Esporte, lazer e inclusão social

MÓDULO 6

MÓDULO 6

6. Ética e Violência contra a Pessoa Idosa

p.131

Carmencita Márcia Balestra


Com este módulo encerramos o Curso de Capacitação de Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa. Esperamos que você, cursista, tenha compreendido bem as questões abordadas até aqui, que faça uma boa reflexão sobre a temática que será tratada neste módulo conclusivo do curso, e que a sua intervenção nos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa seja profícuo.

O objetivo deste módulo é abordar a ética de modo a tornar mais claro seu entendimento a partir de uma reflexão sobre a mesma nos dias atuais. De acordo com Amorim(2019), a ética nos remete a norma, a liberdade e responsabilidade. Assim, falar em ética significa falar de liberdade, pois não há sentido falar de norma ou de responsabilidade se não partimos da suposição de que o ser humano é realmente livre para agir ou pode sê-lo.

Ética é a área da filosofia dedicada às ações e ao comportamento humano. Tem por objeto de estudo os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar essas ações. Para Marilena Chaui (2003), Ética é a filosofia da moral ou ciência da moral: “é uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais” e, de acordo, com Pena (2016), considerando a ética e sua importância diante de uma realidade onde se observa, concomitantemente, um avançado desenvolvimento tecnocientífico, convivendo com uma diversidade de problemas que se apresentam no modelo de sociedade em que vivemos, tais como: doenças emergentes e persistentes; fome; miséria; violência; racismo; exclusão social; desrespeitos aos seres humanos e ao meio ambiente, dentre tantos outros que atentam contra a vida. Saliente-se que esta tensão entre progresso científico e desenvolvimento social traz para o cerne da discussão - questão da ética.

Cortella (2016), em palestra proferida, diz que: “a ética é o conjunto de valores e princípios que eu uso para a minha conduta no meio da sociedade, isto é, quais são os princípios para eu agir. Moral é a prática desses princípios.” Ana Paula Pedro (2014) relata que confundimos moral e ética quando nos referimos, indistintamente, ora ao universo das normas ora ao dos valores sociais. Para a autora, os termos ética e moral aplicam-se tanto a pessoas quanto a sistemas ou teorias morais, o que agrava, ainda mais, o estado de confusão, pois, quando desejamos classificar a natureza da ação humana e de sistemas mais alargados em que os sujeitos se inserem, o cidadão comum oscila sempre indistintamente sobre a utilização de cada um desses termos.

Segundo Leonardo Boff (2003): "a ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo acerca da vida, do ser humano, do universo, e de seu destino, afirmam os princípios e valores que orientam pessoas e sociedades (...). A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos".

Para um maior discernimento, observem as diferenças entre ética e moral:

ÉTICA MORAL
Lida com o certo e o errado Lida com o certo e o errado
Modo social de Agir: envolve consenso e adesão da sociedade. Modo pessoal de Agir: adquire-se e forma-se ao longo da vida pela experiência.
Normas e regras sociais: direcionadas pela cultura da sociedade. Normas e regras pessoais: direcionadas pela consciência.
Coletivo: construída a partir do consenso de várias morais. Individual: é o que fundamenta a ética