Tema II

Superfície Celular

Todas as células vivas são envolvidas por uma membrana plasmática que serve para separar e proteger seus constituintes do meio externo. Dentro da célula eucariótica as organelas, envoltas por membrana, mantêm as diferenças, características entre os conteúdos de cada organela e o citoplasma. A estrutura da membrana plasmática pode ser observada na Figura 2. Todas as membranas biológicas têm uma estrutura em comum: uma dupla camada de lipídios com proteínas associadas (modelo MOSAICO FLUIDO).


Figura 2. A membrana celular pode ser observada de diversas formas. A. Eletromicrografia da membrana plasmática de uma hemácia, em seção transversal. B e C Desenhos esquemáticos mostrando visões bi e tridimensionais de uma membrana celular. Imagem adaptada de: Alberts et al., 2011.

As células vivem e crescem em função das trocas de moléculas com o ambiente. Várias substâncias entram e saem da célula espontaneamente, por um fenômeno físico conhecido como difusão. Pequenas substâncias como íons e gases cruzam a membrana, passando do meio mais concentrado (hipertônico) para o menos concentrado (hipotônico). Algumas substâncias entram na célula através de proteínas da membrana (permease) por um processo denominado difusão facilitada. Estes tipos de transporte ocorrem sem gasto de energia e são denominados TRANSPORTE PASSIVO.


Figura 3. Transporte através da membrana. Imagem adaptada de: Alberts et al., 2011.

Os transportadores ou canais mediam o transporte de moléculas através da membrana plasmática. No transporte passivo não ocorre gasto de energia. Contudo, o movimento de uma substância contra o gradiente de concentração necessita de energia, temos, portanto, o TRANSPORTE ATIVO.

Vamos pensar?

Cinco estudantes em uma sala de aula sempre se sentam juntos na primeira fila de carteiras. Isso pode ocorrer porque (A) eles realmente se gostam, ou (B) nenhum outro aluno quer se sentar junto a eles. Qual das duas explicações também se aplica às moléculas lipídicas, quão diferentes seriam as suas propriedades?


Recapitulando

  • Membranas celulares delimitam a células e também seus compartimentos.
  • Estruturalmente, as membranas celulares são formadas por bicamada lipídica onde proteínas estão embebidas.
  • A bicamada lipídica das membranas celulares é permeável a moléculas apolares pequenas e a moléculas polares muito pequenas. Por outro lado, é impermeável à maioria das moléculas grandes.
  • As membranas celulares apresentam duas classes de proteínas de transporte: os transportadores e os canais.
  • No transporte ativo, as substâncias se movem espontaneamente a favor de seu gradiente de concentração. No transporte ativo, a substância é transportada contra seu gradiente de concentração em um processo que requer gasto de energia.