Tema I

Diversidade Celular

As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. As células são pequenas unidades limitadas por membrana, preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas e com capacidade de criar cópias delas mesmas.

As células variam em tamanho, função e em necessidades químicas. Considere o painel de células mostradas na Figura 1. Em humanos acredita-se que existam, aproximadamente, 100 trilhões de células, que se organizam em grupos e efetuam tarefas especializadas e são ligadas por um eficiente sistema de comunicação. Apesar da diversidade observada entre as células, as mesmas têm uma química básica em comum.

Figura 1. Variedade de formas e tamanhos de células. A. Célula nervosa, B. Paramecium, célula gigante única, C. Corte de caule e, D. Bactéria. Imagem adaptada de: Alberts et al., 2011.

As células possuem como propriedades básicas:

  1. Complexidade e ao mesmo tempo organização
  2. Possuem um programa genético e os meios para usá-lo
  3. São capazes de produzir cópias delas mesmas
  4. Adquirem e utilizam energia
  5. Realizam uma variedade de reações químicas
  6. Participam de numerosas atividades mecânicas
  7. São capazes de responder a estímulos
  8. São capazes de autorregulação.

Teoria celular

  • As células constituem as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os organismos vivos;
  • As células se originam unicamente de outras células e sua continuidade se mantém devido à transmissão de seu material genético ao longo das gerações;
  • A célula é a menor unidade de vida.

De acordo com o número de células que compõe os organismos vivos podemos classificá-los em unicelulares e pluricelulares (ou multicelulares). Considerando a presença ou ausência do núcleo os organismos são classificados em eucariotos (grego- eu, significando "verdadeiro" e Karyon, "núcleo") e procariotos (pro- antes).

Célula procariótica

A maioria dos procariotos vive como organismo unicelular. Na forma e estrutura podem parecer simples e limitados, mas a célula procariótica apresenta química elaborada. Os organismos procarióticos exploram enorme amplitude de habitats, alguns são aeróbios (utilizam oxigênio para oxidar alimentos), outros anaeróbios e morrem à mínima exposição ao oxigênio. Os procariotos se alimentam de qualquer material orgânico.

A célula procariótica não contém organelas, frequentemente tem uma cobertura protetora resistente chamada parede celular, envolvendo a membrana plasmática, que envolve um único compartimento contendo o citoplasma e o DNA.

Célula eucariótica

Em geral, as células eucarióticas são mais elaboradas que as células procarióticas. Por definição, todas as células eucarióticas possuem núcleo, são ricas em membranas e, morfologicamente, apresentam um citoplasma, envolvido pela membrana plasmática e vários compartimentos com funções diferentes. Verifique as principais organelas encontradas em células eucarióticas a partir do ponto de vista das suas funções:

  • O NÚCLEO está envolvido por duas membranas concêntricas que formam o envelope nuclear.
  • As MITOCÔNDRIAS são geradoras de energia química para célula.
  • O RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO (RE) é o local no qual a maioria dos componentes da membrana celular, assim como materiais destinados à exportação a partir da célula, é sintetizado.
  • O APARELHO DE GOLGI recebe e modifica quimicamente as moléculas sintetizadas no RE e então as direcionam para outros locais.
  • É nos LISOSSOMOS que ocorre a digestão intracelular.

Uma troca contínua de materiais ocorre entre o RE, o aparelho de Golgi, os lisossomos e o exterior da célula. No citoplasma observa-se uma rede de filamentos responsável pelos movimentos celulares direcionados, o citoesqueleto.

Vamos pensar?

Numa cidade temos a prefeitura que representa o CENTRO DE COMANDO, temos os correios que RECEBEM, SELECIONAM e DISTRIBUEM as correspondências. E na célula eucariótica? Compare a célula eucariótica com uma cidade.


Recapitulando

  • As células são as unidades fundamentais da vida. Células são complexas e organizadas, se originam de outras células preexistentes, possuem um programa genético e maneiras de usá-lo.
  • Além disso, as células são capazes de responder a estímulos e se autorregularem.
  • Existem dois tipos de células: células eucarióticas (com núcleo) e células procarióticas (sem núcleo).
  • Células procarióticas possuem organização simples, formas e tamanhos variados, não possuem organelas e o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
  • Células eucarióticas possuem núcleo e outras organelas. O citoplasma inclui todo o conteúdo celular fora do núcleo. Encontra-se no citoplasma as mitocôndrias que realizam oxidação de moléculas do alimento. O retículo endoplasmático, o aparelho de Golgi e os lisossomos permitem que as células sintetizem moléculas complexas para exportação a partir da célula.