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Comunicações científicas

25Reeducação Postural e Ensino-aprendizagem do Sistema Esquelético de Alunos do Ensino Fundamental

Introdução

O esqueleto humano proporciona a sustentação e a forma ao corpo, além de proteger órgãos vitais. Uma boa postura é adotada quando se utiliza a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protege as estruturas de suporte contra traumas. Desvios posturais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem acarretar desequilíbrios musculares, sobrecarga nas articulações tornando-a mais vulnerável a tensões mecânicas e traumas. Manter uma postura errada por tempo prolongado pode causar alterações posturais, enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Há relatos na literatura de que problemas de lombalgias encontradas nos adultos podem ser frutos da má postura adotada na infância, no período escolar. Consideramos que os problemas musculoesqueléticos na coluna vertebral não se restringem a saúde pública, mas é extensível a uma dimensão da educação no conhecimento anatômico do sistema esquelético e a manutenção da postura. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi verificar a importância da utilização do ensino-aprendizagem do sistema ósseo a reeducação postural dos alunos do ensino fundamental.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo observacional com alunos do ensino fundamental II, do Colégio Estadual Cora Coralina, em Goiânia. Um questionário estruturado contendo 14 perguntas sobre a postura do aluno em sala de aula e queixas de dor lombar, foi utilizado para coleta de dados. Este questionário foi aplicado aos alunos na primeira fase do estudo. Após essa etapa, uma palestra sobre o tema “Reeducação postural e sistema esquelético” foi ministrada por uma professora especializada em reeducação postural. Após a palestra houve uma avaliação da aprendizagem sobre o conteúdo, realizado após o término da palestra, com perguntas objetivas relacionadas ao tema. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética e autorizado pela direção do Colégio. Os alunos foram autorizados por seus responsáveis a participar desse estudo, e todos os alunos foram anonimizados.

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Resultados e Discussão

Foram avaliados 30 alunos com idade entre 12 e 14 anos. Os dados do primeiro questionário mostram que, ao serem indagados sobre a postura adotada quando sentado 16,67% disseram se sentar de forma reta, com as pernas cruzadas; 26,67% sentam com a coluna reta e 56,66% adotam uma postura confortável. Na pergunta se sentam corretamente, 63,33% dos alunos disseram que não; 36,67% sentem dor por ficar muito tempo na mesma postura e 80% relataram conhecer alguém com problemas de coluna. Existem evidências de que dores coluna em idades precoces têm um valor preditivo sobre a ocorrência de dor em idade adulta (HONG; BRUEGGEMANN, 2000). Ao perguntar sobre a prática de atividade física, 86,67% disseram que praticam atividade física e 43,33% relataram não saber executar exercícios físicos corretamente. Dos alunos avaliados 53,33% responderam que o professor de Educação Física orientava sobre a prática de esportes e sobre a postura correta para realizar os exercícios físicos; e 83,33% disseram que a prática de exercícios físicos reduzia as dores nas costas; 33,33% relataram sentir algum desconforto após atividade física. Na questão sobre a mochila 83,33% carregam mochila pesada e 73,33% acreditam que carregam peso desnecessário. O transporte de peso excessivo na mochila é um fator de risco na etiologia da dor musculoesquelética nesta idade (FERNANDES et al., 2008). Dos alunos 40% relatam não saber como proteger a coluna ao carregar materiais escolares, mochilas e objetos pesados; e 76,66% disseram que aprender sobre a formação do esqueleto, dos ossos e do corpo humano faz diferença na manutenção postura correta. Após a palestra expositiva e dialogada sobre o sistema esquelético e postural os alunos compreenderam que a avaliação dos hábitos e costumes posturais é importante para mensurar os desequilíbrios e adequar a melhor postura para cada indivíduo (CAILLET, 2002). Orientar e intervir nos hábitos e atividades na fase escolar é essencial para que a criança desenvolva e se preocupe com a consciência corporal, contribuindo para o conhecimento do próprio corpo, no sentido de reduzir possíveis problemas posturais (ASSUNÇÃO, 2011). O conhecimento da anatomia do esqueleto e, principalmente da coluna, e a compreensão da sua função é importante para prevenir, identificar e tratar problemas posturais.

Conclusão

Os resultados mostram a importância do estudo no ambiente escolar para a prevenção de problemas musculoesqueléticos em crianças, não só em termos de saúde, mas também na questão educacional. Programas preventivos dentro das escolas com professores e educadores físicos e uma boa ergonomia aplicada na mobília escolar é importante para a prevenção de desvios posturais e queixas de dor musculoesquelética. Também é a base para a ativação e o bom exercício da capacidade.

Referências

ASSUNÇÃO, A. R. M. Efeito do desajustamento das dimensões do mobiliário escolar em relação às características morfológicas de adolescentes com diferentes níveis de maturação na prevalência de sintomas musculoesqueléticos na coluna vertebral. Tese de Doutorado. 2011.

CAILLIET, R. Compreenda sua dor nas costas - Um guia para prevenção, tratamento e alívio. Porto Alegre. Artmed, 2002.

FERNANDES, S. M. S.; et al. Efeitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 12, n. 6, p. 447-453, 2008.

HONG, Y.; BRUEGGEMANN, G. P. Changes in gait patterns in 10-year-old boys with increasing loads when walking on a treadmill. Gait & posture, v. 11, n. 3, p. 254-259, 2000.