2. Descrição da demanda
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, em 31 de dezembro de 2019, foram reportados à Organização Mundial de Saúde (OMS) vários casos de pneumonia, de causas desconhecidas, na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. Tratava-se, de acordo com essa organização, de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que antes não havia sido identificada entre os seres humanos.
Ao todo, sete coronavírus humanos foram identificados, dentre eles o novo coronavírus que, em 11 de fevereiro de 2020, recebeu o nome de SARS CoV-2, responsável por causar a doença COVID-19.
Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou o surto do novo coronavírus como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Em 11 de março de 2020, a OMS anunciou a disseminação comunitária provocada pelo vírus SARS CoV-2 (novo Coronavírus), caracterizando-a como pandemia e recomendou três ações necessárias para contenção do contágio:
- distanciamento social como forma de contenção da transmissão da doença;
- identificação e isolamento dos casos com a finalidade de evitar a propagação da COVID-19;
- testes em massa.
No Brasil, o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 4 de fevereiro de 2020, declarando Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo novo coronavírus.
Em observância às orientações da OMS e a evolução do quadro nacional da crise sanitária foi criado, em 12 de março de 2020, o Comitê de Gerenciamento de Crise na UFG, constituído por pesquisadores de larga experiência em questões epidemiológicas. As discussões realizadas com o Comitê para Gerenciamento da crise provocada pela COVID-19 e a decisão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Nota Técnica nº: 1/2020 - GAB- 03076) levaram a Reitoria da Universidade Federal de Goiás, na data de 15 de março de 2020, a publicar uma nota na qual resolveu suspender aulas presenciais da educação básica e do ensino superior (graduação e pós-graduação), por um período de quinze dias, a contar da data de 16 de março de 2020.
Na data de 16 de março de 2020, em reunião com diretores de unidades acadêmicas e unidades acadêmicas especiais, com pró-reitorias e secretarias, a gestão da UFG discutiu providências administrativas diante do cenário que se constituía em virtude da pandemia e seus reflexos no contexto acadêmico e administrativo da universidade.
Com o agravamento do cenário pandêmico no território brasileiro (em específico no Estado de Goiás), com base em marcos legais nacionais e locais e em discussões e estudos internos, promovidos por grupos de trabalhos e comissões constituídas pelo Gabinete da Reitoria, a UFG, a partir do ano de 2020, implantou e implementou uma série de medidas e readequou suas normativas internas de modo a atravessar o contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Várias dessas normativas impactaram diretamente as atividades da educação básica e do ensino da graduação. Um histórico sobre a publicação de alguns marcos legais podem ser observados no Quadro 2 e no infográfico que se encontra no Apêndice A.
É importante salientar que a despeito da suspensão do calendário acadêmico, em março de 2020, atividades essenciais de ensino, bem como atividades de pesquisa e extensão para o combate da COVID-19 não deixaram de ser realizadas (Cf Resoluções Consuni 18, 18R, 33, 34, 61 entre outras). E a retomada das atividades acadêmicas foi gradual, sendo subsidiada por debates ocorridos com diferentes representantes da comunidade acadêmica e no âmbito do Conselho Universitário (CONSUNI).
Uma das iniciativas para as tratativas dessa retomada foi a constituição do Grupo de Trabalho TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), em abril de 2020, coordenado pela vice-reitora da UFG, Profa. Sandramara Matias Chaves, o qual foi composto por representantes da gestão superior, gestores de unidades acadêmicas, unidades acadêmicas especiais, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), docentes e representantes estudantis.
O GT TDIC foi criado por meio da portaria no 1.210/UFG, de 17 de abril de 2020, e teve como objetivos: mapear estratégias e ações para a incorporação da EAD (Educação a Distância) e das TDIC em projetos, práticas e atividades acadêmicas. E, ainda, elaborar um levantamento das condições de acesso dos estudantes, professores e técnico-administrativos da UFG às TDIC.
O GT foi subdividido em subgrupos e um deles, o GT da graduação e da educação básica, entre outros objetivos, buscou:
- compreender a realidade quanto ao uso dos dispositivos digitais em um contexto didático-pedagógico na educação básica e no ensino superior;
- delinear o perfil de uso das tecnologias digitais pelos estudantes da educação básica e da graduação;
- compreender as principais demandas didático-pedagógicas em relação ao uso desses equipamentos no contexto didático-pedagógico;
- realizar levantamento de atividades que poderiam ser disponibilizadas para uso de docentes e discentes em um ambiente de ensino mediado por tecnologias;
- compreender a realidade de estudantes em situação de vulnerabilidade quanto ao uso das tecnologias digitais;
- elaborar um conjunto de ações e políticas para uma ampla formação docente, dos técnicos e discentes para atuarem com o uso das tecnologias que será melhor explicado adiante;
- corroborar com o desenvolvimento de políticas para aquisição de equipamentos para os estudantes em situação de vulnerabilidade.
Para alcançar os objetivos anteriormente elencados, uma série de ações foram implantadas pela Pró-Reitoria de Graduação que, ao longo do ano civil e letivo de 2020, procurou dialogar com representantes da gestão, docentes e discentes (Cf. Quadro 1).
Atividades | Quantidade |
---|---|
Reuniões do GT TDIC e Subgrupo do GT de Graduação e da Educação Básica no ano de 2020 | 17 |
Reuniões com representantes de unidades acadêmicas, técnicos, corpo docente e estudantes, para diagnosticar as demandas didático-pedagógicas e, consequentemente, pensar os documentos que subsidiariam as atividades na educação básica e na graduação | 18 |
TOTAL | 35 |
Fonte: Elaborada pelos autores
Em 3 de julho de 2020, o Conselho Universitário aprovou a retomada do calendário acadêmico, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE), e uma agenda com todas as unidades acadêmicas e representantes estudantis foi construída. Dessas reuniões (Cf. Quadro 1) vários temas, dúvidas e sugestões foram tratadas os quais categorizamos do seguinte modo:
- carga horária e sua distribuição;
- ofertas de turmas de componentes curriculares;
- aspectos didáticos;
- formação docente;
- material didático e bibliográfico;
- tecnologia (viabilidade técnica);
- ofertas e matrícula nos componentes curriculares;
- trabalho docente;
- estágio;
- inclusão, acessibilidade e saúde mental.
Realizamos o devido recorte que competia à Prograd e construímos os documentos necessários para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas, na modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). E, em reunião com a equipe superior, repassamos as preocupações da comunidade quanto aos outros pontos concernentes a outras pastas.
Outra ação importante realizada foi o debate com as unidades acadêmicas sobre a retomada das Atividades Práticas Emergenciais (APEs). Após ampla discussão com gestores, docentes e discentes, chegou-se à formalização de uma resolução que regulamenta as atividades práticas durante a pandemia.
Reiteramos que, durante todo o processo, dialogamos com centenas de pessoas e toda a escuta e construção coletiva (visto que todos os documentos originaram de reuniões com representantes anteriormente mencionados e, posteriormente, encaminhados para as unidades debaterem sobre os mesmos e apresentarem sugestões) culminou:
- na elaboração de uma resolução que franqueou normas do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (Resolução Consuni nº 33/2020);
- em duas resoluções que norteiam as atividades de ensino na graduação e na educação básica (Resolução Consuni nº 34/2020 e Resolução Consuni nº 61/2020);
- em um material contendo recomendações de biossegurança para a retomada das atividades práticas emergenciais;
- em um e-book que apresenta diretrizes gerais para o trabalho didático-pedagógico, na modalidade de ensino remoto emergencial (tais documentos serão melhor detalhados ao longo deste relatório).
Cerca de um ano após o desenvolvimento de todas essas iniciativas, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apresenta o presente relatório trazendo dados, resultados e análises sobre as políticas, programas e ações desenvolvidas pela pró-reitoria, bem como indicadores que poderão subsidiar às unidades acadêmicas, acadêmicas especiais e Cepae, nas avaliações e tomadas de decisões que reverberem o aprimoramento das atividades didático-pedagógicas para o ano letivo de 2021.
2.1 Histórico dos Marcos Legais
No decorrer do ano de 2020, os marcos legais em nível internacional, nacional e no âmbito da UFG se estruturam em uma linha do tempo que pode ser observada a seguir. Tal histórico apresenta uma visão de como as ações e políticas em termos da educação básica e do ensino da graduação na UFG foram em parte se constituindo enquanto tal, considerando as prerrogativas dessas bases legais.
MARCOS LEGAIS INTERNACIONAL E NACIONAL | MARCOS LEGAIS DA UFG |
---|---|
30/01/2020 - A OMS declarou a COVID-19 surto como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus | - |
11/03/2020 - A OMS declarou que a disseminação comunitária da COVID-19 em todos os Continentes a caracteriza como pandemia. Disponível em: ttps://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/01/oms-declara-emergencia-de-saude-publica-internacional-para-novo-coronavirus | - |
13/03/2020 - Ministério da Economia (ME) publicou a Instrução Normativa n. 20, que altera a Instrução Normativa nº 19, de 12/03/2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC), quanto às medidas de proteção p/ enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19) Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-20-de-13-de-marco-de-2020-247887393 13/03/2020 - O Governo de Goiás publicou o Decreto nº 9.633, que dispõe sobre a situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) Disponível em: https://leisestaduais.com.br/go/decreto-n-9633-2020-goias-dispoe-sobre-a-decretacao-de-situacao-de-emergencia-na-saude-publica-do-estado-de-goias-em-razao-da-disseminacao-do-novo-coronavirus-2019-ncov; |
- |
15/03/2020 - Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Goiás, publicou a Nota Técnica nº 1/2020, que, dentre outras determinações, paralisou as aulas da rede pública estadual por 15 dias, a partir de 16/03/2020, com tolerância máxima até 18/03/2020, podendo ser prorrogável a depender da avaliação da autoridade sanitária do Estado. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/files/banner_coronavirus/notatecnica.pdf | Comitê para o Gerenciamento da Crise COVID-19,15/03/2020 - UFG publicou a Nota Oficial, que suspendeu as aulas presenciais do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação pelo período de 15 dias, a contar do dia 16 de março de 2020 Disponível em: https://www.ufg.br/n/124968-nota-oficial |
17/03/2020 - O Ministério da Educação publicou a Portaria 343, que, em seu Art. 2º, faculta às instituições de educação superior a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343 |
- |
18/03/2020 - O Conselho Nacional de Educação (CNE) veio a público elucidar aos sistemas e às redes de ensino, de todos os níveis, etapas e modalidades, considerando a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas por conta de ações preventivas à propagação da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192 |
- |
20/03/2020 - O Congresso Nacional aprovou o Decreto Legislativo nº 6, que reconheceu, para os fins do artigo 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm 20/03/2020 - O Ministério da Saúde publicou a Portaria 454, que declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do COVID-19 (coronavírus) Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt454-20-ms.htm 20/03/2020 - O Ministério da Educação publicou a Portaria nº 356, que dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do coronavírus(COVID-19) Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20356-20-mec.htm 20/03/2020 - A Presidência da República publicou o Decreto nº 10.282, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços e as atividades essenciais Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10282.htm; |
- |
- | 27/03/2020 - UFG publicou a Resolução CONSUNI 18/2020, que dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0018.pdf |
01/04/2020 - o Governo Federal editou a Medida Provisória nº 934, que estabelece normas excepcionais para o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em:https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349 |
- |
- | 02/04/2020 - UFG publicou a Resolução CONSUNI 19/2020, que alterou dispositivos da Resolução Consuni 18/2020, excepcionalizando o funcionamento de: - Cursos EaD;- Estágios de cursos da saúde;- Estágios obrigatórios de demais cursos, desde que atividades consideradas essenciais;- Estágios não obrigatórios, observadas as normas de saúde.Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0019.pdf |
03/04/2020 - O MEC publicou a Portaria nº 376, que dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio enquanto durar a situação de pandemia da COVID-19. Em caráter excepcional, a Portaria autoriza as instituições integrantes do sistema federal de ensino quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio em andamento, a suspender as aulas presenciais ou substituí-las por atividades não presenciais por até 60 dias, prorrogáveis a depender de orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/PORTARIAN375DE3DEABRILDE2020ComitOperativoEmergencialdoMECCOEMEC.pdf |
- |
- | 17/04/2020 - UFG publicou a Portaria no 1200, que estabelece orientações e medidas de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19), no âmbito da UFG. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1223/o/Portaria_1220_-_publicada.pdf.pdf?1591620104>17/04/2020 - UFG publicou a Portaria no 1213, que dispõe sobre a antecipação de colação de grau de cursos de saúde (Medicina, Enfermagem e Farmácia). Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/PORTARIA_1213_-_ANTECIPAC%CC%A7A%CC%83O_COLAC%CC%A7A%CC%83O_DE_GRAU_-_ENF_-_MED-_FAR_%281%29.pdf 17/04/2020 - UFG publicou a Portaria no 1210, que designa Grupo de Trabalho com as seguintes atribuições: 1- Diagnóstico da viabilidade de expansão de projetos acadêmicos mediados por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC no Ensino Básico, na Graduação e Pós-graduação (lato e stricto sensu), na Pesquisa e Inovação e na Extensão e Cultura da UFG; 2- Mapeamento de estratégias e ações para a incorporação da EaD (Educação a Distância) e das TDIC em projetos, práticas e atividades acadêmicas da UFG; 3- Levantamento das condições de acesso dos estudantes, professores e técnicoadministrativos da UFG às TDIC.Disponível: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0022.pdf |
22/04/2020 - O Conselho Estadual de Educação de Goiás publicou a nota técnica 2/2020, com esclarecimentos sobre ofuncionamento das unidades escolares no período de isolamento social pelo Coronavírus, COVID-19. Disponível em: https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Clique-aqui-para-baixar-Nota-Te%CC%81cnica-02.pdf |
- |
28/04/2020 - O Pleno do Conselho Nacional de Educação aprovou, por unanimidade, o Parecer CNE 5/2020, publicado no D.O.U. em 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32, que discorre sobre a Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19 Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192 |
- | - | 22/05/2020 - UFG publicou a Resolução Consuni 22/2020, que altera dispositivos da Resolução CONSUNI Nº 18/2020, de 27 de março de 2020, autorizando, em caráter excepcional, educação remota com uso de meios digitais: I - na graduação, por adesão, de forma consensual entre docentes e discentes e com a aprovação do Conselho Diretor da Unidade: a) atividades do Programa Pré-PEC-G; b) disciplinas de Núcleo Livre; c) Atividades Complementares (AC); d) Práticas como Componentes Curriculares (PCC); e) disciplinas de orientação; f) defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); g) defesas de Estágio Obrigatório; II - aulas e demais atividades da Pós-Graduação, stricto e lato sensu, por adesão, de forma consensual entre docentes e discentes e com a aprovação das coordenações ou dos colegiados dos cursos ou programas; III - ações de Extensão e Cultura, a critério de cada coordenador, consultada a equipe executora, a cujos membros será facultada a participação. Autorizar a manutenção de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0022.pdf |
16/06/2020 - O Ministério da Educação publicou a Portaria nº 544, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais, equanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus-Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, e nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: ttps://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3185/portaria-mec-n-544-2020 |
- |
01/07/2020 - MEC publica a Portaria Nº 572, que o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino e dá outras providências. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-572-de-1-de-julho-de-2020-264670332 |
- |
- | 03/07/2020 - Conselho Universitário da UFG aprova a retomada do calendário acadêmico na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir de 31/08/2020 Disponível em:https://www.ufg.br/n/130450-conselho-universitario-aprova-retomada-do-semestre-com-atividades-remotas |
18/08/2020 - Presidência da República publica a Lei 14.040, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.- | 14/08/2020 - UFG publica a Resolução Consuni 33/2020, que franqueia regras do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação - RGCG, aprovado pela Resolução CEPEC Nº 1557, de 1º/12/2017, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus e até nova deliberação. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0033.pdf 14/08/2020 - UFG publica a Resolução Consuni 34/2020, que aprova a Instrução Normativa CONSUNI Nº 01/2020, que dispõe sobre procedimentos relativos a todas as atividades escolares da educação básica e acadêmicas da graduação no modo de ensino remoto. Disciplinas práticas permanecem suspensas (Art. 6), perfazendo um total aproximado de um terço das disciplinas ofertadas em 2020/1, suspensas (1.643 disciplinas práticas). Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0034.pdf 14/08/2020 - UFG publica a Resolução Consuni 35/2020, que aprova o novo Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia e Regional Goiás, para o ano letivo de 2020, revogando as resoluções CEPEC Nº 1663 e 1664, de 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0035.pdf Agosto de 2020 - A UFG cria GTs de Avaliação e Acompanhamento do ERE, sob coordenação da Pró-Reitoria de Graduação, com reuniões semanais. Agosto de 2020 - Prograd/UFG cria o Programa Pró-Unidades, com participação de representantes de 23 unidades acadêmicas da UFG: 52 nomes indicados (professores e TAE). |
- | 31/08/2020 - UFG retoma o calendário acadêmico em Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
24/09/2020 - Ministério da Saúde publica o guia de Orientações para Retomada Segura das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica no Contexto da Pandemia da Covid-19. Disponível em:https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/09/guia-traz-orientacoes-para-retorno-seguro-as-aulas-presenciais |
- |
- | 25/09/2020 - UFG publica a Resolução Consuni 48/2020, que aprova ajustes no novo Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia e Regional Goiás, para o ano letivo de 2020, revogando as resoluções CEPEC Nº 1663 e 1664, de 29 de novembro de 2019 e demais disposições em contrário. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0048.pdf |
- | PROGRAD/CIAR/UFG publicam Diretrizes Didático-pedagógicas para organização do Ensino Remoto Emergencial na UFG. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/ensino-remoto-ufg/index.html. De 28/09 a 02/10 Prograd promove o I ELEB – Encontro de Licenciaturas e Educação Básica, com o tema do evento: Educação mediada por tecnologias: desafios e proposições da educação básica ao ensino superior. Disponível em: <https://eleb.prograd.ufg.br/p/38299-eleb-2020> |
07/10/2020 - MEC publica Guia para retorno de aula presencial na educação básica, trazendo orientações pedagógicas sanitárias. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/GuiaderetornodasAtividadesPresenciaisnaEducaoBsica.pdf |
- |
29/10/2020 - Ministério da Economia publica a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 109, DE 29 DE OUTUBRO DE 2020, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal/SED/ME, que “Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-109-de-29-de-outubro-de-2020-285756030 |
- |
- | 13/11/2020 - Em cumprimento à exigência do Art. 6º da Resolução Consuni 34/2020, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprova a Minuta de Atividades Práticas Emergenciais (APEs), que dispõe sobre os procedimentos relativos à retomada presencial das turmas parcialmente ou integralmente suspensas na forma de Atividades Práticas Emergenciais (APEs) e dá outras providências. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0061.pdf 18/11/2020 - A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publica as Recomendações Gerais para retorno de Atividades Práticas Emergenciais (APEs) da Educação Básica e da Graduação na UFG, que foram apreciadas e aprovadas pelo COE/COVID-19 UFG. 27/11/2020 - O Conselho Universitário (CONSUNI) publica a Resolução CONSUNI 62/2020, que dispõe sobre a readequação das Resoluções CONSUNI Nº 34/2020 e 61/2020, prorrogando suas aplicações aos semestres letivos subsequentes ou até nova deliberação. Disponível em:<https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0062.pdf; 2021- A Universidade Federal de Goiás cria a Comissão para planejamento do retorno presencial das aulas na UFG. 28/05/2021- O Conselho Universitário (CONSUNI) aprova o calendário completo das atividades da Educação e da Graduação para o ano letivo de 2021. Disponível em:https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2021_0082.pdf |