Intervenção 4: Golfe adaptado

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Tema: Golfe adaptado.

Objetivos: Vivenciar o golfe adaptado, construir um minigolfe com materiais alternativos e refletir sobre estigmas e preconceitos associados à deficiência intelectual.

Tempo estimado: 180 minutos.

Recursos materiais: Cabos de madeira, caixas de papelão, folhas de jornal ou revista, tubos de papel, tesouras, grampeadores, cola quente e fitas adesivas, datashow, notebook, aparelho de som.

Local: Sala de aula ou pátio.

Desenvolvimento: Golfe adaptado

Parte 1: Introdução ao Golfe

Atividade 1: Conhecendo o golfe.

Inicie a aula mostrando uma imagem relacionada ao golfe. Pergunte aos alunos qual o nome do esporte da imagem, se já tiveram contato, qual o objetivo do jogo e quais materiais são utilizados.

Na conversa, mostre diferentes imagens do golfe praticado por diferentes pessoas. Ouça todos os alunos e registre as respostas deles em quadro ou cartaz.

Figura 31 - Jogo de golfe
Fonte: Editora Conceitos.com. Conceito de Golfe, 2018.
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Texto de apoio: Conhecendo o golfe

O objetivo do golfe é acertar uma pequena bola em buracos por meio de uma tacada ou sucessivas tacadas. Vence quem completa o percurso de 18 buracos com o menor número de tacadas (modalidade stroke play) ou quem ganha o maior número de buracos (modalidade match play). A tacada inicial é realizada na área do tee, nome dado ao preguinho onde a bola é colocada.

Figura 32 - Principais materiais utilizados no Golfe
Fonte: Manual didático de Golfe, s.d.

Esse esporte tem registros históricos desde o séc. XV, com modalidades semelhantes praticadas em países como Holanda e nas Ilhas Britânicas. Hoje, o golfe é esporte presente nas Olimpíadas.

O campo de golfe geralmente tem 9 a 18 buracos, cada um com comprimentos e obstáculos diferentes, sendo dividido em várias áreas.

  • Tee: onde o jogo é iniciado.
  • Fairway: área de grama mais curta onde acontecem as principais tacadas.
  • Rough: área de grama alta, dificultando as tacadas.
  • Green: área onde fica o buraco e a grama é mais curta.
Figura 33 - Campo de golfe
Fonte: Confederação Brasileira de Golfe (2024).

Existem dois movimentos com o taco importantes no golfe:

  • Putt: usado para tacadas curtas e próximas ao buraco.
  • Swing: para tacadas longas.
Figura 34 - Movimentos de swing e putt
Fonte: Manual didático de Golfe ([s.d.])

Fonte: Federação Paulista de Golfe. Manual didático de golfe. s.d.
Disponível em: https://www.fpgolfe.com.br/wp-content/uploads/2020/06/manual_didaticogolfe_2020.pdf. Acesso em: 27 de jul. 2024.

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Parte 2: Golfe inclusão

Atividade 2: Golfe e inclusão.

Após a explicação sobre o jogo de golfe, discuta sobre inclusão e participação de diferentes pessoas no golfe. Questione os alunos sobre quais barreiras físicas tornam o golfe inacessível e quais adaptações são necessárias para que seja mais inclusivo, independentemente de habilidades físicas do participante. Após ouvir os estudantes, mostre imagens de pessoas com deficiência praticando o golfe.

Figura 35 - Deficiência física e golfe
Fonte: Confederação Brasileira de Golfe, 2021.
Figura 36 - Cadeira de rodas adaptada para pessoas com deficiência física
Fonte: Jornal do Golfe, 2016.
Figura 37 - Ellie Perks, atleta com nanismo praticando golfe
Fonte: EDGA - Ellie Perks. s.d.
Figura 38 - Deficiência física e golfe
Fonte: NCG. England golf represents disability golf in Europe, 2023.
Figura 39 - Golfe adaptado com materiais localizados pelo barulho
Fonte: Alves e Santiago (2022)..
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Atividade 3: Golfe e deficiência intelectual.

Converse com os alunos sobre a presença do golfe em eventos paradesportivos, como Special Olympics e Surdolimpíadas. Há especificidades levadas em consideração para potencializar a participação dos atletas.

Sobre o modo como cada tipo de deficiência é percebido pela sociedade, faça questionamentos. Todas as pessoas com deficiências são vistas da mesma forma? Quais são alguns estigmas e preconceitos comuns associados à deficiência intelectual em nossa sociedade?

A deficiência intelectual muitas vezes não é percebida, sendo escondida ou recebendo menos atenção midiática, por consequência social, se comparada a outras como física.

Nas imagens a seguir, há a opção de vídeos sobre golfe e deficiência intelectual. Após a exibição, discuta com eles as principais impressões e a importância da inclusão, sendo o esporte adaptado para atender as necessidades.

Figura 40 - Golfe e deficiência intelectual
Fonte: PROGRAMA ESPECIAL. Fernanda Honorato participa de uma aula de golfe para pessoas com deficiência intelectual. YouTube, 9 nov. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dkk1QZOvpE8. Acesso em: 26 jul. 2024.

Parte 3: Minigolfe

Atividade 4: Construindo um minigolfe.

Converse com os alunos sobre como vivenciar o golfe na escola. Ouça as ideias, provocando-os a pensar em construir os tacos e os alvos. Divida-os em grupos e distribua os materiais: cabos de madeira, caixas de papelão, tubos de papel, tesouras, grampeadores, cola quente e fitas adesivas. Se preferir, também pode dividi-los em grupos de trabalho e cada grupo ficará responsável por um material do jogo, ou seja, alguns grupos ficarão responsáveis pela construção do taco e outros pelos alvos. Para ajudá-los a visualizar a atividade, apresente imagens de ideias de minigolfe com materiais alternativos. Todos os materiais poderão ser construídos, inclusive as bolinhas (com as folhas de jornal ou revista).

Uma outra possibilidade para a construção destes tacos é utilizar canos de PVC de 25mm e joelhos de PVC ou de garrafa PET e cabos de madeira. O link para a construção estará disponível no Material de Apoio ao Professor, no final da sessão.



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Incentive a colaboração e a divisão de responsabilidades dentro dos grupos para garantir que todos contribuam com a proposta.

Figura 41 - Minigolfe com materiais alternativos
Fonte: Aprenda a fazer um minigolfe. Escolas do Bem ([s.d.]).
Figura 42 - Materiais para a construção do minigolfe
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 43 - Construção de um minigolfe
Fonte: Arquivo pessoal.

Atividade 5: Vivência do minigolfe.

Após a construção dos materiais, permita que os alunos experimentem os materiais de forma livre. Deixe que explorem os tacos e os alvos que construíram, incentivando a criatividade na utilização dos equipamentos e a contar a quantidade de tacadas necessárias para acertar os alvos. Oriente-os a registrar o número de tacadas e os acertos para cada tentativa. Após a experimentação inicial, relembre-os do nome e dos movimentos principais utilizados no golfe, incentivando-os a experimentar os movimentos. No final, peça-os a organização de desafios e circuitos com os alvos construídos por eles ou com obstáculos naturais, até completar o percurso com o menor número de tacadas.

Figura 44 - Vivência do minigolfe
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 45 - Vivência do minigolfe
Fonte: Arquivo pessoal.
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Atividade 2: Encerramento.

Realize a reflexão com os alunos sobre as experiências vividas e o que foi trabalhado nas vivências do golfe paradesportivo. Estimule-os a falarem sobre as experiências do minigolfe e da construção do material.

Fontes para Apoio ao Professor

GRECO, L. Confecção taco de golfe. YouTube, 5 jun. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNj0meHzkpc. Acesso em: 26 jul. 2024

IMPULSIONE. Curso de golfe na escola. Disponível em: https://impulsiona.org.br/impulsiona-esporte-golfe/ .Acesso em: 26 jul. 2024 Regras do golfe nas Special Olympcis. Disponível em: https://resources.specialolympics.org/sports-essentials/sports-and-coaching/golf?_ga=2.263743748.96644959.1694644598-1855151794.1691709585. Acesso em: 8 jun. 2024.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Golfe: características históricas e culturais. Conexão Escola. [s.d.]. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/educacao-fisica-golfe-2/. Acesso em: 25 jul. 2024.

______. Golfe: regras básicas. Conexão Escola. [s.d.]. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/educacao-fisica-golfe-regras-basicas/. Acesso em: 25 jul. 2024.

Notas

6. Disponível em: https://conceitos.com/golfe/. Acesso em: 25 jul. 2024.

7. Embora se foque em questões relacionadas às deficiências, também se incluem reflexões sociais, considerando que o golfe é esporte elitizado.

8. Disponível em: https://www.cbg.com.br/campo-olimpico-de-golfe-desenvolve-ha-tres-anos-projeto-de-golfe-adaptado/. Acesso em: 25 jul. 2024.

9. Disponível em https://www.jornaldogolfe.com.br/em-destaque/evandro-bonocchi-tem-a-primeira-cadeira-de-rodas-de-golfe-do-brasil/. Acesso em: 25 jul. 2024.

10. Disponível em: https://www.nationalclubgolfer.com/tour/tour/england-golf-represents-disability-golf-in-europe/. Acesso em: 26 jul. 2024.

11. ALVES, J. K. P.; SANTIAGO, F. S. Professoras de espaço maker adaptam golfe para deficientes visuais. Porvir, 22 set. 2022. Disponível em: https://porvir.org/professoras-de-espaco-maker-adaptam-golfe-para-deficientes-visuais/. Acesso em: 26 jul. 2024.

12. Sobre isso, ler Fraga (2024).

13. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dkk1QZOvpE8. Acesso em: 26 jul. 2024

14. Disponível em: https://escolasdobem.com.br/passo-a-passo-mini-golf/. Acesso em: 26 jul. 2024.