroem as fases do projeto, nos Anais do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação – 2016 – (SIADS 16-UEG), ISBN/ISSN: 2525-7250.

Segundo Munari (1998), a criatividade não significa improvisação sem método, e a série de operações do método de projeto é formada de valores objetivos que se tornam instrumentos de trabalho nas mãos do projetista criativo. Mérito alcançado que nos motivaram muito, principalmente para uma equipe jovem, que desde a publicação provaram o quanto a criatividade impulsiona a educação profissional.

Ainda vencemos em primeiro lugar na categoria inovação na feira do conhecimento promovida pela escola, ocasião na qual recebi um título de menção honrosa pela excelência em orientação desenvolvida com a turma.

O projeto foi registrado no cartório do 2° ofício de Goianésia, com protocolo N° 0028334 e Registro N° 002370, para proteção e segurança da ideia desenvolvida. A viabilidade do projeto foi realizada e aprovada pela coordenação de engenharia da Faculdade Evangélica de Goianésia, e finalizado com êxito pronto para continuidade e testes experimentais. Apresentado como case de sucesso na sessão tecnológica no congresso da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

6. Conclusão

A criatividade mediou todo o processo de desenvolvimento do projeto, e a superação foi a essência das barreiras impostas pela falta de recursos físicos e financeiros. Estimulando a cognição criativa na busca por parcerias, por livros, recursos físicos e tecnológicos apropriados, moldando um processo criativo na busca por inovação. Como afirma Gurgel (2006) a criatividade e inovação estão intrinsecamente interligadas: maior geração de ideias e a aplicação destas ideias na prática.

A gestão criativa no ensino técnico profissionalizante contribui para o potencial criativo e sucesso profissional do egresso do curso, sendo plausível salientar que a determinação do gestor é imprescindível para o progresso de todo processo criativo, considerando as limitações que possivelmente surgem na busca por inovação. A experiência de estimular a cognição criativa de jovens alunos na capacitação profissional permitiu afirmar que a liderança é o elo entre criatividade e o profissionalismo, e que a motivação é crucial para a conquista de processos, projetos e produtos criativos.

A especialização em Processos e Produtos Criativos (UFG) abriu um amplo leque de visão estratégica na conduta e percepção da criatividade, principalmente na relevância de temas e disciplinas com enfoque em alternativas criativas, na dedicação e participação dos professores e tutores, na mediação com excelência do conhecimento, com desafios que me fez capaz de superar cada trabalho proposto, o qual tive como referência de motivação e determinação para impulsionar os alunos.

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A motivação impulsionava a autoestima, e me estimulava a dizer continuamente para a turma: vocês “podem” é a “diferença”, e que trabalhando em equipe nossos resultados são maiores. Moldando assim estímulos que buscavam soluções continuamente. Logo formaram técnicos inovadores, habilitados para exercer com profissionalismo uma visão ampla e diferenciada da logística, por que apreenderam com teoria e aplicação prática, desde a concepção de logística até a sua reengenharia aplicada, pois a gestão criativa permitiu mediar conhecimento na busca por inovação, com estratégias planejadas desenvolvidas no projeto.

O projeto certamente será o primeiro de muitos que serão capazes de desenvolver, participar e inovar, pois a criatividade faz da educação profissional uma experiência única, por que inova a cada detalhe e em cada superação, mediando conhecimento e habilidade na busca por resultados promissores para sociedade e para a vida.

Concluindo que não se esgota as pesquisas sobre o tema, sobretudo, estimulando futuras discussões, reflexões, iniciativas e pesquisas criativas no âmbito da efetividade da gestão criativa na educação técnica profissional, destacando a importância da inovação na capacitação e mediação do conhecimento.

7. Agradecimento

Agradeço imensamente a Deus pela vida e proteção ao longo deste percurso, à minha família pela paciência e incentivo, à SEDUCE/PRONATEC, Subsecretaria Estadual de Educação de Goianésia e Colégio Estadual Jalles Machado pela oportunidade de coordenação e desenvolvimento do projeto, a todos os parceiros envolvidos direta ou indiretamente na execução do projeto, aos alunos participantes do projeto pela determinação e confiança, à Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do curso, aos professores e tutores pela mediação de conhecimento com maestria, e a minha orientadora pela atenção e comprometimento a mim dispensado.

Referências

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FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ. Elaboração de projetos inovadores na educação profissional. Sonia Regina Hierro Parolin (Org.), Deusdedit Carvalho de Moraes, Heloisa Cortiani de Oliveira, Simone Luzia Maluf Zanon; Thaise Nardelli. 2a edição (revisada e ampliada). Curitiba: SESI/SENAI/PR, 2008.

GURGEL, Marcos Freire. Criatividade & Inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação. Rio de Janeiro. 2006.

HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

LOCH, Clésar Luiz; AMORIM, Luciana Martins; SCHMIDT, Luciane Lehmkuhl. “Criatividade, trabalho e empreendedorismo”. Florianópolis, 2003.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Trad. José Manuel de Vasconcelos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2009, p.3.

SANCOVSCHI, Moacir. Reengenharia de processos e controle interno: uma avaliação comparativa. RAE - Revista de Administração de Empresas. abr./jun. 1999.

SEBRAE, Nacional. Gestão Criativa. 2015. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/gestao-criativa-e-empreendedorismo-uma-dupla-dinamica,53c8765db6027410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 05 jan. 2018.

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "Segunda Lei de Newton". 1687. Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/segunda-lei-newton.htm. Acesso em: 22 set. 2016.

Alunos participantes do projeto: Arielly Aparecida A. da Costa; Eduarda C. de Oliveira; Fábia G. da Silva; Guilherme S. N. Siqueira; Gustavo Henrique. P. Machado; Isadora letícia A. Silva; Jéssica Yara M. de Araújo; Laiane S. Dias; Larissa M. de Azevedo; Luana Nathiele V. S. Peixoto; Maria A. Andrade; Mariana da S. Santos; Michelly Yara F. Sousa; Myrella Raiane da S. Castro; Sátilla Gabrielle Sampaio; Túlio Henrique N. Jesus; Victor Hugo T. Silva.