6.0 Estágios Curriculares, Extracurriculares e Voluntários
O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem como objetivo principal proporcionar aos/as discentes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo/a para o exercício da profissão e cidadania.
Os estágios realizados nas dependências da Universidade Federal de Goiás ou em instituições externas são regidos nos termos da Lei 6.494/77, do Decreto nº 87.497/82, com as alterações determinadas pela Lei 9.394/96, estando regulamentados pela Resolução CEPEC nº 1122/12, a qual aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG), a Resolução CEPEC nº 766 /05, que define regras para os estágios dos cursos de Bacharelado e a RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 880 / 08, que altera Resolução CEPEC nº 766 /05. Atualmente, a Resolução CEPEC nº 1538 regulamenta os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de bacharelado da Universidade Federal de Goiás. Sendo revogada as resoluções CEPEC no 766/2005 e no 880/2008.
6.1 Estágio curricular obrigatório
O Estágio Curricular Obrigatório do curso de Biblioteconomia na modalidade à distância (BibEAD) da UFG será desenvolvido em forma de disciplina, mediante atividades desenvolvidas em campo específico de atuação do/a profissional. Tem por finalidade permitir ao/a discente uma visão prática quanto aos conteúdos e teorias ministradas e aprendidas ao longo de sua graduação e vivência profissional e de dinâmica de mercado de trabalho. Trata-se de 4 disciplinas (Estágios Supervisionados I, II, III e IV) que devem ser cursadas a partir do 5º período do curso, totalizando 240 (duzentos e quarenta) horas aula. Para cursá-las, o/a discente de Biblioteconomia deverá ter cursado todas as disciplinas dos semestres anteriores (do 1o ao 4o semestre), o que equivale ter cumprido 1305 (mil trezentos e cinco) horas aula.
O Estágio Curricular Obrigatório deve respeitar o Regimento de Estágio do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância vigente. Para realização do Estágio Curricular deve-se seguir obrigatoriamente os seguintes itens: a) Locais conveniados com a UFG; b) Preenchimento do termo de compromisso, plano de estágio, controle de frequência e apresentação de relatórios final; c) no termo de compromisso deve constar o número da apólice de seguro, a qual é responsabilidade da UFG.
A Coordenação do BibEAD fornecerá o apoio institucional necessário para a concretização dos estágios por meio de sua Coordenação própria de Estágios, além de contar com o apoio e infraestrutura da Coordenação Geral de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFG.
Para estas disciplinas, os/as discentes de Biblioteconomia deverão realizar, no local de estágio, juntamente com seu professor/a orientador/a e o supervisor/a, um projeto que contemplará o diagnóstico deste espaço de atuação e proposta de ações alinhadas à problemática identificada. Além disso, no estágio:
- o/a discente do Curso de Biblioteconomia, na modalidade a distância, realizará suas atividades de estágio supervisionado cumprindo 240 horas, preferencialmente, distribuídas em: bibliotecas públicas – 60 horas; bibliotecas escolares – 60 horas; bibliotecas universitárias – 60 horas; bibliotecas especializadas – 60 horas;
- no início de cada estágio supervisionado, o/a discente deve apresentar ao/a coordenador/a um plano das atividades a serem realizadas na modalidade e local escolhidos;
- o estágio deve ser orientado por um/a docente e supervisionado por um/a bibliotecário/a. No caso de não haver um/a bibliotecário/a no local de estágio, a supervisão deverá ser realizada por um/a docente do curso de Biblioteconomia ou pelo/a tutor/a formado/a em Biblioteconomia que não seja o/a coordenador/a do estágio supervisionado;
- ao final de cada estágio supervisionado, o/a discente deverá apresentar relatório sobre as atividades desenvolvidas;
- o/a supervisor/a deve emitir um parecer sobre as atividades desenvolvidas pelo/a estagiário/a;
- a avaliação do/a discente deve atender a legislação vigente e as normas da IPES proponente;
Para obter a aprovação nesta disciplina, além do cumprimento total da carga horária estipulada (240 h/a), o/a discente receberá avaliações periódicas de seu/sua professor/a orientador/a e de seu/sua supervisor/a no local do estágio. Ao final do estágio, deverá realizar uma apresentação pública de seu projeto perante o corpo docente do curso de Biblioteconomia da UFG, dos/as) supervisores/as de campo de estágio, demais discentes do curso e todos/as os/as interessados/as.
O/A Supervisor/a do estágio terá as seguintes atribuições:
- participar do planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas pelo/a estagiário/a;
- informar ao/a estagiário/a sobre as normas e funcionamento do local de estágio;
- acompanhar e orientar o/a estagiário/a durante a realização de suas atividades;
- informar ao/a professor/a orientador/a sobre a necessidade de reforço teórico para elevar a qualidade do desempenho do/a estagiário/a;
- preencher as fichas de avaliação do/a estagiário/a e encaminhá-las ao/a professor /a orientador/a;
- responsabilizar-se pelo controle de frequência e horários estabelecidos pelo curso para a realização do estágio;
- solicitar reunião com o/a professor/a orientador/a e/ou Coordenador/a de Estágio quando se fizer necessário;
Professor/a orientador/a terá as seguintes atribuições:
- aprovar a escolha dos locais de estágio;
- auxiliar o/a discente na escolha dos locais de estágio em conjunto com o/a coordenador/a de estágio;
- planejar, acompanhar e avaliar as atividades de estágio juntamente com o/a supervisor/a e o/a estagiário/a;
- esclarecer o/a discente e o/a supervisor/a sobre o processo de avaliação;
- acompanhar o andamento do estágio in loco, fazendo visitas regulares e periódicas;
- registrar as avaliações dos/as estagiários/as conforme prazos estabelecidos no calendário acadêmico;
O estágio feito fora do país poderá ser aproveitado ou reconhecido como estágio curricular obrigatório, desde que garantidos os pré-requisitos acadêmicos e documentais e se adequem à proposta acadêmica do presente curso.
É obrigatório o preenchimento do termo de compromisso, plano de estágio, controle de frequência, apresentação de relatórios semestrais, seguro que, neste caso, é responsabilidade do/a concedente.
A jornada de horas semanais do estágio curricular são 4 horas, visto que, de acordo com o PPC, as disciplinas de Estágio Supervisionado serão ofertadas uma por semestre, sendo assim, a carga horária será de 4 horas semanais, totalizando 60 horas por disciplina/semestre.
6.2 Estágio curricular não obrigatório
O Estágio curricular não obrigatório do curso de Biblioteconomia da UFG poderá ser realizado a partir do cumprimento de 630 (seiscentos e trinta) horas-aula que fazem parte da grade curricular do curso, o que equivale à integralização das disciplinas dos dois (2) períodos letivos iniciais. No âmbito do Curso o Estágio Curricular Não Obrigatório, deve respeitar o Regimento de Estágio do Curso de Biblioteconomia vigente. Essa modalidade de estágio é optativa, ficando a critério do/a graduando/a realizá-lo ou não, porém, observa-se que as atividades a serem desenvolvidas no estágio curricular não obrigatório devem ser pertinentes à Biblioteconomia e compatíveis com o nível de sua formação (graduação), bem como, sua realização deve ocorrer em locais conveniados com a UFG, ou mediante agentes de integração que também possuam convênio em vigência com esta instituição.
Além disso, o local de realização do estágio deve contar com a supervisão de um/a profissional qualificado/a, bem como da orientação pedagógica de um/a professor/a do curso de Biblioteconomia.
Os/As discentes deverão apresentar relatórios semestrais, e formalizar o estágio a partir da assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Estágio. O seguro fica a cargo da instituição contratante do/a estagiário/a.
Cabe enfatizar que não existe equivalência de horas entre Estágio Curricular Não Obrigatório e Obrigatório, assim como não existe equivalência de horas entre o estágio curricular (em ambas as suas modalidades) e as atividades complementares.