Tema: Curling paralímpico.
Objetivos: Experimentar uma versão adaptada do curling paralímpico, procurando relacionar as estratégias táticas discutidas durante as vivências do jogo bocha paralímpica com o curling e conhecer os Jogos Paralímpicos de Inverno.
Tempo estimado: 120 minutos.
Recursos materiais: Tampinhas, massinha, bolinhas de gude, alvos impressos, mesas, projetor.
Local: Sala de aula.
Relembre os eventos paradesportivos já trabalhados. Questione-os se eles conhecem os Jogos Paralímpicos de Inverno e quais modalidades esportivas fazem parte deste evento. Após ouvi-los, apresente vídeos e imagens para eles visualizarem as modalidades.
Texto de apoio: Jogos Paralímpicos de Inverno
Segundo Ribela, Pereira e Munster (2020), os Jogos Paralímpicos de Inverno são um evento multiesportivo voltado para atletas com deficiência física e visual, realizado na neve e no gelo. Assim como as Paralimpíadas de Verão, ele acontece a cada quatro anos, logo após os Jogos Olímpicos de Inverno, nas mesmas instalações esportivas. Atualmente, fazem parte deles seis modalidades, sendo quatro disputadas na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e dois no gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).
Texto de apoio: Modalidades paradesportivas
O esqui alpino é modalidade composta por duas provas técnicas, sendo elas: Slalom e Slalom Gigante. Slalom apresenta um percurso menor com curvas curtas e abruptas. Giant Slalom apresenta maior distância. Os atletas se classificam em categorias com deficiência visual (B1-B3), de pé (LW1-LW9) e sentado (LW10-LW12).
Participam do esqui cross-country atletas com deficiências física e visual. De acordo com a limitação física, o esquiador pode utilizar um sit-ski (uma cadeira equipada com um par de esquis). Aqueles com deficiência visual competem com a ajuda de um atleta-guia, sendo que as classes B2 e B3 têm a opção de escolher se desejam competir com um guia ou não.
O snowboard paralímpico é adaptado a partir do snowboard para atletas sem deficiências. A classificação funcional deles é de acordo com o comprometimento dos membros superiores (categoria SB-UL) e com o dos membros inferiores (categorias SBLL-1, SBLL-2).
O biatlo é uma modalidade que combina esqui cross-country com tiro esportivo. Os atletas se dividem nas categorias sentado, em pé e com deficiência visual.
O hóquei no gelo é um esporte coletivo disputado por equipes de homens e mulheres com deficiência física nos membros inferiores. Suas regras foram adaptadas da modalidade convencional para atletas sem deficiência. No lugar dos patins, os jogadores usam trenós com duas lâminas e duas varas, sendo uma para empurrar e outra para o tiro.
O curling em cadeira de rodas é um esporte no gelo, em que os jogadores precisam elaborar estratégias que envolvam empurrar ou bloquear as pedras da outra equipe.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro. Esportes de Inverno. Disponível em: https://cpb.org.br/modalidades/esportes-de-inverno/. Acesso em: 3 ago. 2024.
Converse com os alunos sobre os eventos paradesportivos, enfatizando sua relevância para a inclusão e visibilidade das pessoas com deficiência. Aproveite o momento para discutir a menor visibilidade dada aos Jogos Paralímpicos de Inverno, um evento igualmente significativo, porém menos destacado na mídia em comparação aos Jogos Paralímpicos. Estabeleça conexões com eventos abordados como Special Olympics e Surdolimpíadas. Levante questões: por que as Paralimpíadas têm mais visibilidade do que os demais eventos? Por que a mídia não cobre esses eventos de forma igual? Qual a importância dessa visibilidade para as pessoas com deficiência?
Pergunte aos alunos se já ouviram falar no esporte curling e como ele é praticado. Explique que o curling paralímpico é uma modalidade adaptada presente nas Olimpiadas de Inverno. Apresente imagens e vídeos desse paradesporto, enfatizando seu objetivo e suas principais regras.
Texto de apoio: Curling paralímpico
O curling é uma modalidade esportiva na qual os competidores deslizam uma pedra de granito em direção a um alvo conhecido por casa. A meta é, pelos lançamentos precisos, deixar o maior número de pedras o mais próximo possível do centro do alvo. As regras do curling paralímico apresentam algumas modificações. Além do arremesso com as mãos, em que o atleta se inclina na lateral da cadeira de rodas, os jogadores utilizam um taco para lançar as pedras, sendo proibido alternar entre os métodos durante a mesma partida. Adicionalmente, não há varredores no jogo.
Todos os participantes utilizam cadeiras de rodas manuais, não sendo permitidas cadeiras elétricas. No momento do arremesso ou empurrão, a cadeira deve estar parada, e, para isso, um outro membro da equipe geralmente segura a cadeira de rodas do jogador que está lançando a pedra. Os pés do atleta não podem tocar a superfície do gelo durante o lançamento.
Cada equipe é composta por quatro jogadores, sendo obrigatório que as equipes sejam mistas, com pelo menos uma mulher em quadra o tempo todo.
A partida é composta por oito ends, ou seja, oito rodadas ou períodos. Em cada end, a equipe lança oito pedras, sendo duas por jogador, alternando com os da equipe adversária.
Participam da modalidade pessoas com deficiências nos membros inferiores que, normalmente, necessitam de uma cadeira de rodas para a mobilidade diária, incluindo as com lesões na medula espinhal, paralisia cerebral, esclerose múltipla e amputações nas pernas.
Fonte: Canadian Paralympic Committee. Disponível em: https://paralympic.ca/sport/wheelchair-curling/#:~:text=The%20player's%20wheelchair%20must%20be,required%20to%20break%20the%20tie. Acesso em: 3 ago. 2024.
Também pode confeccionar as pedras com os alunos, utilizando tampinhas de garrafa PET, massinha e bolinhas de gude. Peça-os que preencha a tampinha com massinha e, depois, coloque a bolinha de gude.
Alvo de curling para impressão
Junte mesas escolares, peça aos alunos que colem os alvos no final de cada mesa. Com os alvos já colados, demonstre o jogo, enfatizando as regras. Divida a turma em várias equipes de dois a três integrantes. Após experimentação inicial, faça um rodízio entre elas, para que tenham a oportunidade de jogar contra equipes diferentes. Enfatize que aquela é uma versão reduzida do jogo, mas que seguem as mesmas regras da convencional. Durante a vivência, peça-os, durante a partida, que apliquem as estratégias de ataque e defesa discutidas nas aulas de bocha.
Realize a reflexão com os alunos sobre as experiências vividas e o que foi trabalhado durante as vivências do curling de forma adaptada. Pergunte-os se eles viram semelhanças entre a modalidade e a bocha em questões referentes a objetivos e a estratégias táticas.
Realize uma atividade de análise tática com eles. Projete as imagens ou entregue-as impressas para que eles as analisem. Em todas as imagens, a próxima jogada é da equipe verde. Pergunte-os o que o jogador deve fazer para obter vantagem na rodada. Registre as respostas e incentive-os a discutir as estratégias adotadas, bem como quais poderiam ser utilizadas em situações de ataque ou defesa. Reforce que as peças à frente do alvo podem ser utilizadas.
Fontes para Apoio ao Professor
INTRODUCTION TO CURLING STRATEGY. Facebook, 2024. Disponível em: https://www.facebook.com/IntroCurlingStrategy/photos. Acesso em: 3 ago. 2024.
WORLD CURLING FEDERATION. The rules of curling. 2023. Disponível em: https://worldcurling.org/wp-content/uploads/2023/07/2023-The-Rules-of-Curling.pdf. Acesso em: 3 ago. 2024.
6. Disponível em: https://conceitos.com/golfe/. Acesso em: 25 jul. 2024.
7. Embora se foque em questões relacionadas às deficiências, também se incluem reflexões sociais, considerando que o golfe é esporte elitizado.
8. Disponível em: https://www.cbg.com.br/campo-olimpico-de-golfe-desenvolve-ha-tres-anos-projeto-de-golfe-adaptado/. Acesso em: 25 jul. 2024.
9. Disponível em https://www.jornaldogolfe.com.br/em-destaque/evandro-bonocchi-tem-a-primeira-cadeira-de-rodas-de-golfe-do-brasil/. Acesso em: 25 jul. 2024.
10. Disponível em: https://www.nationalclubgolfer.com/tour/tour/england-golf-represents-disability-golf-in-europe/. Acesso em: 26 jul. 2024.
11. ALVES, J. K. P.; SANTIAGO, F. S. Professoras de espaço maker adaptam golfe para deficientes visuais. Porvir, 22 set. 2022. Disponível em: https://porvir.org/professoras-de-espaco-maker-adaptam-golfe-para-deficientes-visuais/. Acesso em: 26 jul. 2024.
12. Sobre isso, ler Fraga (2024).
13. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dkk1QZOvpE8. Acesso em: 26 jul. 2024
14. Disponível em: https://escolasdobem.com.br/passo-a-passo-mini-golf/. Acesso em: 26 jul. 2024.
15. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/53349594235/in/album-72177720312763534/. Acesso em: 30 jul. 2024.
16. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y_p2dwUjwiM. Acesso em: 30 jul. 2024
17. Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/modalidades/bocha. Acesso em: 30 jul. 2024.
18. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/51406768792. Acesso em: 1º ago. 2024.
19. Disponível em: https://www.paralympic.org/alpine-skiing/about. Acesso em: 3 ago. 2024.
20. Disponível em: https://cbdn.org.br/3-curiosidades-sobre-o-para-ski-cross-country. Acesso em: 3 ago. 2024.
21. Disponível em: https://olympics.com/pt/noticias/jogos-paralimpicos-inverno-beijing-2022-principais-fatos-esportivos. Acesso em: 3 ago. 2024.