Short Communications
12Ensino de Anatomia: Dificuldades e Possibilidades de Trabalho
Palavras-chave: Anatomia Humana; Ensino; Metodologia; Educação Física; Formação
O ensino de Anatomia Humana é essencial para cursos da saúde, porém, é comum os alunos apresentarem resistência e dificuldades nessa disciplina, principalmente, devido à vivência com as peças de cadáveres, devido o vínculo emocional. Para contornar essa situação, outras estratégias metodológicas podem ser utilizadas. O objetivo desse trabalho foi identificar as dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de anatomia humana relatadas por alunos de educação física de uma instituição pública de ensino superior do estado de Goiás. Foi realizada uma pesquisa descritiva e transversal com um questionário com perguntas abertas e fechadas para identificar as dificuldades relacionadas ao ensino, bem como, as estratégias metodológicas que facilitaram a apreensão do conteúdo. O instrumento foi aplicado com 157 estudantes a partir do segundo período do curso, após cursar, ao menos, um semestre de anatomia humana. As respostas foram categorizadas e analisadas quanto a frequência, média e desvio padrão. Foram excluídos 24 questionários que não apresentavam todas as informações necessárias. Mais da metade da amostra era do sexo feminino (51,1%) e a média de idade foi de 22,0±4,0 anos. Muitos alunos (88,7%) relataram enfrentar dificuldades de aprendizagem nessa disciplina, mais relacionados ao conteúdo da Anatomia II (sistemas orgânicos) (64,8%) do que a Anatomia I (aparelho locomotor) (35,2%). Apesar disso, os alunos consideraram importantes as aulas práticas no laboratório utilizando cadáveres (85,1%) em detrimento de peças sintéticas (14,9%). Os recursos metodológicos que mais auxiliaram a aprendizagem do conteúdo foram a dissecação (57,6%) e o estudo dirigido com monitor (48,5%). Seminários apresentaram elevada rejeição (72,7%). Conclui-se que a disciplina Anatomia II oferece maior grau de dificuldade para os alunos. As peças naturais tem elevada importância no estudo aliado à recursos metodológicos como a dissecação e o estudo com monitores.