Elza Furtado Gomide

p.09

Nascida em São Paulo no dia 20 de agosto de 1925, desde muito jovem, Elza Furtado Gomide teve forte ligação com a matemática, pois seu pai e seu avô materno eram professores dessa disciplina. Entretanto, encantada com as então recentes conquistas e popularidade da Física e seguindo o exemplo de Sonja Ashauer, Elza ingressou no curso de Física, mas logo descobriu que não era aquela a sua real vocação. Depois de formada em física, Elza cursou matemática pela Universidade de São Paulo e tornou-se assistente de seu professor.

Elza Furtado também foi uma das primeiras mulheres a concluir um doutorado em Matemática em uma instituição brasileira. No entanto, afirma que não sofreu preconceito por ser mulher numa área predominantemente composta por homens, e reconhece que foi uma exceção. Nesse aspecto, sempre que é convidada para palestrar sobre as dificuldades das mulheres e o machismo na área, Elza alegava não poder participar por não ter vivenciado isso.

"Uma das primeiras mulheres a concluir um doutorado em matemática no Brasil"

Ao longo de sua carreira, trabalhou como pesquisadora e professora, publicando diversos trabalhos. Elza sempre considerou o ensino sua principal e mais importante atividade, trabalhando com entusiasmo, dedicação e estímulo aos seus alunos.

A matemática Elza Gomide Furtado é considerada uma pioneira da área no Brasil, lutou por melhorias nos cursos de matemática, e esteve envolvida nas problemáticas do ensino da matemática até sua morte, em 2013.

Elza Furtado Gomide foi a primeira doutora em Matemática do Brasil. Imagem adaptadad de: Divulgação/CNPq.