Rosa Ester Rossini
p.13Nascida dia 09 de outubro de 1941 em Serra Azul, um pequeno município do estado de São Paulo, Rosa Ester foi a primeira mulher da cidade a entrar em uma universidade. Desde o nascimento, conviveu com o trabalho da mulher, porque sua mãe sempre trabalhou para contribuir com o orçamento da família.
Embora fosse de família humilde, por intermédio da diretora do grupo escolar, conseguiu concluir o ginásio e decidiu ser professora de geografia. Rossini conta que recebeu muitos beliscões de sua mãe: “Como é que a filha dos serventes ia ser professora de ginásio se [...] nenhuma mulher da cidade tinha ido além do Curso Normal?”. Apesar das muitas dificuldades financeiras, mas com a ajuda dos pais, amigos e professores, ela conseguiu graduar-se em Geografia pela Universidade de São Paulo. Concluiu o mestrado, o doutorado e a Livre-Docência em geografia, com a tese intitulada “Geografia e Gênero: a mulher na lavoura canavieira paulista”. Rossini tornou-se uma das grandes pioneiras da geografia e dos estudos da geografia feminista no Brasil.
Seus estudos sempre abrangeram diversas áreas, dentre elas, os estudos de gênero na Geografia, com a criação de um grupo de estudos sobre o tema na Comissão de Geografia da População da União Geográfica Internacional (UGI). Nessa mesma área, também foi uma das fundadoras do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEMGE) da Universidade de São Paulo.
Devido a sua importância na área da Geografia, Rosa Ester Rossini recebeu diversos prêmios e homenagens. Por seu amor à arte do ensino, mesmo após sua aposentadoria, continuou exercendo suas funções na Universidade de São Paulo.