VOLTAR À COLEÇÃO ISBN: 978-65-997623-7-6
Volume 3

Experiências Críticas de Ensino na Educação Básica:

Educação Sexual, Questões Étnico-raciais, Inclusivas e Ambientais

Sobre os autores


Ana Lúcia da Silva Raia
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ, Mestre no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) da UERJ, Professora da Educação Básica da Rede Municipal do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (GPMC) da UFRRJ.

Anna Maria Dias Vreeswijk
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em História pela mesma instituição (2008) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2013). Professora de História (DE) locada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), atuando na 2ª fase do ensino fundamental e ensino médio da educação básica. Professora cadastrada no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, nível Mestrado Profissional (CEPAE/UFG). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história na educação básica, ensino para as relações étnico-raciais e de gênero, ensino e imagem.

Cláudia Gomes Cruz
Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Graduada em Pedagogia, Aluna do Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico do Colégio Pedro II e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas.

Claudia Jorge de Freitas
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PPGEB/CAp-UERJ).Professora de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da SME/RJ. Pedagoga. Psicopedagoga. Membro dos Grupos de Pesquisas: Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades - NuDES/FEBF-UERJ e Formação em Diálogo – Linha Educação e Diferença - GPFORMADI/CAp/UERJ. Área de Pesquisa: Estudos de Gênero e Sexualidades na Escola, Narrativas, Experiências, Cotidiano Escolar e Interseccionalidades.

Clayton Tôrres Felizardo
Mestrando em Ensino de Educação Básica (PPGEB/Uerj), pós-graduando em Ensino de Ciências e Biologia (CESPEB/UFRJ), graduado em Ciências Biológicas (Uerj). Possui experiência em Bioquímica, tendo sido bolsista de Iniciação Científica (UFRRJ). Integrou o projeto Pibid Interdisciplinar Uerj, Biologia, Física, Química e Pedagogia, voltado para a Inclusão escolar, desenvolvendo experimentos e jogos interdisciplinares adaptados. Concluiu curso de Extensão em Educação Ambiental na Uerj. Membro do grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química, Biologia Ciências e Matemática na Educação Básica. Atua como Tutor Presencial do Curso de Graduação de Ciências Biológicas da Uerj/Cederj, e também como Professor de Biologia do Pré-Vestibular Social da UFRJ (e-mail: clayton.biologia@gmail.com; orcid: https://orcid.org/0000-0002-0714-6016)

Danilo Rabelo.
Historiador, sociólogo, pesquisador e professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação (UFG). Como pesquisador, trabalha nas áreas de educação (docência e formação de professores), história e cultura de populações afro-brasileiras e afro-americanas, religiosidade e cultura musical (mpb, disco, reggae, dub poetry). É autor do livro A normalização dos comportamentos na Cidade de Goiás (1822-1889) (UFG, 2010) e de vários artículos em revistas brasileiras y estrangeiras. É Licenciado em Ciências Sociais e História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go, 1991), Mestre em História pela UFG (1997) e Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB, 2006). Ex vice diretor do Centro de Estudos do Caribe no Brasil e ex-diretor da Associação Nacional de História, Núcleo de Goiás (ANPUH-Go).

Elisabeth Cristina de Faria
Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1995), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Professora adjunta do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação da UFG. Atua na área de formação de professores, tecnologias na educação e educação inclusiva.

Evandson Paiva Ferreira
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Goiás,atuando no Ensino Médio e na Pós-Graduação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, educação, prática de ensino, cultura e ética. Foi editor da Revista Polyphonía. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/Cepae/UFG); E-mail: evandson@ufg.br

Fabiana Fernandes Harami
Graduação em Processamento de Dados (Uni-Anhanguera - 2000) e Licenciatura em Pedagogia (ISSED - 2019) com especializações em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (FUBRA - 2001), Educação Profissional (SENAC - 2012) e Educação a Distância (SENAC - 2013). Certificações pela AWS (AWS Certified Cloud Practitioner) e Microsoft (Microsoft Certified Educator). Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e no Instituto da Consciência (ICG). Atualmente mestranda no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino na Educação Básica - PPGEEB - CEPAE/UFG, desenvolvendo a pesquisa Inclusão na educação profissional: um estudo de caso sobre a formação docente para atuar com alunos com deficiência.

Flávia Fernanda Rodrigues Mendonça
Geógrafa e Pedagoga. Mestre em Ensino na Educação Básica pelo CEPAE/UFG (2021), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e África pela Faculdade de História/UFG (2018) e Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010). Atualmente é professora do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás de Itauçu e do Centro Municipal da Educação Infantil Helíugo Cardoso de Souza.

Gabriella de Oliveira Dias
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PPGEB/CAp-UERJ).Professora de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da SME/RJ. Pedagoga. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação em Diálogo – Linha Educação e Diferença - GPFORMADI/CaP/UERJ. Área de Pesquisa: Questões Raciais, Narrativas, Cotidiano Escolar e Interseccionalidades.

Jonê Carla Baião
Professora Associada da UERJ no Programa de Pós Graduação de Ensino em Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PPGEB/CAp-UERJ) e no Departamento de Ensino Fundamental (DEF). Doutora em Letras – PUC-Rio. Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo – GPFORMADI. Áreas de Pesquisa: Questões Raciais, Identidades de Gênero e Ensino, Formação de Professores e Ensino da Língua Materna.

Kellen Jéssika Stalschus
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2017) e Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2018). Mestranda no curso de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Cepae/UFG. Foi professora substituta de magistério superior no Cepae/UFG. É pesquisadora e atuante na causa de proteção as crianças da violência sexual, atuando em grupos de mobilização e na coordenação por dois anos do projeto de extensão "Combate à Violência Sexual na Infância".

Marcos Antonio Gonçalves Júnior
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Desde 2006, é professor no Centro de Ensino e Pesquisa em Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), instituição na qual leciona matemática para o Ensino Fundamental e Médio e na qual é docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE/UFG). Coordena o grupo de estudos e pesquisas "Abakós: Práticas Formativas e Colaborativas em Educação Matemática na Escola". Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisas Narrativa e (auto) Biográfico Narrativa em Educação Matemática, Estágio Supervisionado na formação do Professor, Ensino-aprendizagem, Resolução de Problemas e Investigação Matemática em sala de aula.

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
Doutora e Mestre em Física pela Universidade do Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira onde atua na Educação Básica, nas disciplinas da Licenciatura do curso de Física e como docente permanente do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, PPGEB-Uerj. É líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática na Educação Básica. Desenvolve pesquisas na área de Física Geral, Ensino de Ciências da Natureza e de Matemática, História da Ciência e Formação de Professores.(e-mail: mbeatrizdsmp@gmail.com; orcid: https://orcid.org/0000-0002-9059-1953)

Mônica Regina Ferreira Lins
Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica e do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas e membro do Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Juventudes e Infâncias.

Rone Rosa Martins
Mestre em Ensino na Educação Básica - PPGEEB/CEPAE/UFG; Especialista em Mídias na Educação - UFG; Especialista em Docência Universitária - UEG; Especialista em Psicopedagogia - FASAMAR; Licenciado em Pedagogia – UNIP; Licenciado em Informática - UEG; Bacharel em Administração - UEG; Atualmente é Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG) – Câmpus Goiás; E-mail: ronerosamartins@ufg.br

Silvana Matias Freire
Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Francês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Linguística Aplicada (2001) e doutorado em Linguística (2007) pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Língua Francesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE) na Universidade Federal de Goiás. Integra o grupo de pesquisa interinstitucional (UnB/UFG/UNILAB/UFBA) Crítica e Tradução do Exílio. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nas questões da subjetividade implicadas na aquisição de linguagem e no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira. Trabalha na linha de pesquisa linguagem e psicanálise.

Tálita Serafim Azevedo
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás (2017), é mestranda em Educação no Ensino Básico (UFG), atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, deficiência visual e braille.

Thâmara Nayara Alves Pereira Borges
Possui graduação em História pelo Instituto Federal de Goiás (2013), mestrado em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós- Graduação Ensino na Educação Básica PPGEEB/CEPAE-UFG (2018). Professora de História na rede municipal de ensino de Goiânia, lotada na Escola Municipal Recanto do Bosque e na Escola Municipal Professora D’Alka Leles, atuando na 2ª fase do ensino fundamental. Também possui experiência de ensino no nível médio e na EJA da educação básica. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história na educação básica e ensino para as relações étnico-raciais.

Vanessa Helena Santana Dalla Déa
Docente da Faculdade de Educação Física e Dança e do Mestrado Profissional de Ensino na Educação Básica na área Inclusão da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no estudando formação docente para a inclusão. Apresenta publicações nas áreas de educação inclusiva, síndrome de Down, envelhecimento, educação e saúde. Faz parte da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento NEPEV/UFG e da diretoria científica da Associação Síndrome de Down de Goiás.