3. Características do curso de Biblioteconomia EAD
As características deste Curso nacional foram formuladas a partir do delineamento dos perfis dos/as ingressantes/as e egressos/as e das competências, habilidades e atitudes que se espera desenvolver durante a sua formação.
3.1 Perfil do/a Ingressante
Este curso de Biblioteconomia, na modalidade a distância, visa atingir um público-alvo constituído por candidatos/as que:
- obrigatoriamente tenham concluído o ensino médio;
- preferencialmente não tenham possibilidade de frequentar curso presencial;
- preferencialmente atuaram, atuam ou podem vir a atuar em ambientes voltados à informação.
3.2 Perfil do/a Egresso/a
Na conclusão deste Curso, espera-se ter formado um/a profissional que seja:
- autônomo/a e apto/a a desempenhar as atividades do ciclo informacional (produção, organização, gestão, mediação, acesso, uso e apropriação da informação);
- autônomo/a e apto/a a desenvolver na sociedade a competência em informação e propiciar a democratização da informação em suas múltiplas dimensões;
- capaz de atuar nos processos de construção e reconstrução da realidade social de modo crítico e reflexivo;
- capaz de agir com proficiência, criatividade e ética no enfrentamento dos problemas em suas práticas profissionais;
- capaz de empenhar-se no processo contínuo de seu aprimoramento profissional;
- capaz de comprometer-se com o desenvolvimento científico e tecnológico de seu campo de atuação.
3.2.1 Competências
As competências que devem ser desenvolvidas ao longo deste Curso estão divididas em competências técnico-científicas, gerenciais, sociais e políticas.
3.2.2 Competências técnico-científicas
Em termos de competências técnico-científicas espera-se que o/a egresso/a do Curso seja capaz de:
- desenvolver e aplicar conhecimentos humanísticos, científicos, técnicos e instrumentais no campo da Biblioteconomia;
- analisar as dimensões multi, inter e transdisciplinares dos fenômenos informacionais;
- coletar, produzir, selecionar, organizar, recuperar e disseminar informações;
- formar, desenvolver, avaliar e preservar acervos informacionais;
- mediar o acesso, busca, uso e apropriação da informação;
- avaliar, explorar, produzir, aplicar, customizar e utilizar tecnologias de informação e de comunicação;
- diagnosticar, contextualizar e interpretar necessidades com vistas ao atendimento de demandas informacionais;
- avaliar, criar, organizar, gerenciar e disseminar produtos e serviços de informação.
3.2.3 Competências gerenciais
Quanto às competências gerenciais, espera-se formar bibliotecários/as capazes de:
- planejar, implementar, acompanhar e avaliar plataformas, redes, sistemas, unidades e recursos (produtos e serviços) de informação;
- elaborar e gerenciar políticas, programas, planos e projetos para organismos, instituições, plataformas, redes, sistemas, unidades, recursos (produtos e serviços) de informação;
- gerenciar equipes e recursos em ambientes de informação;
- aplicar recursos de marketing para a prospecção e a promoção de plataformas, redes, sistemas, unidades, recursos (produtos e serviços) de informação;
- exercer liderança para a promoção de processos comunicacionais com a equipe, a comunidade usuária e a sociedade;
- garantir a qualidade de serviços e produtos de informação;
- tomar decisões com assertividade.
3.2.4 Competências sociais e políticas
No que diz respeito às competências sociais e políticas, este Curso tem por objetivo formar bibliotecários/as capazes de:
- identificar, analisar e traduzir necessidades informacionais em contextos sociais específicos;
- articular teoria e prática com responsabilidade social;
- participar ativamente de contextos sociais e políticos no âmbito de sua atuação;
- participar, assessorar e intervir na formulação de políticas de informação;
- promover parcerias e atuar de maneira empreendedora.
3.2.5 Habilidades
Durante a formação é desejável que o/a discente desenvolva as seguintes habilidades:
- análise, síntese e descrição de conteúdos informacionais;
- estabelecimento de relações e conexões conceituais;
- sistematização e organização de objetos e conceitos;
- fundamentação, exposição, proposição, explicação, argumentação e negociação;
- comunicação interpessoal;
- manejo e uso de tecnologias de informação e de comunicação;
- criatividade;
- flexibilidade;
- senso investigativo;
- escuta sensível;
- raciocínio lógico (interpretação, inferência, indução, dedução).
3.2.6 Atitudes
As experiências vivenciadas durante este Curso, associadas aos conhecimentos construídos e às competências e habilidades desenvolvidas, devem contribuir para que o/a egresso/a assuma atitudes proativas;
- de civilidade;
- de conduta flexível;
- voltadas ao trabalho em equipe;
- de cooperação, colaboração e compartilhamento;
- de acolhimento às demandas do público usuário/a, da comunidade e da sociedade;
- empreendedoras.
3.3 Forma de gestão
O curso de Biblioteconomia da UFG integra a Faculdade de Informação e Comunicação, que tem como única instância deliberativa o seu Conselho Diretor (CD), composto por todos/as os/as professores/as atuantes na unidade e representantes de discentes e servidores/as técnico- administrativos/as.
Cada curso tem o seu colegiado consultivo, presidido pelo/a seu/sua coordenador/a. Nessa instância procura-se criar consensos sobre decisões que serão discutidas e deliberadas no CD da unidade.
A estrutura colegiada é formada pelo corpo docente do curso e pelo Núcleo Docente Estruturante, o qual é responsável por tratar de todas as questões concernentes à parte pedagógica, conforme já apresentado.
3.4 Sistema de Orientação e Acompanhamento do/a Discente
O/A discente será orientado/a e acompanhado/a pelos/as tutores/as e professores/as, e quaisquer ocorrências deverão ser reportadas à coordenação do curso.
Os horários, canais e formas de atendimento serão amplamente divulgados para todos/as os/as discentes.
Os/As discentes têm direito a representação estudantil no conselho diretor da faculdade, devendo haver eleição para a indicação do mesmo. A instituição pode incentivar a formação de seu Centro Acadêmico.
O/A discente BibEAD tem acesso a fórum permanente e a diversos outros canais de comunicação para interação com a coordenação e demais profissionais envolvidos/as no curso. Dessa forma os/as discentes poderão manter contato com a equipe multidisciplinar via on-line (fórum, chat, listas de discussão, grupos no WhatsApp, facebook, ou outras mídias sociais e ferramentas de mensagens instantâneas, individuais e em grupo), telefones e e-mails de coordenadores/as, tutores/as e equipe administrativa.
Para interação com a equipe administrativa, será estruturada, no ambiente de aprendizagem, Secretaria on-line com fórum permanente.
3.5 Momentos presenciais e virtuais de tutoria
Os encontros presenciais obrigatórios ocorrem duas vezes a cada semestre, sendo um na sede, campus Goiânia, e o outro no polo de origem do/a discente. Em todos os encontros haverá, pelo menos, uma atividade avaliativa e nesses encontros serão priorizadas as discussões das temáticas dos componentes curriculares daquele semestre.
Para os encontros na sede campus Goiânia, os/as discentes contarão com a presença dos/as tutores/as e dos/as professores/as. Já nos encontros realizados nos polos, os/as tutores/as participarão, podendo os/as professores/as responsáveis pelos componentes curriculares, participarem via web conferência para apresentação e tira dúvidas do conteúdo ministrado. O cronograma dos encontros presenciais será divulgado a cada início de ano.
Assim, o/a discente contará com a orientação do/a tutor/a e também do/a professor/a formador/a. Esses/as profissionais serão responsáveis pela fixação do conteúdo, bem como pelo acompanhamento do rendimento do corpo discente.
3.5.1 Encontros presenciais e atividades on-line e síncronas
O primeiro encontro, no formato de Jornada de Integração entre o corpo docente e discente, ocorrerá no início do curso, durante a semana do/a ingressante. Nesse encontro acontecerá a aula inaugural, seguida de apresentação das diretrizes do curso; apresentação de professores/as e tutores/as; distribuição do Guia do/a Discente BibEAD e realização de oficina Moodle para os/as inscritos/as (8 horas);
Haverá uma webconferência por disciplina. Cada uma contará com a presença dos/as docentes responsável/is pela condução dos conteúdos. O/A professor/a terá de 10 a 20 minutos para explanação e, ao final, será aberto espaço para responder às questões dos/as discentes. As webconferências terão a duração de uma hora cada. O objetivo é relembrar conteúdos trabalhados e tirar dúvidas;
Estão previstos encontros presenciais bimestrais para a realização de prova, que contemplará todo o conteúdo estudado. O penúltimo encontro do curso ocorrerá logo após a conclusão da disciplina Metodologia de pesquisa II e terá o formato de oficina de projeto, onde os/as discentes terão a oportunidade de delimitar os projetos de pesquisa e trocar ideias com prováveis orientadores/as e outros/as colegas. O último encontro será em formato de Seminário, para apresentação e defesa do trabalho final do curso.
Além de participar dos encontros presenciais o/a discente desenvolverá atividades a distância, como estudo do material didático,trabalhos escritos, estudo de casos, pesquisas, acompanhado por um sistema de tutoria que permite o monitoramento do seu desempenho. As atividades a distância exigirão, no mínimo, quartro (4) horas diárias de dedicação, que correspondem a momentos de execução das atividades solicitadas e estudo.