Intervenção 1: Introdução ao universo cultural das pessoas com deficiência e paradesportos

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Tema: Conhecimentos e percepções sobre deficiência, acessibilidade e paradesporto.

Objetivo: Mapear os saberes e as representações dos alunos referentes às pessoas com deficiência, seus direitos e sua acessibilidade.

Local: Sala de aula.

Desenvolvimento: Introdução a temática deficiência, acessibilidade e paradesporto

Parte 1: Preparação da atividade

De acordo com a cartilha Posso ajudar? (2022) elaborada pelo Ministério Público do estado do Rio Grande do Sul, o termo mais apropriado é pessoas com deficiência. Expressões como pessoa com necessidades especiais ou portador de necessidades especiais não são mais usadas. A palavra portador é inadequada, pois transmite a ideia de que a deficiência é algo que a pessoa pode deixar de ter. Da mesma forma, o termo deficiente caiu em desuso por sugerir incapacidade.

A deficiência é uma característica da pessoa, assim como a cor dos olhos ou da pele, sendo que a pessoa está em primeiro lugar, antes de sua característica.

Saiba mais em: Posso Ajudar? Disponível em: https://www.mprs.mp.br/media/areas/dirhum/arquivos/cartilha_posso_ajudar_final.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.

Divida o quadro em três partes iguais. No topo de cada seção, escreva pessoas com deficiência, acessibilidade e paradesporto.

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Atividade 1: Chuva de Ideias.

Conte aos alunos que será feita uma "chuva de ideias". Explique que eles deverão dizer palavras ou frases relacionadas aos tópicos escritos no quadro. Estimule-os a expressarem o que vier em mente sobre cada tópico. O professor evita interferir ou ignorar qualquer contribuição. Todas as sugestões serão anotadas no quadro para registrar percepções e conhecimentos prévios deles sobre os temas discutidos.

Atividade 2: Discussão das palavras escritas no quadro.

Depois da chuva de ideias, promova uma discussão sobre palavras e frases anotadas. Analise rapidamente o significado dos termos escritos no quadro. Aproveite o momento para explorá-los, mostrar imagens e aprofundar o tema.

Observe os três quadros para auxiliar na discussão.

Pessoas com deficiência

De acordo com o art. 2 da LBI, "[...] considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".

Que tal...

Pensar junto com os alunos sobre as barreiras mencionadas pela lei. Faça questionamentos como quais seriam essas barreiras? Essas barreiras são apenas físicas?

Acessibilidade

Segundo a Lei 10.098/2000 - Lei de Acessibilidade, a acessibilidade refere-se às condições para que uma pessoa consiga acessar e utilizar, de maneira segura e autônoma, espaços e serviços. Essas condições incluem áreas e equipamentos mobiliários e urbanos, edificações, meios de transporte, meios de informações e comunicações. Sassaki (2009) esclarece que existem seis dimensões de acessibilidade: arquitetônica referente às barreiras físicas, comunicacional diz respeito à comunicação entre as pessoas, metodológica é quanto a métodos e técnicas de lazer, trabalho, educação etc., instrumental é sobre barreiras de instrumentos, ferramentas, utensílios etc., programática diz sobre a intrínseca em políticas públicas, legislações, normas etc. e atitudinal tendo a ver com preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações nos comportamentos da sociedade às pessoas com deficiência.

Saiba mais em: Inclusão: Acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 20 maio 2024.

Que tal...

Mostrar imagens de instituições em sua cidade como escolas, parques, edifícios públicos, e eventos locais? Estimule os estudantes a identificarem e a avaliarem as condições de acessibilidade nas imagens.



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Paradesporto

Segundo Abellán e Saez-Gallego (2017), consideram-se paradesportos os esportes criados ou adaptados de acordo com as especificidades das pessoas com deficiência. Nessa categoria, há esportes presentes em competições multiesportivas como Paralimpíadas ou Special Olympics, como modalidades independentes como o golfe, o surfe e o futebol de amputados (Winckler, 2022).

Aproveite o momento para...

Mostrar imagens de diferentes paradesportos, eventos paradesportivos e locais para a prática do paradesporto em sua cidade.

Acesse o site oficial de fotos do Comitê Paralímpico: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/albums/.

Parte 2: Registro e avaliação

Atividade 1: Construção coletiva do cartaz.

Fixe o papel pardo ou a cartolina em local visível e acessível para todos. O objetivo é que os alunos exponham suas reflexões, em conjunto, acerca da primeira parte da aula e elaborem um cartaz juntos. No entanto, se preferir, o professor pode dividir a turma em pequenos grupos ou permitir que cada aluno contribua individualmente. Forneça revistas, imagens impressas, canetões coloridos, canetinhas e lápis de cor para que eles falam colagens e adicionem elementos visuais ao cartaz. Oriente-os a usar, além das palavras e frases anotadas no quadro, outras ideias que surgirem durante a discussão.

Essa atividade pode ser realizada em outros espaços da escola, como pátio ou quadra.

Atividade 2: Apresentação dos trabalhos.

Após a conclusão do cartaz, organize uma apresentação para a turma. Peça aos alunos que expliquem suas contribuições e como elas representam suas percepções sobre os temas discutidos. Exiba o cartaz em local visível na sala de aula ou em espaço comum da escola, valorizando o trabalho coletivo deles. Caso ainda existam percepções capacitistas, permita que, após as intervenções com os paradesportos, eles possam mudar ou acrescentar informações ao cartaz.

Fontes para Apoio ao Professor

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2015.

BRASIL. Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2000.

WINCKLER, Ciro et al. Definindo o paradesporto. Santos: Paradesporto Brasil + Acessível, 2022. 12 p.: il. color. Disponível em: https://paradesporto.unifesp.br/repositorio/trabalhos/4018d5356bfb962b49b844d5a893c99bf9fe1.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.

Notas

2. 2