Short Communications
14Monitorias de Anatomia Utilizando Metodologias Ativas de Aprendizagem: Relato de Experiência
Palavras-chave: Metodologia ativa de aprendizagem, Monitoria, Anatomia.
As monitorias são caracterizadas como intervenções no ensino que agem incentivando principalmente a formação de professores, que ao decorrer do tempo o processo educacional sofreu diversas mudanças em relação ao posicionamento do professor com o aluno na sala de aula. Deste modo, o professor é o orientador e facilitador da educação, utilizando ferramentas pedagógicas ativas, procurando criar oportunidades e obter o benefício do trabalho em equipe, através da utilização de pequenos grupos de aprendizagem. Assim, o propósito do presente estudo foi relatar a experiência dos monitores de anatomia com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. As monitorias foram realizadas no Centro Universitário de Anápolis-UniEvangélica, pelo curso de fisioterapia, durante o segundo semestre de 2017, duas vezes por semana, seguindo o conteúdo semanal da disciplina. Os alunos foram divididos em dois grupos, compostos por aproximadamente oito acadêmicos, os mesmos foram orientados a elaborar perguntas, voltadas para a temática abordada durante a semana nas aulas, para que o outro grupo respondesse. Os grupos tinham trinta minutos para a elaboração das questões e resolução, após discussão entre os integrantes das equipes, as perguntas eram lançadas ao grupo adversário. Observou-se alunos mais empenhados e curiosos devido a dúvidas proporcionadas pelas perguntas do grupo oposto, maior participação nas monitorias do que nos dias em que a monitoria era ministrada de forma tradicional e além disto, a discussão em grupo possibilitou que os próprios estudantes oferecessem ajuda aos colegas com maior dificuldade na matéria estudada. Tal metodologia gera necessidade de preparo de prévio, competitividade saudável e espírito de equipe. Portanto, o método ativo de aprendizagem baseada em equipes proporciona aos acadêmicos melhores oportunidades de aprendizagem e promove uma necessidade ativa das informações através de discussões, pesquisas e orientações entre alunos e monitores.