Maria da Conceição de Almeida Tavares

p.10

Nascia, em Anadia, Portugal, no dia 24 de abril de 1930, Maria da Conceição de Almeida Tavares. Após graduar-se em matemática pela Universidade de Lisboa, veio para o Brasil em 1954 e cursou uma nova graduação, em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teve grande atuação política sendo até mesmo presa durante o regime militar nas dependências do DOI-CODI (Departamento de Operações Internas/Centro de Operações para a Defesa Interna). Era conhecida fora dos meios acadêmicos pela luta a favor da democracia e pelas críticas ao regime militar. Assumiu posição frontalmente contrária ao Plano Real, às reformas constitucionais propostas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, ao programa de privatizações, e foi relatora do projeto de lei que confere tributação sobre grandes fortunas.

Maria Conceição em palestra na UNICAMP. Imagem adaptada de: Reprodução Youtube.

Em sua vida profissional, realizou diversos trabalhos na América Latina e Europa, foi consultora da ONU e do Instituto de Economistas de São Paulo (IESP), lutou na campanha pela redemocratização do país, entrou para a política, e foi eleita deputada federal. Em seus estudos acadêmicos, especializou-se na interpretação do processo de desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Orientou diversas teses e dissertações e coordenou pesquisas na área de economia. Possui inúmeras obras e artigos sobre a economia brasileira, e é considerada a principal estudiosa do desenvolvimento nacional. Sempre atacou a pobreza e a exclusão presentes no território nacional, e seus trabalhos publicados são considerados referência na área, traduzidos para toda a América Latina. Recebeu muitas condecorações e prêmios.

Maria da Conceição de Almeida Tavares. Imagem adaptada de Wikipédia.