Tema III

Célula: fluxo da informação genética

A presença do núcleo representa uma das principais características da célula eucariótica. Ao microscópio óptico o núcleo tem contornos nítidos (envoltório nuclear), que se comunica com o exterior por meio do complexo do poro, o seu interior é preenchido por nucleoplasma onde se distinguem o nucléolo e a cromatina (Figura 4).


Figura 4. Esquema representativo do núcleo e seus componentes. Imagem adaptada de: Junqueira e Carneiro, 2012.

A principal função do núcleo é conter a informação genética (DNA). É no núcleo que ocorre a replicação do DNA e também a transcrição em RNA. A informação genética, desta forma, flui do DNA no núcleo para o RNAm e, este, transporta a informação para o citoplasma onde ocorre a síntese de proteínas. Em organismos unicelulares, a célula cresce ao absorver substâncias do meio e utilizando esses materiais na síntese de compostos celulares. Quando essas células atingem um dado tamanho dividem-se, obtendo-se duas células-filhas com metade do tamanho, que crescerão e assim sucessivamente. Em organismos multicelulares, pelo contrário, a divisão celular e o aumento do volume celulares são os meios pelo qual o organismo cresce.

Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose. A mitose ocupa de 5 a 10% do ciclo celular, o restante do tempo é ocupado pela intérfase. Na intérfase podem ser observadas três fases: G1, S e G2.  É na etapa S que ocorre a replicação do DNA. A mitose é um processo contínuo, mas geralmente considera-se, por uma questão de facilidade, quatro etapas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase (Figura 5). A mitose é a divisão habitual das células somáticas, pela qual o corpo cresce se diferencia e realiza reparos. A divisão mitótica resulta normalmente em duas células-filhas, cada uma com cromossomos e genes idênticos aos da célula-mãe. A meiose ocorre somente nas células da linhagem germinativa e apenas uma vez numa geração. Resulta na formação de células reprodutivas (gametas), cada uma das quais tem apenas 23 cromossomos. Nas células somáticas humanas são encontrados 46 cromossomos.


Figura 5. Etapas da Mitose: I ao III prófase, IV metáfase, V e VI anáfase, VII e VIII telófase. Imagem adaptada de Wikipedia.

Vamos pensar?

Por que uma célula-mãe diploide, que sofre meiose, produz quatro células haplóides?


Recapitulando

  • O núcleo constitui a principal característica que distingui células eucarióticas de células procarióticas. Os principais constituintes são: cromossomos ou cromatina, nucléolo, nucleoplasma.
  • O ciclo celular possui as fases: S, G1 e G2 (intérfase) e M (mitose). A mitose se subdivide em prófase, metáfase, e anáfase e telófase.
  • Durante a meiose, os cromossomos de origem paterna e materna, em uma célula diplóide, distribuem-se entre os gametas.