Short Communications
13As Contribuições da Monitoria de Disciplina para a Formação Acadêmica
Palavras-chave: Anatomia Humana; Formação Acadêmica; Monitoria;
A atividade de monitoria de disciplinas é desenvolvida com o objetivo de auxiliar os acadêmicos no estudo e dificuldades provenientes do processo de ensino-aprendizagem. Em conjunto com o professor-orientador, o monitor efetua atividades de ensino que colaboram tanto com o professor quanto para o aluno. Nesse processo o aluno-monitor também se beneficia em sua formação. O objetivo deste estudo foi conhecer as contribuições da atividade de monitoria no processo de formação do discente monitor de Anatomia Humana. Foi realizada uma pesquisa descritiva e transversal com questionário de perguntas abertas e fechadas para identificar como a atividade de monitoria contribuiu para a formação dos discentes monitores. O instrumento foi aplicado com seis estudantes de educação física e fisioterapia que foram ou estão desenvolvendo monitoria de anatomia no corrente ano. As respostas foram categorizadas e analisadas quanto à frequência, média e desvio padrão. Mais da metade da amostra era do sexo masculino (66,7%) e a média de idade foi de 20,7±2,25 anos. A permanência na monitoria foi de 1,66±0,8 semestres. Metade da amostra cursa o quinto período do curso. Todos os monitores afirmaram desenvolver atividade de orientação e esclarecimento de dúvidas dos alunos, seguida de participação das aulas práticas e teóricas da disciplina (33,4%), acompanhada pelo estudo do conteúdo (16,7%). Quanto à contribuição ao processo de formação, o ponto mais destacado foi o aprendizado aprofundado e fixação de conteúdo de anatomia (66,7%), seguida da experiência com a docência (33,4%), acompanhada da especialização em uma área e acúmulo de horas de estudo (16,7% cada), tais pontos são importantes, principalmente quando se trata de cursos de licenciaturas. Conclui-se que as contribuições da atividade de monitoria oferecem ao discente monitor uma melhor fixação do conteúdo, aproximação e vivência com a área docente acompanhada da verticalização do conteúdo por meio de estudos mais sistematizados.