Rachel Soihet

p.12

Rachel Soihet nasceu em Salvador, Bahia, em 1938. Mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1950 e concluiu graduação em história pela Universidade Federal Fluminense em um estudo sobre o feminismo de Bertha Lutz. Cursou doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, pesquisando as formas de resistência das mulheres pobres do Rio de Janeiro com relação às políticas do Estado, trabalhando mais especificamente com processos criminais.

Rachel é uma pesquisadora importantíssima para o estudo da condição feminina e das relações de gênero. Ela possui diversos artigos publicados e orientou mais de uma centena de dissertações e teses.

A escolha pela carreira e pelo tema vem desde muito jovem com o incômodo provocado pelas limitações que incidiam sobre as mulheres, especialmente nos anos de 1950 e 1960, demonstrando muita empatia no tocante à problemática feminina. Rachel observava que as mulheres ocupavam espaços separados dos homens e o quanto eram prejudicadas no desenvolvimento de suas potencialidades, especialmente nos planos intelectual e profissional. Rachel chama a atenção para as problemáticas atuais que incluem as disparidades salariais, e a divisão desigual do trabalho doméstico.

Atualmente, é professora titular de História Moderna e Contemporânea da UFF. A partir do seu ingresso como orientadora no Programa de Pós-Graduação, em 1976, formou toda uma geração de pesquisadoras e transformou-se numa referência no estudo da história das mulheres e nos estudos de gênero.