Tema: Bocha paralímpica.
Objetivos: Conhecer e vivenciar a bocha paralímpica, confeccionar um kit de bocha e introduzir reflexões sobre a compreensão tática e habilidades necessárias para a prática do jogo bocha paralímpica.
Tempo estimado: 240 minutos.
Recursos materiais: Bolinhas de bocha confeccionado com materiais alternativos (bexigas, areia, fita adesiva, sacolas de plástico), projetor, aparelho de som.
Local: Quadra/pátio.
Por se tratar de uma modalidade esportiva de precisão com oposição, ou seja, com confronto direto entre os adversários, o ensino do jogo bocha paralímpica necessita de uma metodologia que atenda a sua complexidade. Nesse sentido, trabalhar com o modelo de ensino dos esportes voltada para a compreensão tem como princípio o ensino reflexivo do tema em contexto de jogo, com foco em estímulos para a sua compreensão tática, conforme propõe Abellán e Saez-Gallego (2017).
Para iniciar as aulas, mostre imagens de atletas praticando bocha paralímpica. Questione os alunos se eles conhecem a modalidade, se já a viram em algum veículo midiático ou se conhecem alguma atividade parecida.
Texto de apoio: Bocha paralímpica
A bocha paralímpica é uma modalidade bastante inclusiva, podendo ser praticada por pessoas com alto grau de comprometimento motor como deficiências relacionadas à paralisia cerebral ou outras deficiências severas. Apesar de baixa exigência física, é um esporte de grande complexidade tática e técnica, com ênfase na estratégia, precisão e adaptabilidade.
O objetivo do jogo é aproximar bolas azuis ou vermelhas da bola alvo, também chamada jack, por meio de lançamentos. Cada bola colocada mais próxima ao jack, em comparação com as do adversário, vale pontos. Os lançamentos podem ocorrer com as mãos, com os pés ou por meio de adaptações, dependendo da classe a que o competidor pertence. Em classes com deficiências mais severas, há o apoio de ajudante ou calheiro. Pode ser jogado de forma individual, em duplas ou em trios, tendo equipes mistas.
A quadra de jogo da bocha é denominada por cancha. As partes enumeradas são chamadas box, sendo o local onde os jogadores realizam os arremessos. É jogado com 13 bolas, sendo seis bolas azuis, seis vermelhas e uma branca (bola-alvo). O jogo começa com um jogador lançando a bola alvo, seguido pelo lançamento das bolas coloridas em sequência pré-determinada.
Saiba mais: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Bocha. Disponível em: https://cpb.org.br/modalidades/bocha/. Acesso em: 30 jul. 2024; e em
Bocha: Um jogo a favor da inclusão. Impulsiona, 2024. Disponível em: https://impulsiona.org.br/bocha-educacao-fisica/. Acesso em: 30 jul. 2024.
Sugestão: apresentar vídeos sobre a dinâmica do jogo e algumas características da bocha.
A atividade pode ser realizada em local aberto que possa sujar com areia. Divida os alunos em pequenos grupos e entregue a eles saquinhos de plástico e um recipiente com areia ou serragem. Caso use a areia, sugere-se que não faça as bolinhas grandes e apertadas para que não fiquem pesadas. Despeje um copo de areia/serragem dentro do saquinho e, depois, para ficar mais resistente, envolva-o com fica crepe ou adesiva, moldando-o em formato circular. Por fim, corte os bicos dos valões e envolva a bolinha com dois balões.
Materiais: areia ou serragem, balões coloridos (três cores), fita adesiva, saquinhos de plástico.
Organize os alunos em círculo, sentados em cadeiras. Posicione um cone ou uma bola alvo no centro do círculo. Explique-os que o objetivo é arremessar a bola de bocha o mais próximo possível do alvo (cone ou bola). Oriente-os a arremessarem alternadamente, mantendo a ordem para garantir a participação de todos. Após a primeira rodada, explique-os o sistema de pontuação do jogo bocha, ressaltando como são atribuídos os pontos de acordo com a proximidade das bolas ao alvo.
Conduza a discussão com os alunos sobre suas impressões iniciais do jogo e sobre suas possíveis dificuldades. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências e possíveis estratégias para melhorar os arremessos.
Relembre os alunos sobre a atividade anterior e os objetivos da bocha. Divida-os em grupos e atribua um cone ou uma bola alvo para cada grupo. O jogo seguirá com o mesmo objetivo da atividade anterior, mas agora em grupos menores.
Conduza a discussão com os alunos sobre suas impressões iniciais do jogo e sobre suas possíveis dificuldades. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências e possíveis estratégias para melhorar os arremessos.
Conduza a reflexão com os alunos a partir da seguinte questão: onde seria melhor posicionar a bola, na frente ou atrás da bola alvo? Abellán e Saez-Gallego (2017) indicam que as reflexões estimulam os alunos a entenderem que as jogadas mais eficientes são as que as bolas se posicionam na frente da bola branca, pois essas servirão de barreira ou ainda ser empurradas para próximo da bola branca, produzindo mais pontos. A partir da reflexão, realize o jogo modificado: divida-os em pequenos grupos. Eles realizarão a atividade anterior, agora tentando colocar a bola o mais próximo possível de um cone, sem ultrapassá-lo.
Divida os alunos em equipes e peça-os que joguem a bocha. Mostre-os quem se aproximou, relatando as faltas, as bolas dentro e fora e como é o sistema de pontuação. Estimule-os a aplicarem o exercício anterior, posicionando a bola da sua equipe à frente da bola alvo.
Sugere-se que essa atividade tenha um tempo maior, visto que é uma oportunidade de falar sobre as regras do jogo. Faça um rodízio entre os grupos para que experimentem jogar com adversários diferentes. Peça a eles que registrem imagens de situações de jogo durante a partida.
Texto de apoio: Como se joga bocha adaptada
A partida é iniciada com o árbitro definindo por um jogo de sorte (cara e coroa) quem ficará com as bolas vermelhas. O jogador que possui as bolas vermelhas começa a partida lançando a bola branca (jack), seguido por sua primeira bola colorida. Depois, o adversário lança sua primeira bola azul. O próximo lançamento será sempre do lado cuja bola está mais distante da bola alvo. Esse processo continua até que todas as bolas tenham sido lançadas por ambos os lados.
Nas partidas individuais, são jogadas quatro parciais ou rodadas, cada uma composta por seis lançamentos por atleta. Nas disputas em duplas, também são quatro parciais/rodadas, com três lançamentos por atleta em cada uma.
Nas competições por equipes, são seis parciais com dois lançamentos por atleta em cada uma.
Ao final de cada parcial, o árbitro verifica qual bola está mais próxima do jack e atribui pontos. Um ponto é concedido para cada bola que estiver mais perto da bola alvo do que a melhor bola do adversário. Se houver um empate na distância das bolas, cada lado recebe um ponto por bola. Os pontos acumulados ao final das parciais determinam o vencedor. Em caso de empate, joga-se uma parcial adicional para decidir o vencedor.
Os lançamentos devem acontecer dentro da área de arremesso e atravessar toda parte em cinza, conforme Figura 86. As imagens abaixo demonstram situações em que a bola está fora de jogo.
Saiba mais: COMITÊ ORGANIZADOR DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016. Guia escolar paralímpico: transforma educação. 2016. Disponível em: http://www.cbtarco.org.br/userfiles/file/GUIA%20ESCOLAR%20PARAL%C3%8DMPICO.pdf. Acesso em: 1º ago. 2024.
Na aula, os alunos serão conduzidos a refletir sobre as situações de ataque e defesa no jogo de bocha. Eles farão exercícios para se trabalhar as questões em situações de jogo.
Na bocha, que jogadas pode criar uma situação de ataque contra o adversário? Que tipo de jogadas se realiza para se defender do adversário? Como impedir que a bola do seu oponente fique mais perto da bola branca? Quais estratégias se usa para controlar a posição da bola branca durante o jogo? Pode usar a bola branca a favor próprio (com jogada para empurrar a bola branca, por exemplo)? Ouça os alunos atentamente e estimule-os a simular as jogadas, de forma a demonstrar as situações que estão propondo.
Atividade 2: Situações de defesa.
Com os alunos em círculo, crie uma situação de jogo, conforme Figura 96.
Levante as seguintes questões: na forma como as bolas estão posicionadas, quem está vencendo o jogo? Para que o azul vença, o que é necessário fazer? Quem está com um maior número de bolas próximas ao jack? Ouça os alunos, estimulando-os a formar estratégias coletivas para que a equipe azul consiga se defender. Entregue bolas aos alunos e peça-os que tentem se defender.
Após observar a situação de jogo, separe os alunos em grupos. No chão, desenhe retângulos e posicione uma bola em cada ângulo do retângulo, conforme Figura 93. O objetivo do jogo é empurrar a bola de modo a retirá-la completamente do retângulo pelo lado oposto. Os alunos devem ajustar a força de seus movimentos de acordo com o local onde a bola está disposta, para assegurar que ela seja retirada por completo. Durante o jogo, enfatize que aquela é uma situação de defesa.
Com os alunos em círculo, crie outra situação de jogo conforme Figura 100.
Explique que o objetivo da atividade, além de se defender, atacar o adversário, de modo a usar as bolas do jogo ao seu favor. Após posicionadas, pergunte a eles como a equipe azul pode se aproximar à bola branca utilizando as bolas que já estão em jogo. A ideia é levá-los a compreender que precisam quebrar a barreira das bolas adversárias, acertando-as com suas bolas. Peça-os que alguns tentem reverter o jogo, de modo a posicionar melhor a bola azul e marcar ponto.
Observando a situação da Figura 101, no mesmo desenho do quadrado da atividade 2, os alunos tentarão colocar uma bola azul (ou vermelha) dentro do espaço quadrado marcado no chão, mas com o auxílio de outra bola da mesma cor. Aumente a distância com o passar do jogo. O jogador marcará ponto se conseguir deslocar a primeira bola azul para dentro do quadrado e dois pontos se deixar ambas as bolas dentro do quadrado. Não será anotado nenhum ponto se deixar a bola lançada dentro do quadrado sem ter empurrado previamente a primeira bola.
Divida os alunos em equipes e em postos, a depender do número deles e da quadra em canchas. Peça-os que joguem, aplicando os princípios de ataque e defesa trabalhados na atividade. Caso seja possível, reveze as equipes. Peça-os que registrem imagens de situações de jogo na partida.
Inicie a aula com reflexões sobre modalidade paradesportiva sendo esporte de precisão como bocha paralímpica. Essa é uma modalidade esportiva menos ou mais complexa taticamente? Ouça os alunos com atenção, estimule-os a argumentar suas opiniões e converse com eles sobre o potencial inclusivo da bocha paralímpica, coletando as impressões deles a partir das questões táticas já experimentadas. Após a discussão, distribua imagens de atletas paralímpicos de diferentes classes praticando a bocha, conversando sobre essas classes, com base em imagens apresentadas. Questione-os: qual a relação dessas imagens com o capacitismo? Relembre o conceito de capacitismo trabalhado na intervenção 5 sobre tiro com arco.
Texto de apoio: Classificação funcional, de acordo com as Paralimpíadas | |
---|---|
BC1 Tem a opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido). ![]() |
BC2 Não podem receber assistência. ![]() |
BC3 Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa. ![]() ![]() |
BC4 Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência. ![]() |
Divida os alunos em grupos e distribua uma rampa para cada grupo ou cancha. Com eles sentados, realização a partida de bocha, utilizando a rampa (a mesma construída durante a intervenção 2 sobre boliche). Caso seja possível, realize a atividade com um aluno fazendo o papel de calheiro. Peça-os que apliquem estratégias de ataque e defesa.
Registre!
Mostre aos alunos as imagens coletadas durante as vivências. Peça-os que reflitam sobre como determinada equipe poderia obter vantagem e quais jogadas poderiam ter sido realizadas. Na avaliação, cada aluno ou grupo deverá criar um esquema com formas de sair de determinadas situações de jogo, destacando estratégias de ataque e defesa. Promova uma discussão em que cada grupo ou aluno apresente seu esquema e explique suas ideias. Conclua com reflexão coletiva sobre a complexidade tática da bocha paralímpica, relacionando as estratégias desenvolvidas com a questão inicial de complexidade tática do esporte.
Que tal...
Experimentar a bocha adaptada por meio de jogos eletrônicos ou utilizar um aplicativo para medir a distância entre as bolinhas? A página da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), disponível em https://www.facebook.com/andenarede, sugere quatro aplicativos a serem utilizados durante as aulas para trabalhar a bocha. São três jogos eletrônicos e uma trena eletrônica para as atividades escolares.
Fontes para Apoio ao Professor
ABELLÁN, J.; SÁEZ-GALLEGO, N. Los para-deportes como contenido de Educación Física en Primaria: el ejemplo de la Boccia.
BISFed. BISFed International Boccia Rules - 2021/2024 v.2.0 Final. 2022. Disponível em: https://www.worldboccia.com/wp-content/uploads/2022/04/BISFed-International-Boccia-Rules-%E2%80%93-2021_2024-v.2.0-FINAL.pdf. Acesso em: 2 ago. 2024.
BOCHA: um jogo a favor da inclusão. Impulsiona, 2024. Disponível em: https://impulsiona.org.br/bocha-educacao-fisica/. Acesso em: 30 jul. 2024.
CATANA, J.; PANCAS, L. M. Boccia na escola um jogo para todos: caderno técnico do professor de boccia formação 2019-2020. 2019. v. 1.2.7. Disponível em: https://aefvef.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/04/cadernotecnicoprofessor-de-boccia-na-escola.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024.
KIT BOCHA. Impulsiona. Disponível em: https://impulsiona.org.br/kit-bocha/. Acesso em: 2 ago. 2024.
6. Disponível em: https://conceitos.com/golfe/. Acesso em: 25 jul. 2024.
7. Embora se foque em questões relacionadas às deficiências, também se incluem reflexões sociais, considerando que o golfe é esporte elitizado.
8. Disponível em: https://www.cbg.com.br/campo-olimpico-de-golfe-desenvolve-ha-tres-anos-projeto-de-golfe-adaptado/. Acesso em: 25 jul. 2024.
9. Disponível em https://www.jornaldogolfe.com.br/em-destaque/evandro-bonocchi-tem-a-primeira-cadeira-de-rodas-de-golfe-do-brasil/. Acesso em: 25 jul. 2024.
10. Disponível em: https://www.nationalclubgolfer.com/tour/tour/england-golf-represents-disability-golf-in-europe/. Acesso em: 26 jul. 2024.
11. ALVES, J. K. P.; SANTIAGO, F. S. Professoras de espaço maker adaptam golfe para deficientes visuais. Porvir, 22 set. 2022. Disponível em: https://porvir.org/professoras-de-espaco-maker-adaptam-golfe-para-deficientes-visuais/. Acesso em: 26 jul. 2024.
12. Sobre isso, ler Fraga (2024).
13. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dkk1QZOvpE8. Acesso em: 26 jul. 2024
14. Disponível em: https://escolasdobem.com.br/passo-a-passo-mini-golf/. Acesso em: 26 jul. 2024.
15. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/53349594235/in/album-72177720312763534/. Acesso em: 30 jul. 2024.
16. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y_p2dwUjwiM. Acesso em: 30 jul. 2024
17. Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/modalidades/bocha. Acesso em: 30 jul. 2024.
18. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/51406768792. Acesso em: 1º ago. 2024.