Esporte Educacional

Módulo 2

MÓDULO 2

Módulo 2
Referencial Teórico

p.33

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil, Brasília, 1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/constAcesso em: 15 fev. 2021.

BRASIL. Política Nacional do Esporte. Ministério do Esporte. Brasília. 2005. Disponível em: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/contato/83-ministerio-do-esporte/institucional/o-ministerio/sala-de-imprensa2/21849-politica-nacional-do-esporte. Acesso em 13 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 24 abr. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 10 fev. 2021.

BARBANTI, V. O que é esporte? Rev Bras Ativ Fís Saúde2006;11(1):54-58

BENTO, J.O. Desporto para crianças e jovens: das causas e dos fins. In: GAYA, A.; MARQUES, A.;TANI, G (orgs.) Desporto para Crianças e Jovens: Razões e Finalidades, 2004.

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física e temas transversais na escola. Campinas: Papirus, 2012.

FERREIRA, M. G. A teoria/concepção sistêmica: uma perspectiva crítica na pedagogia de educação física? Pensar a Prática, 3: p. 36-52, jul./jun. 1999-2000.

FIRACE, Tarso. Pedagogia sistêmica: depois da última curva do rio, adultecer. 1ª. ed. Editora Abrindo as Velas, 2013.

GALATTI, L.R.; PAES, R.R.; COLLET, C.; SEOANE, A.M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018

GASPARI, J. C. D.; SCHWARTZ. Adolescência, Esporte e Qualidade de Vida. Motriz jul-dez 2001, V. 7, n. 2, p. 107-113 Disponível em: https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n2/gaspari.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. Esportes de invasão Basquetebol – Futebol – Futsal – Handebol – Ultimate Frisbee. Maringá: Eduem, 2014.

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 405-418, fev. 2015. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/48275. Acesso em: 10 fev. 2021.

MALTA, D.C.; JAIME, A.A.C.; MORAIS NETO, O.L.; SILVA, M.M.A.; AKERMAN, M. O SUS e a Política Nacional de Promoção de Saúde: perspectiva, resultados, avanços e desafios em tempos de crise. Ciência e Saúde Coletiva, v.23, n. 6, p. 1799-1809, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1799.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.

MARQUES, A.C.; CIDADE, R.E.; LOPES, K.A.T. Questões da Deficiência E as Ações no Programa Segundo Tempo. OLIVEIRA, A.A.B.; PERIM, G.L. (org) Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática, Maringá: Eduem, 2009.

MELO. A.M.; BRETAS, A.; MONTEIRO, M.B. Fundamentos do lazer e da animação cultural. OLIVEIRA, A.A.B.; PERIM, G.L. (orgs.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática, Maringá: Eduem, 2009.

OLIVEIRA, A.A.B.; MOREIRA; E.C; JUNIOR, H.A.; NUNES, M.P. Planejamento do Programa Segundo Tempo: a intenção é compartilhar conhecimentos, saberes e mudar o jogo. In OLIVEIRA, A.A.B.; PERIM, G.L. (orgs.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática, Maringá: Eduem, 2009.

PRETSCH, M.D. O custo da oportunidade de acesso e permanência ao ensino superior quando se tem uma deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: SA, A.C.M.; DALLA DÉA, V.H.S. Acessibilidade e Inclusão no ensino superior: reflexões e ações em universidades brasileiras [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2020.

página anterior p.34

QUINTILIO, N. K. Das vivências às experiências significativas: os valores olímpicos como mobilizadores das habilidades socioemocionais por meio do esporte educacional. 2019. 173 f. Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

REZER, R. Reflexões didático-pedagógicas acerca do ensino do esporte no processo de formação de professores de Educação Física. Revista Movimento. v. 16, n. 01, 2010.

RODRIGUES, Heitor de Andrade. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade em um livro didático. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/96030.

SILVA, D.A.M.; STOPPA, E.A.; ISAYAMA, H.F.; MARCELLINO, N.C. Importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 5ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

TANI, G.; MANOEL, E J. Esporte, educação física e educação física escolar. In: GAYA, A: MARQUES, A.; TANI G (orgs.). Desporto para Crianças e Jovens: razões e finalidades, 2004.

TUBINO, M. O que é esporte. (Coleção Primeiros Passos.) São Paulo: Brasiliense, 1999.