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Comunicações científicas

10Monitoria em Histologia: Metodologias Ativas e Novas Tecnologias no Processo Ensino-aprendizagem

Introdução

A Monitoria é uma oportunidade para o acadêmico desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar-se nos conhecimentos da área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados.   

No tocante às novas realidades de ensino-aprendizagem as metodologias ativas se fazem potente estratégia para motivar o discente a alcançar o conhecimento diante de problematizações e examinar, refletir, relacionar outros conhecimentos de forma a ressignificar suas descobertas (MITRE, 2008). Desse modo, as metodologias empregadas na monitoria foram formas de ensino que culminaram na busca ativa dos alunos pelo conhecimento.

Em 2011, o número de pessoas com 10 anos de idade ou mais que tinham celular para uso pessoal chegou a 115,4 milhões (IBGE, 2011). Nesse sentido, observa-se que os alunos têm fácil acesso a smartphones e estes, dotados de câmeras fotográficas, se tornam importantes instrumentos para o aprendizado da histologia.

Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade da monitoria em histologia com a inserção de novas metodologias de ensino aliadas às tecnologias modernas, bem como analisar o impacto dos encontros dos monitores com os alunos para o maior aproveitamento e rendimento destes.

Metodologia:

Para complementar o aprendizado dos alunos na disciplina de Histologia, os monitores desenvolveram algumas novas estratégias para os alunos do curso de Medicina no ano de 2016. Em primeiro momento, os monitores capturaram imagens das lâminas estudadas que foram utilizadas na elaboração de diapositivos e de simulados. Estes foram apresentados aos alunos em monitorias em horários paralelos às aulas. As monitorias foram realizadas em três etapas: simulado pré-monitoria, explicação das lâminas com diapositivos e simulado pós-monitoria.

Foi realizado estudo descritivo e analítico a fim de avaliar a adesão dos alunos às metodologias empregadas; a eficácia da monitoria na transmissão do conhecimento, bem como na sua apreensão e aplicação e o impacto do programa de monitoria no rendimento final dos alunos. Para descrição das variáveis foi considerada a média de notas no pré e pós teste, na avaliação prática e na média final bem como o valor máximo e o valor mínimo. Para análise das notas do simulado foi utilizado o teste t (Tucker) para amostras pareadas e para as demais avaliações, o teste t para amostras independentes. Os cálculos foram realizados à 95% de confiança por meio do Software SPSS.

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Resultados e discussões

No teste simulado de histologia prática compareceram por volta de 70 alunos, porém somente 15 (12,5%) permaneceram até o fim. A média de notas no pré-teste foi de 5,04 (menor nota 2 e maior nota 8,7) ao passo que a média de notas no pós teste foi 7,47 (mínimo 5,3 e máximo 10). A média da diferença estimada foi de 2,43 (IC 1,64-3,22 e p valor <0,05).  A média de notas na avaliação prática (P1) dos alunos que realizaram o simulado foi de 6,89 ao passo que a dos alunos que não realizaram foi de 6,10. Considerando as monitorias com diapositivos, 19 alunos (15,8%) compareceram a todas as monitorias e 37 alunos (30,8%) compareceram a pelo menos duas. 83 alunos (69,2%) compareceram a somente uma ou nenhuma monitoria. As médias de nota final para cada grupo foi respectivamente 7,31, 7,27 e 6,10. No entanto ao teste T, não foi possível encontrar diferença significativa entre as médias. É evidente a relação entre adesão às novas metodologias, frequência nas monitorias e melhor desempenho, tanto na avaliação prática quanto na média final da disciplina. Percebe-se isto pela melhora progressiva no rendimento conforme aumenta o número de monitorias comparecidas. No entanto não é possível estabelecer uma relação significativa entre presença nas monitorias e rendimento nas provas, provavelmente por que novas repetições com maiores amostras devem ser realizadas. Ao se realizar avaliação da qualidade da monitoria, por meio da metodologia pré-e pós teste observou-se uma melhora significativa de desempenho dos alunos, uma vez que a menor nota obtida no pré-teste quase que triplicou após a monitoria, no pós-teste, como também pela ausência de nota máxima (100% de acertos) no pré-teste entre os alunos, estando presente após a monitoria, no pós-teste. Além disso, a média de notas subiu em cerca de 3 pontos entre o pré-teste e o pós-teste. Isto evidencia que, esta metodologia é sim eficaz na transmissão de conhecimento tanto para alunos com dificuldades de aprendizagem quanto alunos de alto desempenho.

Concordando com Albrecht 2016, existe uma baixa adesão às metodologias de monitoria pelos acadêmicos, especialmente os da saúde, como grande obstáculo ao sucesso do programa. Assim, é essencial o incentivo da Universidade à ampliação e a maior participação dos alunos ao programa de monitoria. Vale ressaltar também a necessidade de estudos, à semelhança deste, para se averiguar a eficácia das monitorias no maior rendimento e aproveitamento dos alunos.

Conclusão

As novas tecnologias ocupam um papel central no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Histologia, uma vez que facilitam o acesso do aluno ao conhecimento. A monitoria acadêmica é uma importante ferramenta de inserção de novas metodologias de ensino no currículo médico, bem como de outros cursos.

Referências

ALBRECHT, Cristiane Carla; PEGORIN, Talita Cristina; SILVA, Débora Tavares Rezende. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO. Anais do SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, v. 6, n. 1, 2016

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec. 2008