O VERDE DE MINHA ROÇA VEM DE MARTE • ISBN: 978-65-86422-43-6
imprimir

As belezas do invisível

p. 90

Mesmo aliviados com a retirada da equipe da Nova Marte da região, Bhagat, Mariano e Silvestre precisariam ainda enfrentar outra torturante questão, a de como recomeçar suas vidas após terem abandonado aquele projeto. Assim, e ainda sem nenhum plano em mente, os três ex-astronautas permaneceram, por horas, na porta da casa de Silvano, rodeados por um bando de crianças barulhentas e curiosas. Até que Bhagat, sentindo-se incomodado com aquela situação, sugeriu que retornassem à casa de D. Dita. A velha, sentada à beira do fogão, parecia já os esperar com um bule de café e algumas tapiocas:

Silvestre traduziu para os amigos a metáfora usada pela D. Dita para fim de transmitir a satisfação que sentia em acolhê-los em sua casa.

p. 91

Assim, Silvestre começou o interrogatório:

p. 92
p. 93

O fogão é barriado. Só que, im antes mêmo do barro secá, nóis passa cinza nele pra ficá bunito. E, pra não rachá cum o fogo, nóis mistura rapadura no barro. O chão da casa precisa recebê uma terra saibrosa, dessas que acha nos barranco dos rio. Aí, fáiz o barro dessa terra saibrosa e espáia ele bem espaiadinho; mais, im antes de espaiá o barro, o chão precisa tá bem cascaiado e socado; aí dá uma moiadinha, assim, móde o barro acomodá em riba desse cascaio; dispois, cobre ele com fôia de bananêra e vai pisano em riba dessas fôia cum uma tába de madêra, assim, bem planinha, inté o chão ficá lisin, firme e brioso. É assim que nois fáiz aqui.

Após Silvestre contar aos amigos, passo a passo, o processo de construção da casa, Mariano não hesitou em concluir:

p. 94 p. 95 p. 96

Enquanto refletiam sobre a comunidade do Capim, roncos de motor invadem o recinto. Bhagat, Mariano e Silvestre se empalideceram temendo se tratar do caminhão da equipe de filmagem. Imediatamente, Osório adentra a casa:

Eu inté já pedi prô seu Onésio, o dono do caminhão, levá ocêis, e ele aceitô.

Os ex-astronautas se sentiram aliviados. No entanto, a presença daquele caminhão os despertou para o fato de que, até aquele momento, ainda não haviam pensado sobre o que fariam de suas vidas após terem abandonado a missão.

p. 97

Enquanto refletiam sobre o regresso às suas cidades de origem, escutam outro ronco de motor. Mariano, Bhagat e Silvestre deixam, então, a casa de D. Dita e correm em direção ao veículo, temendo perderem a carona de Onésio.