Iria Brzezinski

p.14

Iria Brzezinski nasceu no dia 21 de outubro de 1945 na cidade de Mallet, estado do Paraná. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e em 1974 concluiu o curso de Pedagogia (Orientação Educacional) pela mesma Universidade. Em 1986 tornou-se mestre em Planejamento Educacional pela Universidade de Brasília (UnB) e em 1994 concluiu o doutorado em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo.

É professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), foi Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição e professora aposentada da UnB.

Iria relata que para encontrar o seu marco inicial como pesquisadora remonta aos idos de 1968. Ainda como acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFPR participou de duas pesquisas em um momento de intensa repressão do governo militar. Esse governo calava as vozes dos cidadãos brasileiros, entre esses, os estudantes e notadamente aqueles que se preparavam para tornarem-se cientistas sociais e sociólogos.

Desde o final da década de 1970 até a atualidade, a pesquisadora participa dos movimentos sociais e de entidades científicas do campo da educação, como forças articuladoras com coesão ideológica e militância em defesa da formação e valorização dos profissionais da educação.

Foi presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), coordenadora do GT-Formação de Professores e foi membra do Comitê Científico da mesma entidade. Participou também, como membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

A professora tenta assegurar sua liberdade, a fim de socializar conhecimento a quem interessar. Vive atualmente sua condição humana de arquivar o já sabido e de dialeticamente “duvidar de sua própria dúvida”, como bem lembra Juan de Mairena.

Iria trilhou seu caminho com muito profissionalismo e se tornou uma grande estudiosa da educação. É referência na área, com várias publicações, diversos projetos de pesquisas e orientações de teses e dissertações.

Iria Brzezinski durante a exposição Mulheres na Ciência no Brasil. Imagem adaptada de: Acervo das autoras.