Tema: Golfe adaptado.
Objetivos: Vivenciar o golfe adaptado, construir um minigolfe com materiais alternativos e refletir sobre estigmas e preconceitos associados à deficiência intelectual.
Tempo estimado: 180 minutos.
Recursos materiais: Cabos de madeira, caixas de papelão, folhas de jornal ou revista, tubos de papel, tesouras, grampeadores, cola quente e fitas adesivas, datashow, notebook, aparelho de som.
Local: Sala de aula ou pátio.
Inicie a aula mostrando uma imagem relacionada ao golfe. Pergunte aos alunos qual o nome do esporte da imagem, se já tiveram contato, qual o objetivo do jogo e quais materiais são utilizados.
Na conversa, mostre diferentes imagens do golfe praticado por diferentes pessoas. Ouça todos os alunos e registre as respostas deles em quadro ou cartaz.
Texto de apoio: Conhecendo o golfe
O objetivo do golfe é acertar uma pequena bola em buracos por meio de uma tacada ou sucessivas tacadas. Vence quem completa o percurso de 18 buracos com o menor número de tacadas (modalidade stroke play) ou quem ganha o maior número de buracos (modalidade match play). A tacada inicial é realizada na área do tee, nome dado ao preguinho onde a bola é colocada.
Esse esporte tem registros históricos desde o séc. XV, com modalidades semelhantes praticadas em países como Holanda e nas Ilhas Britânicas. Hoje, o golfe é esporte presente nas Olimpíadas.
O campo de golfe geralmente tem 9 a 18 buracos, cada um com comprimentos e obstáculos diferentes, sendo dividido em várias áreas.
Existem dois movimentos com o taco importantes no golfe:
Fonte: Federação Paulista de Golfe. Manual didático de golfe. s.d.
Disponível em: https://www.fpgolfe.com.br/wp-content/uploads/2020/06/manual_didaticogolfe_2020.pdf. Acesso em: 27 de jul. 2024.
Após a explicação sobre o jogo de golfe, discuta sobre inclusão e participação de diferentes pessoas no golfe. Questione os alunos sobre quais barreiras físicas tornam o golfe inacessível e quais adaptações são necessárias para que seja mais inclusivo, independentemente de habilidades físicas do participante. Após ouvir os estudantes, mostre imagens de pessoas com deficiência praticando o golfe.
Converse com os alunos sobre a presença do golfe em eventos paradesportivos, como Special Olympics e Surdolimpíadas. Há especificidades levadas em consideração para potencializar a participação dos atletas.
Sobre o modo como cada tipo de deficiência é percebido pela sociedade, faça questionamentos. Todas as pessoas com deficiências são vistas da mesma forma? Quais são alguns estigmas e preconceitos comuns associados à deficiência intelectual em nossa sociedade?
A deficiência intelectual muitas vezes não é percebida, sendo escondida ou recebendo menos atenção midiática, por consequência social, se comparada a outras como física.
Nas imagens a seguir, há a opção de vídeos sobre golfe e deficiência intelectual. Após a exibição, discuta com eles as principais impressões e a importância da inclusão, sendo o esporte adaptado para atender as necessidades.
Converse com os alunos sobre como vivenciar o golfe na escola. Ouça as ideias, provocando-os a pensar em construir os tacos e os alvos. Divida-os em grupos e distribua os materiais: cabos de madeira, caixas de papelão, tubos de papel, tesouras, grampeadores, cola quente e fitas adesivas. Se preferir, também pode dividi-los em grupos de trabalho e cada grupo ficará responsável por um material do jogo, ou seja, alguns grupos ficarão responsáveis pela construção do taco e outros pelos alvos. Para ajudá-los a visualizar a atividade, apresente imagens de ideias de minigolfe com materiais alternativos. Todos os materiais poderão ser construídos, inclusive as bolinhas (com as folhas de jornal ou revista).
Uma outra possibilidade para a construção destes tacos é utilizar canos de PVC de 25mm e joelhos de PVC ou de garrafa PET e cabos de madeira. O link para a construção estará disponível no Material de Apoio ao Professor, no final da sessão.
Incentive a colaboração e a divisão de responsabilidades dentro dos grupos para garantir que todos contribuam com a proposta.
Após a construção dos materiais, permita que os alunos experimentem os materiais de forma livre. Deixe que explorem os tacos e os alvos que construíram, incentivando a criatividade na utilização dos equipamentos e a contar a quantidade de tacadas necessárias para acertar os alvos. Oriente-os a registrar o número de tacadas e os acertos para cada tentativa. Após a experimentação inicial, relembre-os do nome e dos movimentos principais utilizados no golfe, incentivando-os a experimentar os movimentos. No final, peça-os a organização de desafios e circuitos com os alvos construídos por eles ou com obstáculos naturais, até completar o percurso com o menor número de tacadas.
Realize a reflexão com os alunos sobre as experiências vividas e o que foi trabalhado nas vivências do golfe paradesportivo. Estimule-os a falarem sobre as experiências do minigolfe e da construção do material.
Fontes para Apoio ao Professor
GRECO, L. Confecção taco de golfe. YouTube, 5 jun. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNj0meHzkpc. Acesso em: 26 jul. 2024
IMPULSIONE. Curso de golfe na escola. Disponível em: https://impulsiona.org.br/impulsiona-esporte-golfe/ .Acesso em: 26 jul. 2024 Regras do golfe nas Special Olympcis. Disponível em: https://resources.specialolympics.org/sports-essentials/sports-and-coaching/golf?_ga=2.263743748.96644959.1694644598-1855151794.1691709585. Acesso em: 8 jun. 2024.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Golfe: características históricas e culturais. Conexão Escola. [s.d.]. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/educacao-fisica-golfe-2/. Acesso em: 25 jul. 2024.
______. Golfe: regras básicas. Conexão Escola. [s.d.]. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/educacao-fisica-golfe-regras-basicas/. Acesso em: 25 jul. 2024.
6. Disponível em: https://conceitos.com/golfe/. Acesso em: 25 jul. 2024.
7. Embora se foque em questões relacionadas às deficiências, também se incluem reflexões sociais, considerando que o golfe é esporte elitizado.
8. Disponível em: https://www.cbg.com.br/campo-olimpico-de-golfe-desenvolve-ha-tres-anos-projeto-de-golfe-adaptado/. Acesso em: 25 jul. 2024.
9. Disponível em https://www.jornaldogolfe.com.br/em-destaque/evandro-bonocchi-tem-a-primeira-cadeira-de-rodas-de-golfe-do-brasil/. Acesso em: 25 jul. 2024.
10. Disponível em: https://www.nationalclubgolfer.com/tour/tour/england-golf-represents-disability-golf-in-europe/. Acesso em: 26 jul. 2024.
11. ALVES, J. K. P.; SANTIAGO, F. S. Professoras de espaço maker adaptam golfe para deficientes visuais. Porvir, 22 set. 2022. Disponível em: https://porvir.org/professoras-de-espaco-maker-adaptam-golfe-para-deficientes-visuais/. Acesso em: 26 jul. 2024.
12. Sobre isso, ler Fraga (2024).
13. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dkk1QZOvpE8. Acesso em: 26 jul. 2024
14. Disponível em: https://escolasdobem.com.br/passo-a-passo-mini-golf/. Acesso em: 26 jul. 2024.