PDCC - Módulo I
 
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Considerações finais

Para finalizar, e em conformidade com os autores mencionados, cabe apontar as identidades diferenciadas e os conflitos contemporâneos nas sociedades multiétnicas e multiculturais, como lutas por reconhecimento e o atendimento às demandas decorrentes dessas lutas, como possibilidades de diálogo intercultural entre grupos sociais distintos. Retomando a discussão apresentada no início do texto acerca da diversidade cultural e, em especial no decorrer do mesmo, sobre o reconhecimento legal da diversidade cultural brasileira, chamamos atenção para a necessidade da formação de educadores capazes de lidar com essa diversidade no seu cotidiano pessoal e profissional, bem como de educar pessoas com capacidade de enxergar as diferenças culturais não como algo negativo e de uma forma etnocêntrica. Essa compreensão não ignora a ausência de conflitos nas relações entre grupos e pessoas de origens culturais distintas, mas vislumbra, apesar dos conflitos e diferenças, a possibilidade de diálogos e de aprendizado mútuos entre essas distintas formas de organização das culturas e as possibilidades diferenciadas de reconhecimento da cidadania brasileira.