5. Infraestrutura do Curso
No site, www.biblioteconomia.fic.ufg, encontram-se as informações sobre a coordenação do curso; corpo docente ; tutores/as, monitores/as, técnico-administrativos/as; horários de atendimento virtual e presencial e infraestrutura dos polos. Além disso, todo curso de graduação da UFG é orientado pelo RGCG, o qual estabelece todas as normas e condutas desses cursos. Tal regimento pode ser encontrado no portal da Pró-Reitoria de Graduação (prograd.ufg.br).
O curso conta, também, com página do Facebook e Instagram (biblioemfoco) para a divulgação de informações gerais, eventos e demais atividades pertinentes ao curso e áreas afins. Além disso, serão enviados, mensalmente, boletins informativos chamando atenção para os prazos, eventos, atividades extras e demais informações administrativas e acadêmicas que se fizerem necessária.
Serão realizadasvisitas periódicas aos polos de apoio presencial para garantir a proximidade dos/as professores/as e equipe administrativa do curso. Será garantida aos/as discentes do curso a participação nas reuniões acadêmicas e comissões organizadoras de eventos científicos e de extensão. Na medida do possível, os eventos científicos promovidos pela unidade acadêmica serão transmitidos via web para viabilizar a participação do/a discente EAD.
Por fim, secretaria online no próprio Moodle com todas as informações divulgadas nos canais anteriormente citados, além deste Guia do/a Discente..
5.1 Recursos humanos
A equipe multidisciplinar para o atendimento ao/a discente BibEAD deve contar com profissionais para o exercício das seguintes funções:
5.1.1 Coordenação do curso
Exercida por um/a professor/a da UFG, representa o curso em todas as instâncias sendo responsável pela promoção das condições essenciais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. O/A coordenador/a do curso deve ser, prioritariamente, bacharel/a ou licenciado/a em Biblioteconomia, preferencialmente com doutorado em Ciência da Informação ou áreas afins. A coordenação será definida pelos integrantes do NDE do curso de Biblioteconomia na modalidade EAD.
5.1.2 Vice coordenação do curso
Exercida por um/a professor/a da UFG, substitui e auxilia a Coordenação na condução do curso e na promoção das condições essenciais para o desenvolvimento do mesmo e atua como coordenador/a de tutoria.
5.1.3 Coordenação de tutoria
Exercido/a pelo/a vice-coordenador/a de curso, sendo um/a docente, preferencialmente, bacharel/a ou licenciado/a em Biblioteconomia, que ficará responsável pela coordenação dos/as tutores/as. A coordenação de tutoria do curso será definida pelos/as integrantes do NDE do curso de Biblioteconomia na modalidade EAD. Conforme as diretrizes contidas no Manual de Atribuições, Deveres e Direitos da Coordenação de Tutoria da Escola Técnica Aberta do Brasil – Programa e-Tec Brasil, (Anexo I da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010), que estabelece para o/a Coordenador/a de Tutoria as seguintes atribuições:
- coordenar e acompanhar as ações dos/a tutores/as;
- apoiar professores/as e tutores/as das disciplinas no desenvolvimento de suas atividades;
- supervisionar e acompanhar as atividades do ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
- acompanhar os relatórios de regularidade dos/as discentes;
- analisar com os/as tutores/as os relatórios das turmas e orientar os encaminhamentos mais adequados;
- supervisionar a aplicação das avaliações;
- dar assistência pedagógica aos/as tutores/as das turmas;
- supervisionar a coordenação das atividades presenciais.
5.1.4 Coordenador/a de estágio
Cabe ao/a coordenador/a garantir a oferta de vagas para o estágio supervisionado e além disso:
- sugerir e coordenar a escolha dos locais de estágio;
- solicitar a assinatura de convênios ou cadastrar os locais de estágio, quando for o caso;
- participar do planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades de estágio;
- estabelecer o número de discentes por professor/a orientador/a, conforme as possibilidades do curso;
- encaminhar à Coordenação de Estágios da PROGRAD os nomes dos/as professores/as orientadores/as e dos/as supervisores/as com os respectivos locais de realização dos estágios;
- promover atividades que permitam o debate e a troca de experiências entre discentes, professores/as, supervisores/as de estágio, entre outros.
5.1.5 Coordenação de TCC
Compete a essa coordenação orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento da pesquisa e da produção científica (trabalho final em formato de artigo). Deverá propor modelo para a apresentação escrita e oral do trabalho final; regras para a constituição de bancas de defesa; instrumentos de avaliação para o trabalho escrito e para a defesa do trabalho.
5.1.6 Colegiado do curso
Constituído pelos/as professores/as, tutores/as e representantes de discentes indicados/as pelos seus pares. É responsável pela definição das atividades de organização, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades acadêmico -didáticas.
- Mediadores/as Pedagógicos - Exercida por professores/as com conhecimento amplo do curso, e com a função de acompanhar o desenvolvimento de todas as atividades pedagógicas do curso visando promover a articulação dos temas de cada eixo e entre os eixos; observando que a pesquisa constitua a base de todos os estudos para a produção científica final.
- Corpo Professores/as - É constituído, majoritariamente, por professores/as da UFG. Compete aos/as professores/as desenvolver os temas de seus respectivos eixos nos encontros presenciais e no AVEA de modo integrado e contínuo; bem como acompanhar, orientar e avaliar todas as atividades de ensino-aprendizagem no decorrer do curso, com o apoio dos/as tutores/as. Além disso, o professor tem a função também de orientador/a.
Nesse sentido, cada discente contará com a orientação de um/a professor/a para acompanhar a sua produção científica - projeto, elaboração de monografia e artigo, observando as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e científicos. Ao/A professor/a-orientador/a compete a elaboração e apresentação do cronograma de trabalho; atendimento acadêmico e orientação para apresentação de resultados. Tem também como atribuições zelar pela qualidade científica, técnica e ética do trabalho monográfico; bem como participar do processo de avaliação final do artigo com a participação de colegas docentes.
5.1.7 Tutoria
O corpo de tutores/as desempenhará papel de fundamental importância no processo e devem compor um quadro diferenciado no âmbito da IPES. O/A tutor/a deve ser entendido como um sujeito que participa ativamente da prática pedagógica. As atividades desenvolvidas a distância e/ou presencialmente devem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico.
A tutoria atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto aos/as discentes geograficamente distantes. A principal atribuição deste/a profissional é o esclarecimento de dúvidas por meio dos fóruns de discussão pela Internet, participação em webconferências, etc. O/A tutor/a também tem a responsabilidade de promover espaços de construção coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio, auxiliar o/a discente no desenvolvimento de atividades acadêmicas e participar, ainda, dos processos avaliativos de ensino-aprendizagem junto aos/as docentes.
O/A tutor/a deve conhecer este Projeto Pedagógico, o material didático e as atividades sob sua responsabilidade, a fim de auxiliar os/as discentes no desenvolvimento das atividades individuais e em grupo, fomentando o hábito à pesquisa, esclarecendo dúvidas em relação às atividades acadêmicas, bem como no uso das tecnologias e recursos disponíveis. Participa de momentos presenciais obrigatórios, tais como avaliações, aulas práticas em laboratórios e estágios supervisionados, quando se aplicam. A tutoria deve manter-se em permanente comunicação, tanto com os/as discentes quanto com a equipe pedagógica do Curso.
Com objetivo de manter um ensino de qualidade, o curso visa um tutor para cada 18 discentes. Conforme Niskier (1999, p.393), o papel do/a tutor/a é:
- comentar os trabalhos realizados pelos/as discentes; corrigir as avaliações dos/as discentes;
- ajudá-los/as a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações;
- responder às questões sobre a instituição; ajudar os/as discentes a planejarem seus trabalhos; organizar círculos de estudo;
- fornecer informações por telefone, fac-símile e e-mail; supervisionar trabalhos práticos e projetos;
- atualizar informações sobre o progresso dos/as discentes;
- fornecer feedback aos/as coordenadores/as sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos/as discentes; e
- servir de intermediário entre a instituição e os/as discentes.
5.1.8 Corpo técnico-administrativo
O corpo técnico-administrativo tem por função oferecer o apoio necessário para a plena realização deste Curso, seja atuando na sede da instituição ou no polo, junto à equipe docente responsável pela gestão administrativa e acadêmica e nos polos/ambientes descentralizados, apoiando as atividades presenciais. As atividades desempenhadas por esses/as profissionais envolvem três dimensões principais: administrativa, acadêmica e tecnológica. As funções da equipe administrativa são: secretaria; suporte (Moodle); Assessoria de comunicação.
- Secretaria do Curso - Tem como função responder pela organização acadêmica do/a discente; no sentido de encaminhar documentações, prestar informações, guarda da documentação, fazer comunicados a pedido da coordenação do curso.
- Suporte Técnico - Equipe com a atribuição de customizar e assegurar o funcionamento do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, garantindo a eficiência no sistema de comunicação. Cada instituição parceira contará com um serviço de apoio técnico.
5.2 Biblioteca física e virtual
Ressalta-se que em relação à biblioteca, faz-se necessário garantir ao/a discente o acesso aos códigos específicos para uso no conjunto das disciplinas do Eixo 2 ‘Organização e Representação da Informação’: Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Decimal de Dewey (CDD); Tabela Cutter-Sanborn; Tabela PHA, Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2); Recurso de Descrição e Acesso (RDA); Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR); ABNT Digital; Thesaurus, e novos códigos que surgirem, visando a manutenção da qualidade do ensino-aprendizagem.
Além de assumir compromisso para garantir o acesso ao material acima especificado, o sistema de bibliotecas da UFG coloca à disposição acervo físico e virtual, os quais darão suporte às necessidades informacionais dos/as discentes do curso. Há acesso a periódicos científicos por meio do Portal de Periódicos Capes, acesso a repositórios institucionais; ebooks Springer e Wiley. Todos acessados via página da Biblioteca Central da UFG (www.bc.ufg.br).
5.3 Laboratórios específicos presenciais e virtuais
O curso dará acesso presencialmente aos laboratórios de informática disponíveis nos polos e promoverá acesso a laboratório virtual sobre preservação, conservação, restauro, classificação, catalogação de objetos digitais ou físicos. Tais acessos se darão via Moodle ou site do curso.
Nas oficinas presenciais em Goiânia, os/as discentes terão acesso aos laboratórios da sede, incluindo o Ateliê tipográfico do Centro Editorial e Gráfico da UFG, e a biblioteca Central, onde poderão conhecer os espaços, equipamentos e demais produtos oferecidos pela instituição.
5.4 Infraestrutura computacional
A infraestrutura computacional conta com computadores modelo desktop e a possibilidade de computadores portáteis. Os equipamentos portáteis poderão ser deslocados para os polos de atendimento presencial, caso seja necessário.
Em todos os polos há acesso à internet e prestação de serviços administrativos e acadêmicos. Entretanto, boa parte das rotinas administrativas e acadêmicas poderá ser feita via portal do/a discente e Moodle.
5.5 Segurança física e virtual
A segurança física e virtual é feita a partir de sistemas já constantes no acervo da UFG. Em relação a equipamentos físicos, a UFG possui câmeras de monitoramento e vigilantes. Já a segurança virtual tem sido garantida por meio de nobreaks, sistemas de backup e uso de diversas plataformas de guarda de documentos nas nuvens.
5.6 Calendário acadêmico
O calendário acadêmico do curso BibEAD será o mesmo aprovado pelo CONSUNI UFG para o campus de Goiânia. Entretanto, considerando as especificidades do ensino a distância, o calendário pode ser diferente. Será dada ampla divulgação ao referido calendário aos/as discentes, tutores/as e professores/as envolvidos/as no curso. O mesmo será disponibilizado no ambiente de aprendizagem virtual e na página do curso.
As datas dos encontros presenciais serão confirmadas com antecedência de, no mínimo, um mês antes do início do semestre letivo e amplamente divulgadas para professores/as, tutores/as, coordenadores/as de polos e discentes.