3. Ensino Remoto Emergencial
As ações destinadas à preparação para a retomada das atividades de ensino na graduação e na educação básica, após aprovação no Conselho Universitário, em 3 de julho de 2020, aconteceram mediante três etapas destinadas a contribuir para que estudantes e professores pudessem desenvolver atividades, nesse período de excepcionalidade. À medida que foram sendo implementadas, constituíram-se comissões e grupos de trabalho, conforme anteriormente mencionado, destinados a compreender as potencialidades existentes, os desafios a serem superados e as ações que deveriam acontecer a curto, médio e longo prazo.
3.1 Preparação
Inicialmente, as diretorias e coordenações da Prograd integraram o Grupo de Trabalho de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (GT TDIC), criado por meio da portaria no 1.210/UFG, de 17 de abril de 2020, que teve como objetivo mapear estratégias e ações para a incorporação da EAD (Educação a Distância) e das TDIC em projetos, práticas e atividades acadêmicas. E, ainda, elaborar um levantamento das condições de acesso dos estudantes, professores e técnico-administrativos da UFG às TDICs.
Destaca-se nessas ações, o mapeamento dos recursos tecnológicos que os estudantes e professores possuíam para que o ensino remoto pudesse acontecer, em especial, o que foi realizado para os estudantes do Programa UFGInclui, que permitiu a coordenação da Comissão de Inclusão e Permanência (CIP) acompanhar, junto às outras pró-reitorias, ações de inclusão a todos os estudantes, antes do início das atividades.
Essa etapa foi destinada à organização de materiais, cujo objetivo foi de contribuir com a organização do trabalho docente diante do contexto de aulas não presenciais. Os materiais foram selecionados por meio de um levantamento de recursos didáticos que podem ser utilizados em atividades de ensino não presenciais. Esses materiais estão disponíveis na página UFG em casa (https://ufgemcasa.ufg.br) e, também, na página do Programa Pró-unidades, sobre o qual iremos detalhar mais adiante (https://prograd.ufg.br/p/35090-pro-unidades-ensino-remoto-emergencial) (APÊNDICE B).
Além disso, foi organizado um material em formato de e-book, intitulado "Orientações didático-pedagógicas do ensino remoto na UFG", disponível no site https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/ensino-remoto-ufg/index.html. Esse material foi feito a partir do diálogo com as unidades acadêmicas e em discussão com a equipe de gestão da Prograd. Foi escrito em formato de perguntas e respostas distribuídas em quatro capítulos:
- Diretrizes gerais.
- Diretrizes sobre inclusão e acessibilidade.
- Diretrizes de inclusão e vulnerabilidade.
- Diretrizes sobre direitos autorais e de imagem.
A Prograd orientou a direção e coordenadores do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), quanto à organização de material próprio, mediante especificidades da educação básica. Trata-se do segundo volume do e-book que ficou sob responsabilidade dos responsáveis dessa unidade.
Por meio de levantamentos realizados pelo GT TDIC, constatou-se que o quadro de professores da UFG possui diferentes tipos de apropriação do uso das tecnologias como recurso didático. Para isto, foi elaborado um programa de formação docente de maneira a permitir que os professores pudessem ter acesso aos recursos digitais no contexto de suas práticas docentes, saber usar plataformas institucionais da UFG (Moodle, SIGAA, G-Suite for education e RNP) e também pudessem ter momentos de discussão sobre os aspectos didático-pedagógicos. Buscou-se, dessa maneira, reunir diferentes professores da universidade que possuem experiência teórico e prática sobre a temática, além de pesquisadores externos que pudessem contribuir com as discussões.
As formações foram realizadas de maneira que a duração máxima não fosse maior que 2 horas, para não tornar os encontros cansativos, utilizando para isso as plataformas do youtube da UFG Oficial e videochamadas do Google Meet. O docente poderia, ademais, realizar a escolha do curso que lhe interessava e que fosse ao encontro de suas necessidades. Em parceria com a Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD/PROPESSOAS), Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI), Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) e Laboratório de Tecnologia e Informação da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME), foram convidados docentes das unidades acadêmicas e docentes externos para a realização das formações no ano de 2020 da seguinte forma:
- ciclo de lives junto ao programa IDEA/Prograd e ao GT TDIC UFG, por meio do canal do youtube da UFG oficial e quadro Mundo UFG da TV UFG (APÊNDICE B).
- o CIAR ofereceu formações, por meio de módulos que aconteceram semanalmente, sobre o uso do Moodle Ipê. Foram mais de 5.600 vagas disponibilizadas a toda a comunidade acadêmica em oficinas que promoveram a formação instrumental e pedagógica nesse ambiente (APÊNDICE G).
- em agosto de 2020, foram realizados três módulos do Programa Integrado de Formação: diálogo sobre o ensino e aprendizagem remota emergencial. Os módulos I e II foram destinados aos professores e técnicos administrativos da universidade, com o objetivo de apresentar aspectos instrumentais e pedagógicos do uso das tecnologias em ambientes de ensino e aprendizagem, bem como a criação de material didático. Foram mais de 3 mil professores e demais servidores certificados nas 54 lives formativas e 2 oficinas realizadas totalmente on-line (APÊNDICE D).
- e o módulo III foi oferecido aos estudantes em 10 lives, com o propósito de elucidar todas as especificidades da proposta que se iniciou, no dia 31 de agosto (APÊNDICE E).
3.2 Acompanhamento
Após o início das atividades de ensino, foi necessária a criação de uma Coordenação de Acompanhamento e Formação para o uso de Tecnologias na Diretoria de Ensino, que tem o propósito de promover ações de acompanhamento do uso pedagógico das tecnologias na UFG. Além disso, foi criado o programa Pró-unidades, como já dito, que possui as ações de:
- apoio e acompanhamento das unidades sobre o uso das plataformas institucionais: Moodle, SIGAA, G-suite for education e RNP. Ele se estruturou com a participação de interlocutores (docentes, técnicos e estudantes) de 24 unidades acadêmicas: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), Faculdade de Nutrição (FANUT), Escolar de Veterinária e Zootecnia (EVZ), Faculdade de Odontologia (FO), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Faculdade de Educação (FE), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Faculdade de Farmácia (FF), Faculdade de Enfermagem (FEN), Instituto de Química (IQ), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Escola de Agronomia (EA), Instituto de Informática (INF), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de História (FH), Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Faculdade de Artes Visuais (FAV), Faculdade de Letras (FL), Faculdade de Filosofia (FAFIL), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAE-CSA), Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAE-CH;
- formação continuada dos docentes sobre aspectos didático-pedagógicos do uso das tecnologias em atividades não presenciais. Foram oferecidas lives destinadas à reflexão de temas que emergiram das necessidades dos docentes e rodas de conversas realizadas para a troca de experiências dos professores, durante este período (APÊNDICE E).
3.3 Avaliação
A partir do GT TDIC de Graduação e da Educação Básica, criado em um primeiro momento para pensar ações para o ensino na graduação e na educação básica, no período de distanciamento social e, com a retomada do calendário, foi iniciada uma série de reuniões semanais destinadas à discussão sobre a avaliação das atividades de ensino na universidade nesse período. Assim, foi proposto o desenvolvimento de uma pesquisa científica que tem como finalidade avaliar o processo de ensino e aprendizagem da educação básica e da graduação, utilizando as tecnologias na pandemia.
A adesão foi voluntária e fazem parte do projeto de pesquisa 25 pessoas, professores pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-gradução, egressos da UFG e técnicos em assuntos educacionais das seguintes unidades e órgãos: Faculdade de Educação (FE), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Escola de Agronomia (EA), Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Faculdade de Letras (FL), Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Regional Goiás, Prograd (incluindo representantes da diretoria de ensino, Comissão de Inclusão e Permanência (CIP) e Núcleo de Acessibilidade). A pesquisa é coordenada pela pró-reitora de graduação, professora Jaqueline Araujo Civardi, e a diretora de ensino da Prograd, professora Moema Gomes Moraes.
Desde então, iniciou-se a construção da problemática, dos objetivos e da metodologia de um projeto de pesquisa, cujo objetivo é avaliar os aspectos didático-pedagógicos no desenvolvimento do ensino remoto emergencial (ERE), na UFG. A pesquisa intitulada Avaliação do processo de ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias na pandemia e pós-pandemia foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFG. Foram anexados, além do projeto, os termos de anuência da Prograd, Pró-Pessoas e CEPAE, os termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE), os termos de anuência livre e esclarecido (TALE) e, ainda, os termos de compromisso dos pesquisadores envolvidos. O cronograma está previsto para o encerramento da pesquisa, em dezembro de 2021.
Os instrumentos foram construídos e estão passando pela etapa de testagem antes da coleta dos dados que será realizada em dois momentos:
- no primeiro, serão entrevistados 38 sujeitos sorteados conforme critérios estatísticos feitos pela equipe responsável. Entre esses sujeitos estão: docentes (por área do conhecimento, técnicos de assuntos educacionais (TAE), estudantes da graduação e estudantes da educação básica (CEPAE);
- o segundo momento será estruturado de modo que, por meio das entrevistas, será construído o questionário, destinado a obter mais informações referentes aos dados coletados anteriormente.
Espera-se que a análise dos dados coletados permita, aos pesquisadores envolvidos, a compreensão das características que permeiam o cenário vivido, possibilitando delinear os caminhos a serem trilhados para futuras investigações que abarquem a temática: educação e tecnologias, oferecendo à gestão o suporte teórico para a tomada de decisões fundamentadas na relação entre a realidade e a teoria.
Notas
2. O comprovante de recepção do projeto junto ao comitê de ética é o no. 42846721.5.0000.5083.