Mapoteca Patrimonial Infantil – Rotas Alteradas nas Fronteiras entre Salvador-BA e Goiás-GO
Este trabalho audiovisual trata das atividades desenvolvidas junto a alunas e alunos de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Hilda Fortuna de Castro, localizada no Loteamento Democrata, periferia da cidade de Salvador (BA), residentes no próprio bairro. Um grupo “intersticial”, ocupante de um “entre-lugar”, que, devido à sua faixa etária, etnicidade e à sua condição socioeconômica, costuma ser ignorado quando da tomada de decisões relativas a um patrimônio que também lhe pertence. As ações realizadas partiram da perspectiva de garantia do direito à construção da sua própria memória, seja para quais grupos for. Para tal, foram trabalhados alguns conceitos básicos para essa compreensão, bem como a identificação do lugar de origem dessas crianças como patrimônio, com base na noção de pertencimento, e utilizando como referência alguns exemplos de patrimônios culturais das cidades de Salvador e Cidade de Goiás. As atividades práticas, com desenhos e textos feitos pelos alunos, resultaram em uma exposição virtual e constituíram a Mapoteca Patrimonial Infantil, produto audiovisual resultante deste projeto.
Palavras-Chave: Patrimônio Cultural; Direito à Memória; Mapoteca Patrimonial.
Aluna: Girlene Chagas Bulhões
Polo: Cidade de Goiás
Orientadoras Acadêmicas: : Lucinete Aparecida de Morais / Rosaura de Oliveira Vargas das Virgens
Coordenadora de orientação: Vânia Dolores Estevam de Oliveira