117

Short Communications

15Nível de Estresse em Estudantes Universitários Submetidos ao Processo Avaliativo: Revisão de Literatura

Palavras-chave: Avaliação, Estresse, Alterações comportamentais.

A população acadêmica, principalmente das áreas de ciência humanas e biológicas, tem sido usada como base para estudos voltados para o aumento do nível de estresse durante período das avaliações. Nessa fase é possível notar mudanças comportamentais, que podem gerar alterações do bem-estar físico e mental. Estes fatores podem acarretar aumento significativo do nível de estresse nos acadêmicos. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como escopo comparar estudos científicos que tiveram como base a análise do nível de estresse nos discentes submetidos a processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, utilizando como critério de inclusão: artigos científicos publicados nos últimos oito anos, com temática identificada pelo resumo, abordando o estresse em acadêmicos no período de avaliação. As bases de dados utilizadas foram o Web of Science, Scholar Google, Scielo e Pubmed nos idiomas português, inglês e espanhol. A análise foi realizada considerando as informações especificas de cada artigo. As palavras-chaves utilizadas nas buscas foram estresse, acadêmicos e avaliações. Foram analisados cinco artigos, sendo dois na língua inglesa e três em português. Durante a comparação dos artigos, foi possível perceber que há um aumento visível no nível de estresse dos estudantes na fase de processos avaliativos, pois, neste período os estudantes costumam dormir menos, há um aumento da ansiedade e mau humor, frente a tudo isso, ainda existe a necessidade de adaptação as novas responsabilidades encontradas no âmbito de formação e a pressão imposta para o êxito acadêmico. No decurso da pesquisa de revisão literária constatou-se a escassez de artigos científicos publicados, principalmente nos últimos anos, relacionados ao tema estudado, fato que motivou o desenvolvimento de uma pesquisa de campo para esclarecer dúvidas que não foram sanadas pelas revisões literárias.