Heleieth Saffioti

p.11

Em 04 de janeiro de 1934, nascia, em Ibirá, estado de São Paulo, Heleieth Saffioti, a garota que anos mais tarde se tornaria referência nas Ciências Sociais e nos estudos sobre mulheres no Brasil.

Desde sua graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, desenvolveu várias pesquisas sobre a condição de dominação da mulher. Publicou ao longo de sua trajetória acadêmica diversos trabalhos que se tornaram referência para os estudos de gênero e tornou-se uma das maiores pesquisadoras brasileiras dessa temática.

Heleieth tem história de vida marcada pelo assédio, assim como tantas outras mulheres, como conta em trechos de uma entrevista: “Tinha que descer uma ladeira, e quantas não foram as vezes em que a desci voando, porque me haviam assediado no ônibus. Uma moça de 14 anos, embora de uniforme, era considerada uma menina sozinha. Então, colocavam a mão na minha perna, simulavam esbarrar em meus seios. Era um ‘assédio sexual’ bastante ameaçador[…] Alguns desses homens chegavam a descer do ônibus e ir atrás de mim.”

Heleieth em inauguração do centro cultural que leva o nome de seu marido. Imagem adaptada de: UNESP.

Outro aspecto que também marcou a vida de Heleieth Saffioti foi a cansativa jornada de trabalho como ela mesma relata na entrevista citada acima: “Houve ocasião em que cheguei a ter três empregos, simultaneamente. Pela manhã ia a um emprego, à tarde a outro, à noite estudava, e das 17 às 19h, quando deixava o trabalho, dava aulas particulares.”

"Indicada ao Prêmio Nobel da Paz 1995 e ao Prêmio Heleieth Saffioti

Heleieth sempre foi muito dedicada aos seus estudos sobre a mulher e teve reconhecimento com a criação do prêmio que leva seu nome, e é destinado a mulheres e entidades que se destacam no combate à discriminação, seja ela social, racial ou sexual. Por seu trabalho e militância, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 1995.