4. Acompanhamento da Coordenação Pedagógica
No tocante à avaliação do processo de ensino e aprendizagem do/a discente BibEAD e visando a ressignificação atribuída à prática educativa e pedagógica dos/as docentes do curso de Biblioteconomia, ressalta-se a importância da Coordenação Pedagógica do referido curso. Trata-se de um elemento mediador entre currículo, docentes e discentes. Cabe à coordenação pedagógica, dentre outras funções, mediar as relações entre docentes, discentes e o currículo do curso, oferecendo condições para que as propostas curriculares sejam trabalhadas coletivamente, propondo parcerias visando a interdisciplinaridade evitando assim a fragmentação na formação do/a discente e; garantir a integridade do PPC e a observância no cumprimento das ementas das disciplinas.
A mediação pedagógica exige que se trace o percurso do/a discente no curso, quais os recursos e materiais didáticos utilizados, como o ambiente será configurado, quantas e em que formato serão as atividades presenciais e on-line e como se dará o acompanhamento e avaliação do/a discente no curso.
4.1 Percurso do/a discente
O percurso do/a discente é definido, antecipadamente, no planejamento do curso pela equipe pedagógica. Pressupõe-se a sua participação efetiva em todas as atividades presenciais e virtuais no decorrer do curso.
Para que o desenvolvimento do curso transcorra conforme planejado, os/as discentes terão à sua disposição todo suporte administrativo, pedagógico, cognitivo, metacognitivo, motivacional, que favoreçam desenvoltura na interação no ambiente e com o material didático, autoaprendizagem e ensino de qualidade.
A cada finalização de eixo, aquele/a discente que não atingiu a nota exigida para aprovação, terá a oportunidade de recuperar médias não alcançadas nas disciplinas. Esses/as discentes serão acompanhados/as pelos/as tutores/as e professores/as do curso.
4.2 O ambiente de aprendizagem
A metodologia adotada para o curso BibEAD prioriza o trabalho colaborativo com atividades desenvolvidas no MOODLE, Ambiente Virtual de apoio ao Ensino e à Aprendizagem (AVEA) da UFG. Toda a produção do/a discente será arquivada nesse ambiente.
O modelo de EAD adotado para o curso prevê o atendimento on-line do/a discente, em plantões tira dúvida; webconferências, tutoria presencial e apoio via internet (skype, facebook, e-mail). Nas webconferências ao vivo os/as discentes poderão interagir com o/a professor/a, enviando suas perguntas e dúvidas via chat. As questões serão respondidas ao vivo. Caso o/a discente não possua recursos tecnológicos suficientes para acompanhar a videoconferência de algum local que lhe seja mais conveniente, poderá recorrer ao Polo de Apoio Presencial ao qual está vinculado.
As aulas serão gravadas e, posteriormente, disponibilizadas no MOODLE. Os conteúdos trabalhados ao vivo serão complementados com atividades, ao longo da semana, orientadas por um/a tutor/a on-line, em salas virtuais.
O MOODLE possui diversos recursos assíncronos e síncronos, tais como Chat, fórum, sala de entrega de trabalho individual e de grupo, glossário, wikipedia, blog, lição, questionários diversos, arquivos com materiais de apoio, dicas em áudio, dicas em vídeo, segmentos multimídia para download ou acesso via streaming (vídeo por demanda com acesso via Internet), entre outros. A construção das salas virtuais do curso e a exploração dos recursos do AVEA serão orientadas pela especificidade do conteúdo programático de cada módulo.
4.3 Recuperação dos conteúdos e de provas
A recuperação de conteúdos/atividades das disciplinas se dará em dois momentos distintos: primeiro, de caráter contínuo e efetuado logo após a correção da atividade pelo/a professor/a tutor/a. Nesse momento o/a discente terá a oportunidade de recompor sua nota através de exercícios e avaliações a partir de aulas de reforço e das orientações do professor/a tutor/a. O segundo momento será durante a recuperação semestral, realizada normalmente no período anterior ao recesso acadêmico (julho e dezembro), caso ele/a não tenha conseguido atingir a nota exigida para a sua aprovação. A coordenação pedagógica, em parceria com os/as professores/as e tutores/as envolvidos/as nas disciplinas, estabelecerá, previamente, data para a segunda chamada da atividade presencial avaliativa.
4.4 Sistema de avaliação discente
O processo de avaliação e aprendizagem dos/as graduandos/as do curso de Biblioteconomia EAD seguirá os procedimentos estipulados pelo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação-RGCG/UFG (Resolução CEPEC 1122/2012), em especial de ensino/aprendizagem dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).
Embora a avaliação se dê de forma contínua, cumulativa, descritiva e compreensiva, é possível particularizar três momentos distintos no processo:
- Durante a oferta das disciplinas, a partir de atividades realizadas a distância, como pesquisas, exercícios, e outras tarefas planejadas para o desenvolvimento da disciplina;
- Durante os encontros presenciais, com a realização de provas, apresentação de trabalhos e outras tarefas propostas no encontro;
- Durante o estágio obrigatório supervisionado;
- Ao final do curso, com a elaboração do TCC e respectiva defesa em banca examinadora.
Nessas situações de avaliação deverão ser levados em conta os seguintes aspectos: a produção escrita do/a discente, seu método de estudo, sua participação nos Encontros Presenciais, webconferências, fóruns e bate-papos; acompanhamento e compreensão do conteúdo proposto em cada uma das disciplinas, se é capaz de posicionamentos crítico-reflexivos frente às abordagens trabalhadas e frente à sua prática profissional (dimensão cognitiva), realização de estudos de caso e de pesquisa, a partir de proposições temáticas relacionadas ao seu campo de formação profissional, entre outros fatores.
A média final será computada após o término de todas as disciplinas, devendo o/a discente obter nota igual ou superior a 6,0 para a aprovação nos tópicos trabalhados, conforme regulamento da UFG.
4.5 Peso das notas atividades presenciais e à distâ ncia
Nosso RGCG (Regimento Geral dos Cursos de Graduação) sempre acompanha as portarias MEC/Capes, e por isso, em nosso último Regulamento Geral do Cursos de Graduação - RGCG consta que “Art. 82, § 4º Nos cursos à distância, os resultados das avaliações em momentos presenciais deverão corresponder ao mínimo de 51% (cinquenta e um por cento) da composição da nota final”. Nesse sentido, estamos adotando peso 6,0 para as atividades presenciais dos/as alunos/as.
| Atividade | Requisito por nota | Valor |
|---|---|---|
| Encontro presencial sede | Presença | 1,0 |
| Atividade dirigida e avaliativa no polo | Atividade dirigida | 5,0 |
| Atividades no moodle | Realização | 4,0 |
| Total | 10,0 | |
Notas
1. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/Resolucao_CEPEC_2017_1557.pdf
2. Fica a critério do/a docente dividir a pontuação em 0,5 da presença e 0,50 da atividade ou ministrar a atividade dentro do tempo da sua disciplina.