Comunicação na educação a distância: um olhar para o aspecto mediador do Tutor

MODULO 2

p.11 próxima página

Didática e Docência Online

As autoras, Silva e Toschi (2013, p.1), apresentam os seguintes questionamentos: "Afinal, como desenvolver a mediação pedagógica nos AVA fazendo o uso das tecnologias disponíveis? De que forma os professores concebem a mediação pedagógica nos cursos a distância? Que importância atribuem à mediação pedagógica no tocante aos objetivos de formação do curso? As ferramentas disponíveis no AVA possibilitam amplo processo comunicacional e interação entre os participantes? São utilizadas enquanto mediadoras no processo de ensino e aprendizagem?"

Refletir sobre esses questionamentos nos possibilitam um avanço a como entendemos os processos de ensino e aprendizagem na Educação a Distância.

Toschi (2011) destaca que a docência online apresenta particularidades que vão além do simples uso de tecnologia. A docência online é mais centrada na mediação pedagógica, onde o professor atua como facilitador, promovendo o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. O educador precisa ser um gestor do ambiente virtual, organizando atividades que se alinhem com os interesses e as necessidades dos alunos.

Nesse mesmo sentido, os atuares Araújo, Malaquias e Marcon (2017) discutem que a docência online não pode ser reduzida apenas à ausência física ou à adoção de tecnologias, mas deve ser compreendida pela mediação pedagógico-didática que ocorre no ambiente virtual.

página anterior p.12

Na prática didática em ambientes virtuais, a mediação pedagógica desempenha um papel central, pois busca criar condições favoráveis à aprendizagem. Esse processo envolve tanto a interação do aluno com o conhecimento quanto a comunicação individual e coletiva. Assim, a prática exige constante adaptação, garantindo um ambiente dinâmico e interativo. Nesse contexto, o suporte contínuo se mostra essencial ao desenvolvimento dos alunos.

A docência online se caracteriza pela mediação didático-pedagógica em um ambiente digital, onde o professor assume um papel menos centralizador e mais de orientador, apoiando o aluno a se engajar com o conteúdo de forma autônoma e colaborativa.

  • De que maneira você adapta os conteúdos e as atividades para atender às necessidades de alunos com diferentes níveis de autonomia no processo de aprendizagem online?
  • Como você lida com a predominância da comunicação escrita nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)? Quais são os desafios e as oportunidades que essa forma de comunicação apresenta?
  • Quais são as principais dificuldades que você enfrenta ao mediar a aprendizagem no ambiente virtual? Como você as tem superado?