Educação do Campo

A Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), com habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Goiás, vem colaborando com o desenvolvimento do câmpus Goiás, em especial da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), por meio da formação de professores(as) para atuarem com as disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia, na educação básica, vinculando a problematização da questão social do campo e os aspectos educacionais do município de Goiás e região. O curso é oferecido na modalidade presencial, em regime de alternância, com carga horária de 3.200 horas, e funciona predominantemente no turno noturno, com ingresso anual por meio de processo seletivo específico.

O município de Goiás está localizado na Região Noroeste do Estado de Goiás e possui uma população estimada de 25 mil habitantes distribuída em um território de 3.108 km². O alto índice de concentração de terras pautado no projeto econômico do agronegócio nesta região expõe o processo de organização e luta dos(as) trabalhadores(as) do campo que resistem ao avanço do desenvolvimento capitalista com alto índice de assentamentos que demandaram ampliação da oferta de educação para sujeitos que vivem do e no campo. Desse modo, o câmpus Goiás, que está situado na Cidade de Goiás, se constitui como um local estratégico para a implantação da LEdoC, na modalidade da Pedagogia da Alternância, visto que há uma demanda real para a formação de professores(as) para atuar com os(as) camponeses(as), bem como nas escolas do e no campo. De acordo com Cardoso (2020, p. 61), “a Pedagogia da Alternância é o princípio fundante da Educação do Campo. Essa proposta tem a finalidade de desenvolver uma formação articulada entre universos diferentes, o mundo escolar e a realidade da propriedade rural de origem do estudante”. Nesse contexto, a lógica da alternância se constitui por meio dos Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC). O Tempo Universidade corresponde às aulas estruturadas na universidade. No Tempo Comunidade, os(as) estudantes voltam para o campo ou para suas comunidades de origem, a fim “desenvolver atividades que aprenderam/discutiram no tempo universidade, por meio de um plano de trabalho e pesquisas, sob supervisão e orientação dos professores formadores” (BRITTO, 2013, p. 114). Na LEdoC,

Cada semestre do curso se constitui por dois TUs (TU01 e TU02) e um TC, e em cada semestre alternam os dois TUs com um TC. Desta forma, o semestre inicia com o TU01, segue com o TC e finaliza com o TU02. Em geral, cada TU tem duração aproximada de quarenta dias e o TC, geralmente, dura em torno de 30 dias. A LEdoC busca, com essa organização, que os conhecimentos desenvolvidos no TU01 se integrem às atividades do TC, e no TU02 ocorra uma sistematização do conhecimento desenvolvido ao longo do semestre (CARDOSO, 2020, p. 120).
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As atividades realizadas no TC devem acontecer a partir das orientações fornecidas durante o Tempo Universidade e acompanhadas in loco por docentes que ministram as disciplinas de Experiência Compartilhada e Estágio Supervisionado. Tal acompanhamento visa garantir o processo formativo durante o TC, bem como dar suporte aos(às) educandos(as) para o desenvolvimento de suas atividades de inserção na comunidade e na escola, orientando-os(as) no planejamento de ações, na identificação e na resolução de problemas. Contudo, é importante consolidar neste curso, uma política de formação de professores(as) que se identifica com as questões do campo e seus sujeitos. Assim, se faz necessário uma educação que se constitua com os ideais da práxis, dos movimentos e organizações sociais, tendo como princípios a Filosofia da Educação Freireana, que implica teoria e prática advindas das condições de vida dos(as) trabalhadores(as) do e no campo.

Referências

BRITTO, Néli Suzana. Prática Docente em Ciências da Natureza em Educação do Campo – Desafios, Diálogos, Reflexões e Ações Educativas. In: DUSO, Leandro; HOFFMANN, Marilisa Bialvo (Org.). Docência em Ciências e Biologia: propostas para um continuado reiniciar. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. P. 107-134.

CARDOSO, E. C. F. A formação de professores de Ciências na licenciatura em Educação do Campo: tecendo tramas na alternância. UFG, 2020. Tese de doutorado.