Mayana Zatz
p.15Nascida na cidade de Tel Aviv, em Israel, no dia 16 de julho de 1947, filha de pais romenos, Mayana Zatz veio para o Brasil com 7 anos e naturalizou-se brasileira. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo em 1968, cursou doutorado em Genética também pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia.
Mayana decidiu cursar biologia devido ao interesse pela genética e, ao longo da graduação, foi aluna de iniciação científica, sob orientação de um professor que realizava aconselhamento genético.
Atualmente, é professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-tronco, centro que gratuitamente oferece atendimento a pessoas com histórico de doenças genéticas na família com aconselhamento especializado.
Mayana é, também, coordenadora do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas e membra da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento e da Academia Brasileira de Ciências. Em 1981, fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Ao longo de sua carreira, orientou diversos mestrandos e doutorandos e publicou centenas de trabalhos científicos. Mayana Zatz já recebeu muitas premiações e reconhecimentos, dentre eles a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo, o Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, o Prêmio Cláudia, o Prêmio Walter Schmidit e o Prêmio México de Ciência e Tecnologia.
Sendo assim, a garota que desde jovem tinha aspirações para trabalhar com genética trilhou uma grande história na ciência, tornando-se uma referência brasileira e uma grande geneticista.