Unidade 3: Biodiversidade III

Subtema 1: Biologia e Sistemática de Invertebrados

4. Filo Nemata (ou Nematoda)

Os representantes deste filo são conhecidos em água doce e do mar, e na terra. Várias espécies possuem importância médica ou econômica, sendo as lombrigas as mais conhecidas. Algumas formas são de vida livre e possuem tamanho microscópico. A maioria das espécies é parasita e pode chegar a 8 metros, parasitando tanto animais como plantas. São animais pseudocelomados, de corpo não segmentado, geralmente circulares em seção transversal. Maioria é dioica, ou seja, machos e fêmeas distintos.

O Filo é dividido em duas classes:

    a) Classe Adenophorea (=Aphasmida): possuem quimiorreceptores cefálicos chamados anfídios. Sistema excretor simples. Maioria de vida livre.

    b) Classe Secernentea (=Phasmida): possuem anfídios cefálicos e fasmídios (órgãos sensoriais) caudais. Sistema excretor complexo. Maioria é parasita e os de vida livre são em maioria terrestres. Nesta classe estão os parasitas mais conhecidos, como as lombrigas (Ascaris lumbricoides), os ancilóstomos (Ancylostoma duodenale), filárias (Wuchereria bancrofti), oxiúros (Enterobius vermicularis) e bichos geográficos (Ancylostoma braziliensis).

Os nematóides possuem cutícula flexível e bem desenvolvida, e o crescimento ocorre por descarte cuticular em jovens (4 mudas). Possuem cordões nervosos dorsal e ventral, canais excretores laterais, trato digestivo completo. Não existem protonefrídios e a eliminação ocorre por células que se abrem por poro excretor. São dióicos com dimorfismo sexual (machos com extremidade posterior em forma de gancho, além de espículas), e a fertilização é interna.

Como exemplo da importância deste grupo, a Ascaris sp.ocorre no intestino delgado humano e de porcos, e pode produzir 200 mil ovos por dia (27 milhões ao longo da vida). Wuchereria bancrofti causa elefantíase (ou filariose), obliterando dutos linfáticos, e causando crescimento excessivo do tecido conjuntivo. Ancylostoma duodenale causa amarelão, ocorrendo laceração do intestino para sucção de sangue.

Sugestão de aula prática: Da mesma forma que em Platyhelminthes, é possível obter nematóideos em matadouros. Outro meio é buscar em plantas, onde é facilmente observável o caminho que um nematóide percorreu, deixando um “trilho” na folha. Não existem estruturas externas que tenham destaque para serem observadas. Dependendo do material analisado e dos recursos disponíveis em uma lupa, é possível observar, por transparência, estruturas como útero, oviduto, ovário e intestino.