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Comunicações científicas

23Utilização de Metodologia Ativa como Ferramenta Auxiliar em Anatomia Humana

Introdução

A Anatomia Humana é a ciência que estuda os aspectos macroscópicos do corpo humano sendo importante para o fornecimento de conhecimentos básicos para as diversas áreas da saúde (TAVANO; OLIVEIRA, 2008). Pode ser estudada por meio de aulas teóricas e práticas utilizando-se a dissecação de peças anatômicas e cadáveres humanos, uma prática capaz de interferir no processo de humanização dos profissionais (QUEIROZ, 2005). A dissecação permite a aprendizagem em um contexto relevante, incentiva habilidades relacionadas ao trabalho clínico e promove uma prática autodirigida (TURNEY, 2007). Garante maior confiança nas observações anatômicas, permitindo um autoconhecimento do corpo e a sensibilização do profissional (KENNEDY; OLSON, 2009). Porém mudanças educacionais são necessárias, sugerindo um contexto no qual o aluno atua ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tais mudanças remetem à utilização de metodologias ativas que permitem ao discente desenvolver uma visão interdisciplinar durante sua formação. Com isso, o objetivo deste trabalho foi relatar a metodologia utilizada em curso de especialização em Anatomia como forma de aprofundar os conteúdos discutidos durante as aulas.

Material e Métodos

Inicialmente, os alunos presentes no curso realizado na Universidade Federal de Uberlândia, foram organizados em quatro grupos, numerados de um a quatro, contendo cinco alunos cada. Foi solicitada a cada grupo a elaboração de um roteiro contendo termos anatômicos relacionados à cabeça e pescoço. Após a finalização dos devidos roteiros, foi solicitado o repasse dos mesmos para o grupo seguinte, a fim de permitir a identificação dos termos nas peças anatômicas do referido laboratório. Ainda durante a localização dos termos, foi demandado a cada grupo o registro das estruturas relacionadas ao roteiro teórico por meio de fotografias, além da sinalização de tais termos nas imagens. Uma nova troca entre os grupos foi realizada, a fim de que o grupo seguinte identificasse as marcações feitas pelo grupo anterior. Na etapa seguinte, após a finalização dos roteiros contendo os termos e imagens dos demais grupos, os roteiros retornaram para os grupos de origem para correção do que foi feito.

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Resultados e Discussão

Após a correção dos roteiros ainda durante a aula, os grupos se reuniram com o intuito de discutir sobre as vantagens na aplicação de tal metodologia, bem como os benefícios proporcionados para a aquisição de novos conhecimentos relacionados à Anatomia. Da mesma forma, as dificuldades observadas durante todo o processo também foram expostas, incluindo os contratempos relacionados à captura das imagens feitas, problemas que envolveram o preenchimento dos roteiros elaborados por outros grupos, dentre outras. Durante as discussões, diferentes aspectos foram retratados, tanto positivos quanto negativos e, além disso, foram realizadas reflexões a respeito dos benefícios de tal prática, considerada como uma metodologia ativa. Estas surgiram em um contexto no qual houve a necessidade da valorização do indivíduo no processo de ensino-aprendizagem, no qual ele passa a ter atuação efetiva na construção do próprio conhecimento. Neste sentido, ainda se observa o estímulo à liberdade individual e trabalho em equipe, sugerindo uma aprendizagem considerável, não somente em um sentido de memorização de conteúdos transmitidos pelo educador, mas que permite a consolidação dos conhecimentos de maneira mais efetiva. Da mesma forma, a utilização de métodos que levam o aluno a ser constantemente motivado sugere a ampliação de caminhos, nos quais ele é incitado a desenvolver autonomia nos processos relacionados à tomada de decisões (CYRINO; TORALLES-PEREIRA, 2004). Para isso, entende-se que o tutor apresenta papel fundamental no sentido de facilitar todo o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que integra conteúdos relacionados a aspectos teóricos com a vivência prática, instigando o discente na busca por novos conhecimentos, auxiliando-o na solução de possíveis questionamentos (SEMIM; SOUZA, 2009). Por outro lado, as novas metodologias utilizadas atualmente não atuam de modo a substituir modelos tradicionais para o estudo do corpo humano, como a dissecação e estudo por meio de peças cadavéricas. Os modelos tradicionais ainda remetem à necessidade da observação e estudo direto das estruturas anatômicas, reforçando o aprendizado de modo efetivo.

Conclusão

Pode-se concluir que as metodologias ativas representam um modelo de ensino no qual o discente adquire autonomia, desenvolvendo a capacidade de pensar de forma crítica, integrando experiências vividas e a teoria, atuando ativamente na sua formação. Sendo assim, as metodologias ativas são importantes para a complementação do aprendizado e construção do conhecimento de forma efetiva.

Referências

CYRINO, E.G.; TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública; 20(3):780-788. 2004.

KENNEDY, G.J.; OLSON, T.R. “Cadaver Conference Day”: A Psychiatrist in the Gross Anatomy Course. Primary Psychiatry; 16(1):26-30. 2009.

QUEIROZ, C.A.F. O uso de cadáveres humanos como instrumento na construção de conhecimento a partir de uma visão bioética [dissertação]. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde; 2005.

SEMIM, G.M.; SOUZA, M.C.B.M. Professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem: visão do estudante de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS); 2009.

TAVANO, P.T.; OLIVEIRA, M.C. Surgimento e desenvolvimento da ciência anatômica. Anuário da Produção Acadêmica Docente; 2(3): 73-84. 2008.

TURNEY, B.W. Anatomy in a modern medical curriculum. Ann R Coll Surg Engl; 89: 104–107. 2007.