Referências

p.39

ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.

ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Quem lê pra mim me lê? (ensaio). In: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.

BARROS, José D’Assunção. História Cultural: um panorama teórico e historiográfico. In: Textos de História, USS, Vassouras, v. 11, n. 1/2, 2003.

BETENCOURT, Maria Fátima Ávila. A leitura na vida do professor. Passo Fundo: UFP, 2000. (Série Dissertações. Letras; 3). 136p.

BONI, Marcela. Transcriação e colaboração: mais que conceitos, uma forma de compartilhar conhecimentos. In: NEHO-NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA ORAL DA USP, agosto de 2013. Disponível em: https://nehousp.wordpress.com. Acesso em: 16 maio 2017.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRAGA, Elisabeth dos Santos. O trabalho com a literatura: Memórias e histórias. Caderno Cedes, ano XX, n. 50, abr. 2000.

CAMARGO, Sandra Almeida Ferreira. Memórias literárias formativas. (ensaio). In: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEBRA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.

DRESCH, Márcia; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Memórias de leitura, subjetividades e a formação do professor leitor. In: IX ENCONTRO DO CELSUL (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul), Palhoça, SC, out. 2010. Anais [...]. Palhoça, SC, Universidade do Sul de Santa Catarina.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos Focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, Universidade Federal da Bahia, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2003.

LEITE, Margareth Aparecida. Sequência didática para trabalhar com o gênero textual “memórias”. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba, PR: 2011.

LONTRA, Hilda Orquídea H. (org.). Histórias de leitores. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Oficina Editorial do Instituto de Letras UnB, 2006.

MACHADO, Aline Gomes. Memória de leitura. (ensaio). In: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MEMÓRIA. In: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Vários autores. Instituto Antônio Houaiss. Editora Objetiva. 1ª edição. 2001.

OLIVEIRA, Ilse Leone Borges Chaves de. Memórias de Leitores: uma história de formação do leitor escolar construída na trama dos discursos. 2012. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. UFG: Goiânia, 2012.

SILVA, Ana Maria Siqueira. Memórias literárias e agregadas. (ensaio). In: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.

SILVA, Danúbia Jorge da. Memórias. (ensaio). In: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.

VIEGAS, Joyci. Memórias literárias. (ensaio). In: ALMEIDA, Nadja Karoliny Lucas de Jesus. Memória e Formação de Professores Leitores: imaginário, subjetividades e afetividades literárias [manuscrito]. 2019.