2. Expectativas da formação do profissional
Para cumprir o papel que a sociedade espera, buscam-se condições formativas adequadas à atuação do/a bibliotecário/a como mediador/a da informação, por meio de: leitura e ações protagonistas nos cenários de informação; geração de serviços e produtos; gestão da informação e do conhecimento; distribuição, disseminação e transferência da informação; promoção da leitura e da cultura; gestão de plataformas, redes, sistemas, serviços de informação; preservação da memória e do patrimônio cultural e científico da humanidade.
Assim, torna-se necessário que este/a profissional acolha, como seu desafio permanente: reconhecer a diversidade social, cultural e étnico-racial; possuir uma percepção ampla da realidade; desenvolver a capacidade de análise, a criatividade, a liderança, o dinamismo; saber atuar multi e interdisciplinarmente; agir eticamente; ter uma visão crítica sobre as questões do mundo e da sociedade; trabalhar as múltiplas dimensões da informação e seu uso por diferentes públicos; cultivar a ação e o espírito investigativos; solucionar problemas informacionais; comprometer-se com a abertura e a consolidação de novos postos e mercados de trabalho; formular proposições com objetividade (clareza, precisão e concisão); por fim, realizar seu trabalho como uma instância de construção de sua identidade e reconhecimento pessoal.
O Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância tem a duração mínima prevista de 4 (quatro) anos ou oito semestres, ou duração máxima de 7 anos ou 14 semestres. O total da carga horária do Curso é de 2.895 horas, sendo 2.355 horas de disciplinas obrigatórias que incluem os Seminários Temáticos, 240 horas de Estágio Supervisionado (obrigatório), 120 horas de atividades complementares e no mínimo 180 horas referentes a 6 (seis) disciplinas optativas. A distribuição da carga horária considerou a necessidade da execução do PPN atender tanto às atividades de ensino-aprendizagem a distância, quanto às realizadas presencialmente. Após a conclusão deste Curso de Biblioteconomia, na modalidade a distância, o/a discente receberá o título de Bacharel/a em Biblioteconomia.
Para atender a legislação vigente referente à qualidade mínima dos processos pedagógicos, devem ser oferecidas e contempladas, prioritariamente, as seguintes condições de telecomunicação: AVA; correio eletrônico; fórum de debate pela Internet; videoconferência; telefone e outros dispositivos de comunicação.
A adesão ao curso de Biblioteconomia na Modalidade a distância parece um ato natural diante das ações da UFG nesse campo e tem como:
Objetivo geral
Fomentar e expandir a formação de bibliotecários/as em Goiás e garantir um padrão nacional de qualidade em sua formação.
Os objetivos específicos são:
- Assegurar excelência quanto ao domínio dos fundamentos e conhecimentos da Biblioteconomia.
- Articular os domínios dos fundamentos a outros domínios do conhecimento para o bom desenvolvimento do trabalho com a informação.
- Criar perfil nacional de bibliotecários/as com conhecimentos e competências técnico-científicas, gerenciais, sociais e políticas, capaz de desempenhar as atividades que envolvem o ciclo informacional de modo crítico e reflexivo.
- Suprir a carência de bibliotecários/as, bem como a necessidade de atender a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, e suas atualizações, que dispõem sobre a universalização das bibliotecas nas instituições, com a presença e atuação do/a bibliotecário/a em todas as bibliotecas instaladas no País.
- Proporcionar a melhoria da qualidade das atividades, serviços e produtos das bibliotecas brasileiras.
- Fortalecer o cumprimento das funções sociais do/a bibliotecário/a no Estado de Goiás.
- Capacitar o/a bibliotecário/a para gerir e mediar atividades de ação cultural, assim como desenvolver produtos e serviços de informação destinados a toda sociedade, explorando as possibilidades tecnológicas existentes na denominada Sociedade da Informação.
- Contribuir para a realização das Metas do Plano Nacional de Educação (2014- 2024). As ações do Plano deverão conduzir aos propósitos expressos nos incisos do artigo 214 da Constituição Federal, a saber: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção humanística, científica e tecnológica do País e estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação proporcional ao produto interno bruto.
- Promover a interiorização do ensino superior em Biblioteconomia no Estado de Goiás