Intervenção 3: Tiro esportivo

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Tema: Tiro esportivo.

Objetivos: Conhecer e vivenciar o tiro paradesportivo de forma adaptada, apresentar aos alunos as Surdolimpíadas, suas particularidades e as adaptações específicas para atletas surdos, com foco especial no tiro esportivo.

Tempo estimado: 120 minutos.

Recursos materiais: Alvos impressos, grãos (milho ou feijão), óculos de segurança, isopor ou papelão, mesas, cadeiras, projetor, notebook, bexigas, Ts PVC de 25 mm, canos PVC de 25 mm cortado em 15 cm, canos PVC de 25 mm cortados com 6 cm, fita isolante, canos PVC 25 mm com 25 cm de comprimento, canos PVC 25 mm com 15 cm de comprimento, cola quente.

Local: Preferencialmente em local aberto.

Desenvolvimento: Tiro paradesportivo

Parte 1: Apresentação do tiro paradesportivo

Atividade 1: Paradesportos de precisão.

Inicie a aula questionando os alunos sobre o que são esportes de precisão e quais seriam as habilidades necessárias nesses esportes. Questione-os se eles conhecem as Paralimpíadas e quais as modalidades de precisão que estão presentes no evento. Anote no quadro as modalidades mencionadas por eles para visualização coletiva. Explique e mostre imagens das modalidades de precisão que estão presentes nas Paralimpíadas, destacando o tiro esportivo.

Esportes de precisão requerem controle da força e da respiração, além de concentração para acertar o alvo!

Figura 18 - Paratleta Iuri Tauan, jogo bocha, Mundial no Rio
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (2022).
Figura 19 - Paratleta Marcelo Marton no Parapan Santiago, 2023
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro, 2023.
Figura 20 - Paratleta Jane Gogel, eliminatórias do tiro com arco dos Jogos Paralímpicos de Toquio, 2020
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (2021).
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Atividade 2: Tiro esportivo nas Paralimpíadas

Após o levantamento inicial, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar ou se já assistiram a competições de tiro esportivo. Estimule-os a compartilharem experiências e conhecimentos, anotando os pontos principais no quadro. Questione-os se eles conhecem o tiro esportivo e se já viram a modalidade na TV ou Internet.

Mostre imagens e vídeos de diferentes paratletas participando do tiro esportivo, falando sobre seus objetivos. Converse sobre as deficiências elegíveis e as classes da modalidade nas Paralimpíadas.

Texto de apoio: Tiro paradesportivo

No esporte de precisão tiro paradesportivo, os atletas usam a concentração e controle da respiração para diminuir sua frequência cardíaca para garantir maior estabilidade e desempenho durante a prova. O objetivo é atingir o centro do alvo com um número determinado de disparos. O alvo possui 10 anéis, cada um atribuindo uma pontuação de 1 a 10, com o anel central valendo 10 pontos.

Figura 21 - Exemplo de alvo tiro esportivo
Fonte: Google imagens (2024).

As provas são divididas em masculina, feminina e mista nas modalidades de carabina (rifle) e pistola, com competições em três distâncias: 10m, 25m e 50m.

As regras (incluindo o número de tiros e o limite de tempo) dependem da arma, da distância, do alvo ou da posição de tiro.

Podem participar da modalidade nas Paralimpíadas atletas que possuam deficiência física nos membros superiores ou inferiores. A classificação dos competidores é realizada com base no equilíbrio, na mobilidade dos membros, na força muscular e no grau de funcionalidade do tronco. Atletas com variados tipos de deficiência competem entre si, sendo distribuídos em duas classes: SH1 e SH2.

Classe SH1: Atiradores de pistola e de carabina que não requerem suporte para a arma.

Classe SH2: Atiradores de carabina que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para atirar.

Figura 22 - Paratleta Carlos Garletti, classe SH1 na prova R6 carabina 50m
Fonte: Olimpíada Todo Dia (2022).
Figura 23 - Paratleta Alexandre Galgani, classe SH2
Fonte: CPB, 20211.

Recentemente, a World Shooting Para Sport, organização internacional responsável pela supervisão e regulamentação do tiro esportivo paradesportivo, adotou a categoria de tiro para pessoas com deficientes visuais (SH3).



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Figura 24 - Infográfico - tiro esportivo paralímpico

Fonte: Rede do Esporte, 20161.

Atividade 2: Vivência no tiro esportivo/ paradesportivo.

Alvo de tiro para impressão https://bit.ly/3SmGnmZ

Pergunte aos alunos como eles imaginam que poderiam experimentar o tiro paradesportivo na escola, quais materiais seriam utilizados para essa adaptação e alvo e como garantir a segurança durante a atividade. Anote todas as ideias em quadro ou papel grande.

Para a atividade, pode haver a adaptação de um brinquedo de atirar grãos. Antes de iniciar a prática, fale da importância da segurança. Explique que todos devem seguir as regras e as orientações para evitar acidentes. Reforce que o tiro esportivo e paradesportivo é atividade séria, realizada apenas em locais apropriados e supervisionados.

Divida-os em pequenos grupos. Para cada grupo, entregue uma pistola ou carabina adaptada, óculos de proteção, um alvo e as sementes. Fixe o alvo em papelões ou isopor a uma distância de dois a três metros.

Sugestão
Materiais para a atividade são confeccionados antes das aulas. No entanto, dependendo do nível de habilidade manual dos alunos e do tempo para o desenvolvimento da atividade, eles poderão montar os materiais durante a aula. Como os materiais exigem o uso de ferramentas de corte, o professor pode leva-los já cortados.

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Figura 25 - Pistola e carabina adaptadas para tiro paradesportivo
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 26 - Materiais para a construção da carabina e da pistola
Fonte: Arquivo pessoal.

ORIENTAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS

Carabina: um cano PVC 25 mm de 25 cm de comprimento, 1 cano PVC 25 mm de 15 cm de comprimento, cola quente, fita isolante.

Cole os dois canos com a cola quente, encaixe a bexiga no cano de 25 cm, reforce com a fita isolante.

Pistola: um T de PVC de 25mm, um cano PVC de 25 mm de 15 cm, dois canos PVC de 25 mm de 6 cm, uma fita isolante.

Encaixe os canos no T, o cano de 15cm será encaixado na frente, coloque a bexiga no cano de 6 cm e reforce com a fita dois canos de 4 cm aos joelhos.

Durante a vivência, tenha bexigas reserva e fitas, caso algum brinquedo estrague.

Figura 27 - Vivência do tiro paradesportivo
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura 28 - Vivência do tiro paradesportivo
Fonte: Arquivo pessoal.
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Parte 2: Tiro esportivo nas Surdolimpíadas

Atividade 1: Conhecendo as Surdolimpíadas.

Comece a aula relembrando as atividades e os temas já trabalhados, especialmente os relacionados às Paralimpíadas. Questione-os sobre as Paralimpíadas: quais são os tipos de deficiência elegíveis para as Paralimpíadas? Pessoas com deficiência auditiva participam das Paralimpíadas? Permita que eles discutam e apresentem opiniões e conhecimentos sobre o tema.

Explique que pessoas com deficiência auditiva não competem nas Paralimpíadas, mas em evento específico chamado Surdolimpíadas. Converse sobre a história das Surdolimpíadas, destacando sua importância e o fato de serem a competição internacional mais antiga para pessoas com deficiência, realizada pela primeira vez em 1924. Durante a apresentação, questione-os o que acharam das adaptações visuais e da comunicação por sinais e como essas adaptações impactam na participação dos atletas surdos nas atividades esportivas.

Texto de apoio: Movimento Surdolímpico

Inicialmente chamados Jogos Internacionais Silenciosos, as Surdolimpíadas ou Deaflympics foram criadas em 1920 e tiveram sua principal competição internacional em 1924, com a criação do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (Santana Jr, 2023).

Segundo Franco (2019), o objetivo de sua criação foi promover o esporte entre as pessoas surdas, mostrando-se como forma de combater o preconceito da época com relação a elas. Os surdoatletas competem seguindo as regras oficiais dos esportes convencionais com algumas modificações relacionadas à arbitragem (Franco, 2019), como o uso de luzes de cores diferentes utilizadas na largada e na saída nas provas de natação e atletismo ou u uso de bandeirinhas pelos árbitros no caso do futsal e do futebol. A elegibilidade para participar das Surdolimpíadas requer uma perda auditiva de pelo menos 55 dB no melhor ouvido, conforme avaliação realizada por audiometria. Os atletas se classificam em única classe de competição (Santana Jr, 2023).

A surdez não é uma deficiência elegível nos Jogos Paralímpicos. De acordo com Franco (2019), a surdez é percebida pelos surdos como característica de sua identidade e sua forma de comunicação. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das principais marcas da cultura das pessoas surdas. Esse meio de comunicação, além de fazer parte da construção de sua identidade, é também um modo de fortalecimento social e político.

Embora haja interesse em incluir as pessoas surdas nos Jogos Paralímpicos, existem barreiras que impedem que isso aconteça, como inviabilidade financeira e logística. Essas barreiras incluem a necessidade de intérpretes de várias nacionalidades, a falta de garantia de igualdade entre os atletas devido à presença de ouvintes e a possibilidade de descaracterizar a competição, tirando a autonomia de surdos na organização do evento (Ammons; Eickman, 2011).

Saiba mais em: Movimento Surdolimpico, Disponível em: https://paradesporto.unifesp.br/producao/. Surdolimpíadas (deaflympics): histórias e memórias dos esportes surdos no Brasil (1993-2017), Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202258. Acesso em 05 maio 2024.

Figura 29 - Surdolimpíadas
Fonte: Advogado em Libras. Surdolimpíadas no Jornal Nacional. YouTube (2022). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XrVVJ8e7wk4. Acesso em: 25 jul. 2024
Figura 30 - Comunicação dos árbitros com os paratletas na Surdolimpíadas
Fonte: Globo Esporte RS. Veja como é a comunicação dos árbitros com os atletas na Surdolimpíadas. Globoplay (2022). Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/10551457/?s=0s. Acesso em: 25 jul. 2024.

Atividade 2: Encerramento.

Realize uma reflexão com os alunos sobre as experiências vividas e o que foi trabalhado nas vivências com o tiro paradesportivo. Como atividade de avaliação, peça-os que confeccionem um brinquedo de atirar e o alvo. Faça fotos e vídeos para mostrar na próxima aula. Relembre a atividade da aula passada e as ideias que tiveram quando foram estimulados a vivenciar o tiro paradesportivo na escola.



Fontes para Apoio ao Professor

CBDS - Por que os atletas surdos não participam das Paralimpíadas? Disponível em: https://cbds.org.br/cbds/paralimpiadas-e-surdolimpiadas. Acesso em: 25 jul. 2024.

CBDS. Tiro esportivo. Disponível em: https://cbds.org.br/cbds/categoria/tiro-esportivo. Acesso em: 25 jul. 2024.

RAMOS, B. Tiro esportivo adaptado à Educação Física. YouTube, 10 set. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n3hBl2XNVEU. Acesso em: 25 jul. 2024

Notas

2. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/53338706097/in/album-72177720312736187/. Acesso em: 23 jul. 2024.

3. Disponível em: https://www.olimpiadatododia.com.br/paralimpiada-todo-dia/478992-carlos-garletti-mundial-tiro-esportivo/. Acesso em: 24 jul. 2024.

4. Disponível em: https://cpb.org.br/noticias/unico-atleta-brasileiro-do-tiro-esportivo-alexandre-galgani-mira-inedita-medalha-nos-jogos-paralimpicos/. Acesso em: 24 jul. 2024.

5. Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/tiro-esportivo. Acesso em: 24 jul. 2024.