Este produto educacional foi escrito a partir de um recorte resultante da dissertação “Práticas de leitura e acessibilidade para a formação de leitores no Espaço de Leitura Acessível do Núcleo de Educação Básica Inclusiva e Formação em Práticas Docentes do CEPAE/UFG” defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, como requisito para obtenção do título de Mestre (a) em Ensino na Educação Básica, na área de concentração: Ensino na Educação Básica e na linha de Pesquisa: Práticas escolares e aplicação do conhecimento.
Intitulado como “Espaço de leitura acessível na escola”, o e-book foi desenvolvido como material didático e instrucional, mais especificamente conhecido como livro paradidático a ser divulgado em meio digital. Sua finalidade é de se tornar um material paradidático que aborde inclusão, acessibilidade, desenho universal e empatia, destinado a promoção do livro, da leitura acessíveis por meio de ações em espaços escolares e culturais.
A criação de um Espaço de Leitura Acessível iniciou-se com um sonho em disponibilizar o acesso à leitura, a cultura, a formação de leitores de maneira humanizada e lúdica a um público bastante carente a esses acessos, bem como projetar o bibliotecário como protagonista frente ao atendimento às demandas da educação inclusiva, principalmente na Educação Básica, e assim garantir os direitos do público-alvo da educação inclusiva em conjunto com as demais crianças e jovens em espaços escolares e/ou bibliotecas.
Para projetar esse espaço, o documento: Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável que possui 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que visam mudanças para um mundo mais sustentável e resiliente até 2030 foi o maior norteador da proposta. A agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015), traz em seu 4º Objetivo – Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, uma direção clara de como esse espaço deve ser constituído. Outro documento importantíssimo foi a Política de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG, 2017). Assim sendo, o Espaço de Leitura Acessível deve assegurar os direitos humanos garantindo a realização do seu potencial em matéria de dignidade e igualdade, ser inclusivo, falar sobre inclusão e promover atividades acessíveis e inclusivas em prol da formação de leitores. Tem como público alvo estudantes do ensino fundamental, o público alvo da educação inclusiva, professores (as) em formação, professores (as) formadores, professores (as) regentes, profissionais que trabalham na educação inclusiva, bibliotecários (as), e bibliotecários (as) inclusivos (as), pessoa que atuam em escolas de ensino básico e interessados pelo assunto.
Foi vivenciado com 20 alunos (as), com e sem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, matriculados (as) regularmente no 1º ano do Ensino Fundamental, 1 professora em formação (mediadora pedagógica que realiza o atendimento educacional especializado com o (a) aluno (a) com necessidades específicas na turma), e 01 professora regente da sala, ambos do CEPAE/UFG, na cidade de Goiânia-Goiás. A unidade escolar pertence à Rede Federal de ensino, sendo uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), intitulada Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). Seu desenvolvimento teve duração de 40 horas.
O Produto Educacional pode ser repetido, mesmo com adaptações, em diferentes contextos escolares, em bibliotecas, locais onde se desenvolvam atividades culturais, bem como em tantos outros locais. Apresenta replicabilidade com abrangência territorial nacional, sendo concebido a partir da observação e/ou da prática da pesquisadora e está totalmente atrelado à questão de pesquisa da sua dissertação que apresenta método claro de pesquisa-ação. Expõe de forma objetiva a aplicação e análise do produto com uma reflexão sobre esse produto, com base nos referenciais teórico e teórico-metodológico, associando diferentes tipos de conhecimento, autores e interação de múltiplos atores - segmentos da sociedade, identificável nas etapas estabelecidas e nas soluções geradas associadas ao produto, e existem apontamentos sobre os limites de sua utilização.
Sua elaboração ou desenvolvimento não contou com fomento, mas apesar disso, será de acesso aberto e se encontra sob o registro de depósito de propriedade intelectual de Licença Creative Comons https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR, do tipo CC BY-NC-SA (Attribution-NonCommercial-ShareAlike). Essa licença permite o compartilhamento (cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato sob alguns termos específicos) e a adaptação, desde que não seja para fins comerciais, que se atribuam os devidos créditos e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
O produto educacional foi registrado e disponibilizado no Portal EduCAPES no link: https://educapes.capes.gov.br/, apresentado como apêndice da Dissertação de Mestrado (Apêndice 10 – Produto Educacional formato Ebook) do qual é fruto. Poderá ser encontrado nos acervos online do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (Sibi/UFG), onde ocorrerá o depósito legal da dissertação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Goiás (BDTD/UFG) no link: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/13130.
Os recursos materiais constantes neste e-book foram transferidos para a Professora Dr.ª Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra representando a Comissão de Educação Inclusiva (Presidente da Comissão) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG), para o Espaço de Leitura Acessível (CEPAE/UFG) e para a Professora Dr.ª Vanessa Helena Santana Dalla Déa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFG), também professora formadora na Associação Down de Goiás (ASDOW), por meio da “Declaração Simplificada de Doação – Pessoa Física”, contendo as listas com as doações de livros em diferentes formatos (cartonados, mini livros, gibis, livro de banho) e materiais como almofadas confeccionadas artesanalmente, tatames coloridos, materiais pedagógicos confeccionados pela pesquisadora de forma artesanal de Etil Vinil Acetato (conhecido como E.V.A.), além de outros materiais utilizados na vivência pedagógica. A transferência total se dará por meio da disponibilização e do compartilhamento deste e-book em diversas mídias digitais.
Sua utilização foi pensada para contemplar espaços que promovam ou possam vir a promover Leitura Acessível (escolas, espaços de formação, bibliotecas, repositórios institucionais, etc.). Pretende-se que seja disseminador de práticas inclusivas através da empatia e do incentivo à leitura. Que seja utilizado como material de referência na formação de novos atores inclusivos (professores, bibliotecários e pesquisadores da área de educação inclusiva) ou simplesmente por quem se interessar pela temática.