AUTORAS

Flórence Rosana Faganello Gemente

Gabriela Cardoso Machado

Ana Paula Salles da Silva

Apresentação

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Para a elaboração do e-book, procuramos reunir textos e entrevistas de professoras e professores de Educação Física, que atuam em diferentes contextos e de diferentes Estados do Brasil, para que pudessem partilhar seus conhecimentos, experiências e reflexões acerca do Ensino Remoto Emergencial adotado em função da pandemia decorrente do vírus SARS-COV-2 e causador da doença Covid-19.

O capítulo 1, escrito por nós – organizadoras do livro –, tem a intenção de apresentar as razões que nos motivaram a organizar este e-book. No capítulo 2, a autora Marília de Goyaz aborda as aproximações e distinções presentes nas práticas pedagógicas que envolvem cursos na modalidade a distância e cursos presenciais, que emergencialmente estão sendo mediados com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Os capítulos 3 e 5 são ensaios teóricos nos quais os autores problematizam aspectos vividos durante as suas experiências docentes no ensino superior em Educação Física. No capítulo 3, o autor Silvan dos Santos traz as sensações vividas e sentidas do seu corpo professor durante a educação mediada pelas tecnologias e plataformas digitais ao longo do Ensino Remoto Emergencial. No capítulo 5, o autor Cristiano Mezzaroba reflete sobre as contribuições que sua formação e atuação, relacionadas com as mídias e tecnologias, auxiliaram a pensar os recursos e estratégias para o ensino, pesquisa e extensão de forma remota.

Com o olhar para a inclusão, a partir das experiências do autor Cláudio Mandarino com a Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS e no ensino superior, o capítulo 7 é um ensaio que faz a reflexão sobre o exercício da docência cuidadosa durante a pandemia, como sendo uma aula, que nos oferece como lição o inventar ou errar. O autor do capítulo 9, Edymar Madureira, faz um relato de experiência docente em Educação Física no ensino médio no Instituto Federal do Tocantins.

Os demais capítulos – 4, 6, 8 e 10 – são entrevistas realizadas com professores de Educação Física, que atuam na educação básica, e têm como propósito o registro de suas experiências pedagógicas relativas ao Ensino Remoto Emergencial, sendo estas entrevistas concedidas por professores das cidades de Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Palmas/TO e Curitiba/PR.

A pandemia, o distanciamento social e a necessidade do ensino remoto, ocasionaram muitas perdas, conflitos e desafios. Nós, professores, na busca de exercer a docência da melhor forma, num tempo tão difícil, tivemos que reorganizar todo o nosso trabalho, repensar nossa prática, desenvolver novas estratégias, fazer uso de diferentes recursos, que antes não havíamos feito, e alguns, nem conhecíamos. Diante de todos os desafios enfrentados, novos conhecimentos foram construídos, os quais buscamos reunir nesse e-book para que possam ser compartilhados. Assim, desejamos que este e-book possa ser um convite para revisitarmos nossas ações e que possamos levar adiante as aprendizagens e reflexões construídas nesse período.