PDCC - Módulo II
 
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01. Apresentação

Conhecendo as autoras

Olá, aluno (a)!

  1. Eu sou a Welbia Carla Dias, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás – UFG e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Atuei como professora orientadora no curso de Especialização em Educação para Diversidade e Cidadania, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da UFG. Sou docente na Universidade Estadual de Goiás – UEG, onde ministro disciplinas para o curso de Cinema e Audiovisual.

Agora que você já me conhece, vou apresentar a disciplina “Cultura e Cidadania na Perspectiva dos Direitos Humanos” e as temáticas que serão abordadas. Estaremos juntos por um breve período, mas espero que a disciplina seja, para você, uma experiência gratificante e repleta de novas descobertas e aprendizagens.

Ementa da Disciplina

Os direitos culturais são parte integrante dos Direitos Humanos, diante disso, apresentamos fundamentos teóricos para a discussão e compreensão relacionadas aos documentos que versam sobre os Direitos Humanos, Direitos Culturais e Cidadania, bem como os aspectos relacionados ao direito à memória, direito à liberdade de expressão e manifestação cultural; Direitos Autorais; O papel das instituições e dos atores sociais no cenário cultural; A criação e força das políticas públicas culturais nas últimas décadas.

Objetivo

Apresentar e discutir noções gerais sobre os conceitos de direitos humanos, direitos culturais e cidadania mais especificamente como a cultura, os direitos culturais e humanos vêm assumindo protagonismo na vida em sociedade como formas de legitimação das práticas sociais, já que eles permeiam e dialogam com diferentes campos do conhecimento (científico, popular, etc.) e com diversos atores sociais envolvidos no processo.

Objetivos Específicos

  • Contribuir para a capacitação de profissionais e/ou educadores para atuarem na área dos Direitos Humanos e Patrimônio Cultural em instituições culturais e na rede pública e privada de ensino formal e informal;
  • Possibilitar a compreensão de como as questões culturais e patrimoniais vem assumindo protagonismo na vida em sociedade, ressaltando o papel das instituições e dos atores sociais envolvidos nessas ações de gestão cultural;
  • Oferecer subsídios ao aluno(a) para desenvolver estudos ou pesquisas que abordem aspectos relacionados aos direitos culturais, a cidadania e ao patrimônio cultural de sua região/cidade;
  • Estimular a capacidade reflexiva dos alunos(as) a partir de princípios e práticas que norteiam uma vida cultural mais democrática, inclusiva e participativa.

Metodologia utilizada

O curso se enquadra na modalidade Educação a Distância - EAD, logo, inclui atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem. Desta forma, os procedimentos metodológicos utilizados para trabalhar as temáticas propostas serão baseados em material textual e audiovisual (fotografias e vídeos de domínio público disponíveis na internet) que abordam, de forma dialógica, os temas e conceitos trabalhados na disciplina.

Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, serão sugeridas outras fontes de consultas, como leituras complementares e outros recursos (sites, visitas técnicas, etc.) que poderão contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos conceitos abordados.

Avaliação da disciplina

Será contínua, por meio da participação dos alunos em chats, fóruns, etc. Além do cumprimento das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, no decorrer da disciplina.