Unidade 1: Introdução à Educação Ambiental

2. Princípios da Educação Ambiental

Segundo a Conferência de Tibilisi (1977), os princípios básicos que norteiam a Educação Ambiental são:

  1. levar em consideração o ambiente sob seus aspectos naturais, tecnológicos e humanísticos (aspectos culturais, socioeconômicos, políticos e históricos);
  2. consistir num processo contínuo e permanente, sendo construído ao longo de todos os níveis da educação formal e não formal;
  3. possuir um enfoque interdisciplinar, de forma que os conteúdos específicos de cada disciplina sejam interligados e contribuam para promover uma perspectiva global;
  4. analisar as questões ambientais nas dimensões locais, regionais e globais, de forma a permitir que o educando possa identificar similaridades entre as condições ambientais de seu entorno e de outras localidades geográficas;
  5. concentrar-se nas questões ambientais da atualidade, considerando também perspectivas históricas;
  6. suscitar a cooperação local, nacional e internacional, na prevenção e resolução dos problemas ambientais;
  7. ponderar sobre os aspectos ambientais envolvidos em planos de desenvolvimento e crescimento, de maneira clara;
  8. cooperar para a identificação das causas e efeitos dos problemas ambientais;
  9. diversificar ambientes e métodos na prática educativa ambiental, valorizando as atividades práticas e as experiências pessoais.