Capítulo 2: Roteiros para as oficinas/encontros

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1º encontro

É importante que seja solicitado aos participantes que tragam para esse primeiro encontro um objeto de memória (fotografia, bibelô, livro, etc.), qualquer objeto que os remeta à infância ou a alguém importante na sua infância. Alguém que mediou suas leituras escritas e orais, seu imaginário literário e afetivo.

1.1 Proposta/objetivos

Realizar uma roda de conversa sobre as memórias de leituras literárias na infância (preferencialmente antes da escola ou fora da escola), o tempo estimado é de uma hora, podendo se estender à medida que as lembranças se façam presentes por meio dos discursos dos outros. Cada professor poderá apresentar os “objetos de memória” trazidos para o encontro.

  1. Memórias de leituras literárias na infância.
  2. Afetividades literárias (memória sensorial e memória afetiva)
  3. Mediadores literários (em casa, outros lugares de memória).

1.2 Tempo

O tempo estimado é de quatro horas.

1.3 Materiais utilizados

Mesas, cadeiras, papel, lápis/caneta, cópias de textos para leitura, reflexão e discussão.

1.4 Textos utilizados

  1. Em outros livros – André Lúcio Bento
  2. Ouvir histórias fez-me leitora – Rita de Cassi Pereira dos Santos
  3. Livro, eu te lendo – Lygia Bojunga Nunes

2º encontro

2.1 Proposta/objetivos

Convidar os participantes a voltarem ao tempo de escola e relembrarem uma experiência interessante que tiveram com a leitura literária. Animá-los a pensar nas várias situações que envolveram esse momento significativo: quem era o professor? Como ele interagia com os alunos (elogiava, ajudava, se sentava junto, ou se mantinha distante). Quais leituras literárias eram mais frequentes.

  1. Você tem livros em casa e outros materiais de leitura? Quais?
  2. Você lia na adolescência? O que você gostava de ler e por quê?
  3. As leituras literárias apresentadas na escola o interessavam ou você lia por “obrigação”?
  4. De que maneira as práticas relembradas contribuíram para o desenvolvimento de mais leituras e da escrita?

2.2 Tempo

O tempo estimado é de três horas.

2.3 Materiais utilizados

Mesas, cadeiras, papel, lápis/caneta, cópias de textos para leitura, reflexão e discussão.

2.4 Textos utilizados

  1. Viver para contar – Gabriel Garcia Márques (trecho do texto)
  2. A última página – Albeto Manguel

3º encontro

3.1 Proposta/objetivos

Relembrar as leituras literárias feitas durante o ensino superior (havia tais leituras? Questionamento feito aos participantes que não são da área de Língua Portuguesa, Literatura e Pedagogia onde essas leituras são frequentes).

  1. Durante o curso superior, você fazia leituras para além das oferecidas e apresentadas? Quais eram?
  2. Pensando honestamente, você se lembra mais das leituras livres ou das obrigatórias? Você sabe responder por quê?

Nesta fase, os professores já terão produzido previamente suas primeiras impressões memorialísticas, pois já foram colocados em situação de produção ao compartilharem das memórias dos outros professores durante as rodas de conversa. Assim, o próximo passo será prepará-los para fazer a reescrita destas impressões, ao registrar os seus relatos de memórias de leituras. A escrita do texto deve ser em primeira pessoa. Assim o texto vai trazer um olhar particular sobre aquilo que viu e viveu. Além de revelar fatos, vai revelar também sentimentos, impressões e sensações.

3.2 Tempo

O tempo estimado é de três horas.

3.3 Materiais utilizados

Mesas, cadeiras, papel, lápis/caneta, cópias de textos para leitura, reflexão e discussão.

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3.4 Textos utilizados

  1. No reino das palavras: estórias, histórias e poesia – Maria da Glória Lima Barbosa
  2. Desvendando a longa estrada do letramento – Maria José Santos de Carvalho

4º encontro

4.1 Proposta/objetivos

Cada professor fará uma autoavaliação de sua história de leitura e apresentará aos demais colegas. O importante é que, além de trocar as experiências, os participantes percebam que existe uma concepção de ensino aprendizagem por trás de toda prática de sala de aula. Incentivá-los a identificar quais eram as concepções de leitura literária que estavam por trás dos procedimentos metodológicos adotados nas experiências lembradas e a compará-las com as práticas atuais. Ao final da discussão, organizar uma síntese conjunta das principais conclusões.

  1. Que avaliação você faz de sua história de leitura? Você se considera um(a) leitor(a)? Por quê?
  2. Atualmente, quais são suas leituras? Por que você lê?
  3. Sobre suas memórias de leitura e o seu processo de escolha para se tornar professor(a), do que você se lembra?
  4. Você acredita que a memória e a afetividade podem influenciar e inspirar no processo de leitura em seu trabalho em sala de aula?
  5. Você apresenta propostas de leituras literárias em sala de aula? Como você apresenta a literatura de suas memórias em sala de aula?

4.2 Tempo

O tempo estimado é de quatro horas.

4.3 Materiais utilizados

Mesas, cadeiras, papel, lápis/caneta, cópias de textos para leitura, reflexão e discussão.

5º encontro

5.1 Proposta/objetivos

Um aspecto importante do gênero memorialístico é que os autores se preocupam em caracterizar lugares e pessoas consideradas importantes nas experiências vividas no passado. Eles também comparam o tempo antigo com o atual, destacando, muitas vezes, as diferenças, rememorando com saudosismo ou críticas.

Para desenvolver nos participantes a capacidade de compreensão e reflexão sobre os sentidos dos textos apresentados até aqui, será de grande importância uma releitura explicando aos alunos (no caso de estas oficinas serem trabalhadas em salas de aula de Ensino Fundamental e Ensino Médio, por exemplo) que existem alguns recursos, algumas formas de dizer que tornam singulares os fatos escolhidos por alguns autores.

Dessa forma, levar os alunos a perceberem os efeitos de sentido criados pelos aspectos linguísticos particulares dos textos e que os autores recorrem a diferentes recursos: utilizam figuras de linguagem, empregam expressões características de determinados locais ou regiões e podem também fazer uso de expressões típicas da oralidade informal dependendo do contexto, preparando a turma, assim, para a atividade com a escrita. Ler e analisar textos de memórias literárias; identificar e aprender a usar marcas linguísticas próprias dos textos de memórias; aprimorar o texto; preparar os textos que farão parte da coletânea organizada pelos professores; discutir estratégias para publicação da coletânea na comunidade, para apresentação em trabalhos escolares, em redes sociais.

5.2 Tempo

O tempo estimado é de quatro horas.

5.3 Materiais utilizados

Mesas, cadeiras, papel, lápis/caneta, cópias de textos para leitura, reflexão e discussão.

5.4 Textos utilizados

  1. Memórias literárias e agregadas – Ana Maria Siqueira Silva
  2. Memória de Leitura – Aline Gomes Machado
  3. Memórias literárias formativas – Sandra Almeida Ferreira Camargo
  4. Memórias literárias – Joyci Viegas
  5. Memórias – Danúbia Jorge da Silva
  6. Quem lê pra mim, me lê? – Nadja Karoliny Lucas de Jesus Almeida