O GIRO DE BOLON • ISBN: 978-65-86422-44-3
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Prefácio

p. 02

Foi com grande honra e muita alegria que concordei em assumir a responsabilidade de escrever este prefácio. A narrativa desenvolvida em “O Giro de Bolon: História Ambiental para grandes crianças e pequenos adultos”, me encantou do ponto de vista institucional e do ponto de vista pessoal.

Como analista educacional da Superintendência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, considero este livro como resultado da aproximação real entre Universidade e comunidade externa, sendo os alunos e alunas da Escola Municipal Caraíbas sujeitos ativos nesta aproximação, pois foram participantes das primeiras etapas do projeto de extensão da Universidade Federal Goiás denominado Reativar: Agroecologias e Interculturalidades, desenvolvido na escola e sob coordenação geral do professor Alexandre Martins de Araújo, autor dessa história ambiental e de ficção.

Como professor e pesquisador de Língua Portuguesa e suas variações dialetais em Goiás, considero este livro um instrumento importantíssimo para a reflexão linguística pretendida nas aulas de Português. É uma obra literária que pode ter papel didático no tratamento da variação linguística em sala de aula. O jeito de falar dos personagens da história mostra que a fala revela as identidades sociais e os lugares de pertencimento dos falantes.

Mundico, o personagem mais importante da história, pertence a um mundo muito familiar aos possíveis leitores do livro.

É um menino que vive em uma comunidade rural do interior do Estado de Goiás e realiza a variedade linguística da Língua Portuguesa considerada como “caipira”. Este menino vê-se envolvido em um emaranhado de situações que o insere nas dinâmicas sociais e econômicas tidas como modernas. Neste processo em que Mundico é envolvido, fica evidente para o leitor o quão autodestruidor tem sido o comportamento humano.

O livro conta uma história de ficção onde personagens de diferentes mundos interagem dando movimento ao enredo narrado. Trata-se de uma história, que apesar de ser fictícia, revela as fragilidades presentes nas formas reais como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente. É uma leitura que pode contribuir para a formação social, econômica e crítica de quem a realizar, levando o leitor a refletir sobre os modos de vida que pratica e suas relações com o meio em que vive.

Essa história como instrumento didático oportuniza o debate sobre questões muito relevantes voltadas para a relação do homem com o meio ambiente, trazendo para os currículos escolares isto que é uma pauta de interesse mundial e de um modo que envolverá alunos e alunas de maneira diferenciada, divertida e que ainda incentivará o hábito da leitura.


Frederiko Luz Silva
Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia