“[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Freire, 2018a, p. 20).
O ebook foi idealizado partindo da essência da educação como prática de liberdade por meio da dialogicidade de Paulo Freire. É através dela que a oferta das práticas inclusivas surge direcionada para que “os que se encontram negados no direito primordial de dizer a palavra reconquistem esse direito, proibindo que este assalto desumanizante continue”, pois, “se é dizendo a palavra com que, pronunciando o mundo, os homens o transformam, o diálogo se impõe como caminho pelo qual os homens ganham significação enquanto homens” (Freire, 2018, p. 109, grifo do autor). E acrescentando, para que existam enquanto sujeitos ativos e críticos no mundo social e cultural da leitura.
Os estudos apontaram que nossas crianças e jovens estão sujeitos a uma enorme exclusão nas escolas de ensino regular que ofertam a educação básica e nos espaços culturais que promovem o livro e a leitura. Além carência de: locais, materiais e pessoas acessíveis, de conhecimento sobre inclusão, acessibilidade e práticas inclusivas, de uma formação de professores de educação básica e profissionais bibliotecários (habilitados) voltadas para essa temática. Por esse motivo, compreendemos a importância das políticas públicas e institucionais escolares e culturais efetivas que pensem na abrangência da educação, do ensino e da cultura voltados para a justiça social, para a dialogicidade, para a liberdade, para os valores democráticos, para os processos éticos e para o desenvolvimento sustentável, pensando, assim, nas próximas gerações para que possam ser menos excludentes e mais inclusivas.
Constatamos que promover a acessibilidade e o incentivo à leitura através de práticas inclusivas para a formação de leitores no Espaço de Leitura Acessível do Núcleo de Educação Básica Inclusiva e Formação em Práticas Docentes do CEPAE/UFG é possível, desde que haja mais espaços como este aqui idealizado, haja mais investimentos, mais sensibilidade em relação ao outro, mais formação específica e adequada de professores e profissionais bibliotecários, mais bibliotecários (habilitados) exercendo sua função nas bibliotecas escolares, mais bibliotecas escolares equipadas com uso de recursos de tecnologia assistiva, com a oferta de projetos que realizem vivências pedagógicas com as crianças e jovens, e a constante luta contra qualquer tipo de discriminação, preconceito ou homofobia.
Estamos cientes e felizes em cumprir com nossos objetivos e deixar um material que possa auxiliar e inspirar novos projetos com ações que: valorizem as diversidades, desenvolvam práticas inclusivas para a formação de leitores em comunidades escolares, promovam a leitura, acessibilidade e a inclusão, contribuam com a promoção de acessibilidade no âmbito comunicacional e informacional na educação básica, auxiliem na capacitação de professores para mediação de leitura acessível, além de reforçar a importância da atuação do bibliotecário inclusivo e dos professores na educação básica. Entendemos o quanto as fontes e informações adequadas foram capazes de realizar o direcionamento ideal tanto para pesquisa quanto para a escrita deste e-book. É inegável a importância da atuação do bibliotecário inclusivo e dos professores que participaram das ações desenvolvidas.
Que o universo dos livros, da leitura e dos leitores se estabeleça com oportunidades para que as crianças e jovens possam ter acesso à diversidade, à ludicidade, ao respeito, ao brincar e ao ser feliz. Que possibilitem um processo gradativo de crescimento e amadurecimento pessoal, intelectual e emocional, sem se deslocarem de suas vivências e de sua realidade, e ao mesmo tempo sendo solidários consigo mesmos e para com os outros, independentemente se eficientes ou deficientes, com ou sem necessidades específicas, ocupando o lugar que lhes pertence.
Que esse espaço seja de diversidade, diferenças, sabores e cheiros, cores e sons, lutas, vitórias e que acima de tudo represente cada criança e jovem com necessidade específica ao atendimento ao seu direito de acesso, permanência e sucesso em uma educação de qualidade. Que despertemos o sentimento de pertencimento das pessoas aos bens culturais acessíveis e inclusivos. Que possa haver a transferência do produto educacional para as unidades de ensino da Rede Básica de Goiânia e Região Metropolitana, passando a fazer parte da estrutura de cada Biblioteca Escolar com seu Bibliotecário. Que a luta por mais bibliotecas em escolas e unidades de ensino públicas ou privadas se fortaleça (#pormaisbibliotecascombibliotecários). Que o ‘Espaço de Leitura Acessível’ possa configurar a estrutura organizacional de outros tipos de Bibliotecas ou Unidades de Informação, sendo modelado de acordo com cada público e se tornando um novo recurso didático e/ou pedagógico. Que possa ser local de trabalho do profissional Bibliotecário, campo de estágio para os estudantes de Biblioteconomia ou das Licenciaturas. Enfim, que possa sair do papel e voar por aí, navegar por outros mares, sair em outras direções, ocupar outros espaços e outras realidades. As sementes foram lançadas.... Contamos com aqueles que possam regá-las, protegê-las e cuidá-las! Precisamos de árvores fortes e saudáveis! Que tragam bons frutos e que estes sejam compartilhados e possam chegar ao conhecimento de mais multiplicadores. Que seja verdadeiramente dialógico, acessível e inclusivo.